Creativity MasterClass 3: Estratégias oblíquas com Charles Watson LISTA DE ESPERA


Recomende esse curso


Se é possível ensinar uma pessoa a ser criativa ou não, é difícil dizer, mas certamente é possível ensinar alguém a estar mais ciente dos obstáculos e barreiras que ela mesma cria durante o processo. E isso já é metade do caminho. Paixão e trabalho duro, embora essenciais para o processo criativo, em si são insuficientes. Mas, uma vez que a energia para agir está no lugar certo, existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para nos tornarmos mais conscientes das armadilhas conceituais e perceptivas que impedem a geração de novas ideias. Como disse Linus Pauling – duas vezes ganhador do prêmio Nobel – “O caminho para ter boas ideias é ter muitas ideias e jogar as ruins fora.”

 

METODOLOGIA

Partindo de exemplos na arte, literatura, música, ciência, engenharia e negócios, o workshop investiga técnicas variadas e atitudes cognitivas usadas na busca de novas possibilidades. Geração de alternativas, fragmentação, inversão, formação de metáforas e sistemas autoreferentes são algumas das ferramentas abordadas nos encontros. O MasterClass 03 / Estratégias Oblíquas consiste em 5 palestras escolhidas a partir de um repertório de 14 temas disponíveis neste módulo – esta escolha será efetuada de acordo com as particularidades da composição de cada grupo.

 

TEMAS

1. INTUIÇÃO: (Coisas que antes eu não sabia que sabia)
2. WOWIE BOWIE: (Bowie, Burroughs, Tzara, Breton, Lautreamond, Mozart, Hydn et al)
3. O ORÁCULO: (Em busca de informações perdidas)
4. INDIZIBILIDADE: (Palavras e coisas: pensando para falar / falando para pensar)
5. PEDÁGIO DE PENSAMENTO: (A transfiguração do lugar comum)
6. FRAGMENTAÇÃO: (Fragmentação é reorganização de categorias)
7. GERAÇÃO DE ALTERNATIVOS: (Mais é mais antes de ser menos)
8. CIRCULARIDADE, LOOPING, SISTEMAS AUTO REFERENCIAIS
9. INVERSÃO: (A lógica do insight, do humor, e do inesperado)
10. ANALOGIA / METÁFORA: (Construção da metáfora)
11. SATURAÇÃO: (Repetição como estratégia criativa)
12. ENTRE DUAS CATEGORIAS: (O espaço “entre”)
13. MUDANÇAS NO TECIDO
14. ASSOVIANDO E CHUPANDO CANA: (Multidisciplinaridade ou dispersão)

 

Dia 05 de outubro das 19h às 22h30
Dias 06 e 07 de outubro das 14h às 18h 

Carga horária: 12 horas divididas em 3 dias intensos

Público: arquitetos, designers, artistas, publicitários, relações públicas, jornalistas, professores, estudantes e demais interessados no processo criativo. Não é necessário ter cursado os módulos anteriores.

Investimento: 5 parcelas de R$ 130,00.

 

Charles Watson é educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Solving e Desempenho Otimizado. Formado em Arte e Literatura pela Bath Academy / Bath University na Inglaterra, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982. Suas numerosas conversas e entrevistas filmadas com criadores dentro e fora do Brasil deram início a uma extensa pesquisa sobre o processo criativo que hoje abrange várias disciplinas – ciência, negócios, literatura, música, filosofia e arte – focando nas similaridades encontradas na formulação de conceitos inovadores. Realiza palestras em empresas desde a década de 80, quando foi convidado a expor suas ideias para empresas como Coca-Cola, Shell, Deloitte Touche Tohmatsu e Arthur Andersen entre outras. Além dessas atividades acadêmicas e educacionais, Charles é um entusiasmado construtor de veleiros.  A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto sistemas complexos, física, música, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas: cursos@mam.org.br ou 5085-1314.

Vagas limitadas.