Fernando Pessoa: esoterismo e poesia com Rogério Hafez Início dia 21 de setembro, das 20h às 22h


Recomende esse curso


Este curso reapresenta a poesia de Fernando Pessoa e de seus principais heterônimos (Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos), tendo como foco as diferentes visões do mundo que eles manifestam e o diálogo crítico, explícito ou implícito, que neles se pode perceber. Da obra de Pessoa “ele mesmo”, são analisados alguns dos chamados “poemas esotéricos”, que revelam conhecimentos que o autor teve da teosofia, do espiritismo, do rosacrucianismo e de outras tradições religiosas ou filosóficas.

Da obra dos heterônimos, são analisados sobretudo alguns poemas que discutem as grandes questões espirituais formuladas por Pessoa “ele mesmo”. Assim, da aparente negação do pensar e da metafísica em Caeiro, ao ascetismo estoico de Reis, passando pelo niilismo trágico de Campos, investiga-se em que medida os heterônimos de Pessoa podem ser considerados como personagens de um mesmo questionamento e de um profundo drama existencial.

 

Programa

Introdução: A vida e a obra de Fernando Pessoa. A heteronímia, a poética do “fingimento” e da “despersonalização”.

Fernando Pessoa “ele mesmo”: “Eros e Psique”, “Passos da Cruz” e outros poemas esotéricos de Pessoa. O simbolismo de Mensagem.

Alberto Caeiro: A negação do pensar e da metafísica em O Guardador de Rebanhos. Caeiro como mestre e como aprendiz.

Ricardo Reis: O divino, o humano e a natureza do instante. Disciplina, autocontrole e imagens da ascese em Ricardo Reis.

Álvaro de Campos: “Sentir tudo de todas as maneiras”: formas da transcendência no poeta da “Ode Marítima” e de “Tabacaria”.

 

De 21 de setembro a 26 de outubro de 2017
Quintas-feiras das 20h às 22h
Duração: 05 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: 2x R$ 170,00

 

Rogério Hafez é professor de cursos livres, ensaísta, tradutor, consultor editorial e autor de obras didáticas de literatura portuguesa e brasileira. Foi professor de Grego Clássico no Instituto de Estudos da Linguagem, da UNICAMP. Formou-se em Letras pela USP (Português e Greco) e fez estudos de pós-graduação em Literatura Grega pela USP e pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris. Tem ministrado cursos de literatura na Associação Palas Athena, na Casa do Saber e no Centro de Pesquisa e Formação do SESC. Além de Fernando Pessoa, seus cursos têm abordado outros grandes autores da literatura portuguesa e brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e Luís de Camões. Suas publicações incluem os didáticos Fernando Pessoa: Mensagem e Fernando Pessoa: Álvaro de Campos, além de ensaios sobre a teoria literária e filosofia na Revista USP, diversos artigos sobre literatura na Folha de S. Paulo e traduções do grego, do inglês e do francês.

 

Informação e inscrição cursos@mam.org.br ou 5085-1314

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Imagem: www.escrita-fone.blogspot.com.br/2014/03/escrever-e-descrever-em-fernando-pessoa
Formulário de inscrição