Montagem e desmontagem 12/05/2015


Você já parou pra pensar em quanto cuidado é necessário para montar uma exposição?

Para responder essa pergunta, acompanhamos a chegada das obras de Piero Manzoni durante a montagem da exposição, em cartaz até 21 de junho.

Grande parte das exposições do MAM recebe obras de fora de sua coleção e às vezes até de fora do país. As obras de arte são objetos únicos e especiais, por isso é necessário muito cuidado ao manuseá-las.

No período de montagem, as equipes do MAM, um courier (pessoa designada para acompanhar as obras em todo o percurso) e uma empresa  especializada em manuseio de obras trabalham em todas as etapas: desde a pintura de paredes, projeto expográfico, posicionamento de legendas até a própria instalação de cada obra. A montagem é um processo minucioso e delicado – que leva em média 10 dias para ser finalizado.

Além do transporte das obras, há o cuidado com a conservação. A obra não pode sofrer nenhum dano na sua estadia no museu, tampouco em seu transporte. Para tanto, caixas especiais são confeccionadas respeitando seu tamanho e peso.

 

Caixas para transporte de obras

 

IMG_1600_

Caixa de transporte de obra de Piero Manzoni

 

IMG_1602_

Caixa de transporte de obra de Piero Manzoni

 

Após a abertura das caixas, o courier e a equipe do MAM analisam cada detalhe, como o estado de conservação da obra e do suporte (moldura, base, etc). A partir desse material é desenvolvido um laudo técnico de cada uma das obras para nos certificarmos de que da mesma forma que ela chegou, irá embora ao término da exposição.

 

IMG_1630

Observação de detalhe da moldura da obra

 

 

IMG_1595_

Detalhes sendo documentados para o laudo técnico

 

IMG_1640

Detalhe do posicionamento de obras

 

IMG_1642

Detalhe do laudo técnico

 

Agora que você já sabe um pouco dos bastidores, venha visitar a exposição que é grátis aos domingos!