Vem aí o Fora da Tela 19/07/2018


Artistas, influenciadoras e influenciadores digitais saem das telas que acompanhamos para virem à marquise do Parque Ibirapuera, em frente ao MAM São Paulo, e discutirem temas relevantes e de interesse público.

Neste primeiro encontro, teremos um debate sobre a História do Brasil que desmitificará a maneira eurocêntrica como tudo foi contado. Desde sua história oficial até a criação de mitos da colonização.

PH Côrtes compartilhará sua experiência sobre o quadro “Meus heróis” de seu canal e falará sobre uma perspectiva esperançosa do jovem negro no Brasil. E Valter Rege falará sobre o papel do audiovisual na formação social. Após o debate teremos um Pocket show com a mediadora deste debate, Preta Rara.

*O evento terá intérprete de Libras

Participantes:

PH Côrtes: Pedro Henrique Cortes ou PH Côrtes é um jovem negro que resgata a memória dos heróis afro-brasileiros no seu canal no YouTube. Atualmente tem mais de 12 mil inscritos no seu canal. Ganhou no início de maio o Prêmio Jovem em Destaque de 2016, promovido pela Assembleia Legislativa, programa Liberdade de Expressão e S.O.S Racismo. Também foi convidado para participar de uma comissão do CONANDA (Conselho nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) pelo Ministério dos Direitos Humanos).

Acesse o canal aqui

Valter Rege: É cineasta e creator, formado em Rádio e Tv pelo Centro Universitário Belas Artes. Produtor, diretor, roteirista e finalizador de filmes, possui um canal com o seu nome, que aborda temas como negritude, homossexualidade e periferia. Sua palestra “Da Favela Para as Telas” provoca o debate sobre o preterimento do negro no mercado audiovisual. O curta-metragem “Preto No Branco” escrito e dirigido por Rege foi selecionado para o Toronto Black Film Festival 2018. O diretor também lançou o documentário ” O Cinema Me Trouxe Aqui” que aborda temas como homossexualidade, negritude e periferia”.

Acesse o canal aqui

Preta-Rara: Além de rapper, Preta Rara é turbanista, professora de história, modelo Plus Size, poetisa e proprietária da marca ‘Audácia Afro Moda’. Sua trajetória é marcada por sua atuação e militância na cultura negra, especialmente no empoderamento das mulheres negras. Iniciou sua carreira em 2006 no extinto grupo de rap Tarja-Preta, e durante sete anos abriu diversos shows e ganhou prêmios. Há cerca de dois anos a cantora segue carreira solo, e a inciativa de lançar seu primeiro álbum nasceu após uma participação no show do rapper Criolo no SESC/Santos, em maio de 2013.

Acesse o canal aqui.

Domingo MAM: O Domingo MAM é uma programação de atividades culturais com oficinas, espetáculos e debates, gratuita e aberta a todos as pessoas que frequentam o Parque Ibirapuera aos domingos. O programa incentiva a compreensão do ambiente da marquise do Parque Ibirapuera como um espaço de convivência e celebração da diversidade. A apropriação do espaço público ocorre com equiparação de oportunidades. As ações culturais e educativas transcendem o espaço fisco do museu, ao mesmo tempo que se democratiza e acessibiliza os conhecimentos e experiências gerados dentro da instituição.

Fora da Tela: Desde 2013 o MAM realiza um trabalho com os jovens que frequentam a marquise do Parque Ibirapuera – Domingo MAM. No decorrer desses quatro anos as ocorrências de violência e saúde diminuíram significativamente, criando ao mesmo tempo um espaço de diálogo contínuo entre os jovens e o museu. Desta relação nasceram propostas idealizadas pelos próprios jovens que são incentivadas e apoiadas pelo MAM, como o eixo Diálogos que por meio de encontros mensais cria um espaço de troca e conversas que visa a educação através da cultura, identidade, juventude e representação.

O projeto Fora Tela busca debater com jovens questões urgentes e relevantes sobre identidade, sexualidade, comunidade LGBTQIA+, e qualidade de vida.

 

Patrocínio Ambev.