Clube de Design recebe projeto inédito de Marcelo Rosenbaum 29/04/2015


Os Clubes de Colecionadores do MAM foram criados para fomentar o colecionismo e incentivar a produção artística brasileira. A associação a cada clube é anual e dá direito a cinco obras comissionadas pelo MAM para cada edição. As obras selecionadas por curadores renomados nas áreas de gravura, fotografia e design são produzidas em tiragens de 100 exemplares e entregues aos sócios dos clubes com certificado de autenticidade. Provas de artista de cada obra são incorporadas à coleção do museu. Desde 2014, Marcelo Rosenbaum é curador do Clube de Design do MAM.

 

IMG_0696

 

Na segunda edição, 2015, Marcelo escolheu 5 designers do cenário brasileiro para criarem peças exclusivas: Alfio Lisi, Mauricio Arruda, Neute Chvaicer, Paulo Alves e Rodrigo Ambrósio. O time fez uma imersão de 27/03 a 05/04 em Várzea Queimada, no sertão do Piauí, para trocar experiências e conhecimentos. O grupo chegou sem ter ideia do que ia acontecer e do que ia encontrar.

 

IMG_5735

 

A comunidade carrega valiosas técnicas e conhecimentos específicos no manuseio de materiais que são coletados na região: palha e borracha de pneu de caminhão. Esses materiais serviram de base para o desenvolvimento das peças que surgiram no processo de descoberta dos designers com a comunidade local em uma criação coletiva.

 

IMG_2957

 

Resultado do processo são as obras do Clube de Design edição 2015. Saiba mais sobre adesão dos Clubes e faça parte!