Fora da Tela 24/03/2019 - 24/03/2019


24 mar (dom)

15h Roda de conversa “Álcool e gênero”
com Altay Lino de Souza, 
Odilon Castro e mediação de Paulo Nascimento

+ Set live dj – Jab Cut.: 14h às 15h e 16h30 às 17h30

Altay Lino de Souza é co-host do podcast NARUHODO de divulgação científica que está entre os mais ouvidos na área de Ciências Sociais e Medicina, segundo ranking do ITunes 2018, e criador do canal do Youtube. PhD em Psicologia e Graduando em Estatística atuando como pesquisador de dados e metodólogo no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, Centro de Comunicações e Ciências Cognitivas da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECAUSP) e no Núcleo de Estudos sobre Violência da USP. Colaborador da UNAH (Universidad Nacional Autonoma de Honduras), desenvolvendo a capacidade de pesquisa dos alunos de graduação em ciências médicas na América Central.

Odilon Castro é assistente social (FAPSS), especialista em serviço social na área do judiciário (PUC/SP), e doutor em saúde coletiva (UNIFESP). Atualmente é diretor do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas de Diadema (CAPS Ad). Trabalhador social e pesquisador, tem se esforçado para fazer antropologia a partir do método etnográfico. Fã de Belchior, vem se tornando um tipo de contador de histórias alucinadas da vida real – e imaginária.

Paulo Nascimento é integrante d’A Revolta da Lâmpada, coletivo que surgiu em 2014. Em todos os rolês, evocam a noção de interseccionalidade para discutir raça, classe e gênero em uma sociedade de múltiplas desigualdades. Acreditam que os corpos são o denominador comum que temos, em vista da diversidade que somos. Diversidade, aliás, que entendem ser um trunfo contra o poder que continua querendo calar. Os seus lemas são “corpo livre” e “fervo também é luta”.

Domingo MAM: O Domingo MAM é uma programação de atividades culturais com oficinas, espetáculos e debates, gratuita e aberta a todos as pessoas que frequentam o Parque Ibirapuera aos domingos. O programa incentiva a compreensão do ambiente da marquise do Parque Ibirapuera como um espaço de convivência e celebração da diversidade. A apropriação do espaço público ocorre com equiparação de oportunidades. As ações culturais e educativas transcendem o espaço fisco do museu, ao mesmo tempo que se democratiza e acessibiliza os conhecimentos e experiências gerados dentro da instituição.

Fora da Tela: Desde 2013 o MAM realiza um trabalho com os jovens que frequentam a marquise do Parque Ibirapuera – Domingo MAM. No decorrer desses quatro anos as ocorrências de violência e saúde diminuíram significativamente, criando ao mesmo tempo um espaço de diálogo contínuo entre os jovens e o museu. Desta relação nasceram propostas idealizadas pelos próprios jovens que são incentivadas e apoiadas pelo MAM, como o eixo Diálogos que por meio de encontros mensais cria um espaço de troca e conversas que visa a educação através da cultura, identidade, juventude e representação.

O projeto Fora Tela busca debater com jovens questões urgentes e relevantes sobre identidade, sexualidade, comunidade LGBTQIA+, e qualidade de vida.

 

Patrocínio Ambev

 

Atividades gratuitas e abertas a todos os públicos.

+info: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-1313


Conteúdo relacionado:

  • vem-ai-o-fora-da-tela

    Vem aí o Fora da Tela

    Artistas, influenciadoras e influenciadores digitais saem das telas que acompanhamos para virem à marquise do Parque Ibirapuera, em frente ao…
  • domingomam

    Domingo MAM

    O programa Domingo MAM convida o público a experimentar diversas linguagens artísticas na marquise do parque Ibirapuera de acordo com os…