História da Arte e suas relações com a Moda com Lorenzo Merlino Início 16 de maio das 20h às 22h


Recomende esse curso


Um novo olhar sobre a Moda e um novo olhar sobre a Arte. O curso localiza e relaciona características entre a História da Moda e a História da Arte, fazendo uma análise crítica e inter-relacional entre ambas em uma exposição cronológica. Os diversos movimentos artísticos ganham explanação clara e precisa e a Moda se descortina em suas causas, razões, efeitos e consequências.

 

Programa

Aula 1 – (16/05) A moda através da história da arte. Pré-História e Antiguidade.

Aula 2 – (23/05) Antiguidade tardia e as novas perspectivas. Era Medieval: Renascimento Carolíngio, estilos românico e gótico. Cruzadas e o aporte da opulência.

Aula 3 – (30/05) Renascimento (s) e maneirismos. O Homem no centro e o início da moda – alteração de silhueta, decoração e construção. Atributos sexuais, virilidade e submissão.

Aula 4 – (06/06) O século XVII: Barroco e outros movimentos. O início da preponderância francesa. A academia e o Classicismo do grande século. O masculino exuberante.

Aula 5 – (13/06) Rococó e o Neoclassicismo. Aristocracia e burguesia, ousadia e conservadorismo. Deformação do corpo e construção da silhueta.

Aula 6 – (20/06) Século XIX. Romantismo/ Realismo. Revolução Social e Revolução Industrial. A aceleração do tempo e a aceleração da moda. Surgimento da alta costura.

Aula 7 – (27/06) Início das vanguardas: a Paris haussmanniana e o Impressionismo. Século XX com a alta costura e o prêt-à-porter.

Aula 8 – (04/07) A liberação da mulher. Chanel e a invenção do estilismo. Ready-to-wear to prêt-à-porter. Globalização, internet e fast fashion. Arte contemporânea: Koons, Murakami, Hirst, Beecroft entre outros.

 

De 16 de maio a 04 de julho de 2018

Quartas-feiras, das 20h às 22h

Duração: 08 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: 3x R$ 170,00

 

Com mais de 20 anos de experiência no mundo da moda, colaborou para fundar a Semana de Moda e integrou por seis anos o SPFW, sendo o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, quando Madonna adquiriu um vestido seu. De 2003 a 2008 foi representado em Nova Iorque, pela Opening Ceremony. Maggie Gyllenhall, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Hillary Duff, Natlie Imbruglia e Annabella Ciorra já vestiram suas criações.Licenciou seu nome para diversas marcas como Havaianas, Nike, Rainha, Le Postiche, Vizzano, Diadora, Speedo, Gendene, VR Menswear, Riachuelo e Chilli Beans. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino com O Barbeiro de Sevilha, e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil com a ópera Eugene Onegin da Temporada 2015 do Theatro Municipal de São Paulo. Professor na FAAP, colabora também no MASP, no MAM, na Escola São Paulo, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, na FASM, nas Faculdades Rio Branco e no SESC. Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestrando em História da Arte pela UNICAMP, foi nomeado em 2016 embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas: cursos@mam.org.br ou 5085-1314.

Vagas limitadas! Para se inscrever, clique no botão abaixo