Creativity MasterClass: Sol na Barriga com Charles Watson Início dia 24 de novembro das 19h às 22h30


Recomende esse curso


Pesquisas das últimas décadas tem modificado expressivamente o que entendemos como criatividade e inovação, e sugerem que talento (a habilidade inata para uma atividade), se é que existe, não é um fator significante na construção de uma vida de contribuições criativas. Ao contrário do que o senso comum afirma, criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, pois não pode ser dissociada do investimento vertical em uma atividade ou linguagem específica. Pessoas são potencialmente criativas, mas para desenvolverem conhecimento tácito são necessários fatores como uma relação passional com o assunto, intensa curiosidade, persistência e a coragem necessária para identificar e enfrentar as dificuldades que sempre vão surgir ao longo de um processo. No mundo real, não é a inspiração que produz o trabalho, é o trabalho o que produz inspiração. Ter uma ideia na cabeça não é o suficiente, é preciso concretizá-la: “Poesia não é feita de ideias, é feita de palavras”, diz Mallarmé a Degas.

METODOLOGIA
Investigando fatores culturais, históricos, psicológicos e neurocientíficos, os encontros mostram como novas tecnologias de pesquisa nestas áreas estão esclarecendo os mecanismos envolvidos em processos de inovação e pensamento criativo. Amplamente ilustrado com textos, imagens e entrevistas, o workshop traça a relação entre altos níveis de motivação e desempenho criativo otimizado. O MasterClass Sol na Barriga consiste em 5 palestras escolhidas a partir de um repertório de 14 temas disponíveis neste módulo – esta escolha será efetuada de acordo com as particularidades da composição do grupo.

TEMAS
1. CRIATIVIDADE DEFINIÇÃO: convergent / divergent, tolerância a ambiguidade, sim e não
2. CRIATIVIDADE E LIMITES: o campo semântico / necessidade da restrição no sistema
3. O MENTOR: Os Ombros de Gigantes
4. PAIXÃO, MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA: O Sol na Barriga
5. TALENTO / TRABALHO INTENSO
6. A REGRA DE 10: 10anos / 10.000 horas
7. UM LEÃO POR DIA: Prática Deliberada
8. PROCESSO PURO: O melhor lugar no mundo / Síndrome do segundo produto
9. CURIOSIDADE: Mistério e Espanto
10. PERSISTÊNCIA: Penso, logo desisto
11. A PLATEIA: Um mal necessário?
12. ABDICAÇÃO DO “EU”: Flow
13. A CRACK IN EVERYTHING: a engenharia do erro / risco, erro, medo de errar
14. DINHEIRO, SUCESSO, ÉTICA CRIATIVA: Sucesso como fracasso

 

Dia 24 de novembro das 19h às 22h30
Dias 25 e 26 de novembro das 14h às 18h 

Carga horária: 12 horas divididas em 3 dias intensos

Público: publicitários, designers, artistas, estudantes, professores e demais interessados no processo criativo.

Investimento: 5 parcelas de R$ 130,00.

 

Charles Watson é educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Solving e Desempenho Otimizado. Formado em Arte e Literatura pela Bath Academy / Bath University na Inglaterra, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982. Suas numerosas conversas e entrevistas filmadas com criadores dentro e fora do Brasil deram início a uma extensa pesquisa sobre o processo criativo que hoje abrange várias disciplinas – ciência, negócios, literatura, música, filosofia e arte – focando nas similaridades encontradas na formulação de conceitos inovadores. Realiza palestras em empresas desde a década de 80, quando foi convidado a expor suas ideias para empresas como Coca-Cola, Shell, Deloitte Touche Tohmatsu e Arthur Andersen entre outras. Além dessas atividades acadêmicas e educacionais, Charles é um entusiasmado construtor de veleiros.  A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto sistemas complexos, física, música, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.

 

Informação e inscrição cursos@mam.org.br ou 5085-1314

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Formulário de inscrição