Programa de formação Museu aberto: empreendimentos criativos

O programa de formação Museu aberto: empreendimentos criativos se organiza em módulos temáticos interdisciplinares que partem do museu e de seu ecossistema produtivo para tratar das diversas oportunidades de realização de projetos, analisar o atual mercado de trabalho cultural, bem como promover um olhar crítico sobre o campo da cultura, favorecendo a compreensão das conexões e das implicações éticas, estéticas e políticas ligadas a esta prática.

Olhando de forma estratégica para as potencialidades do museu na promoção da democratização cultural e da cidadania, bem como em processos de transformação social, o programa busca prospectar e fomentar empreendimentos criativos, oferecendo ferramentas e análises que contribuam para a formatação de projetos culturais com consistência e qualidade, engajados com propósitos e causas e bem estruturados nos planos gerencial e operativo.

Gratuito, sem pré-requisitos acadêmicos e aberto a um perfil diverso de participantes, visa contribuir com a equiparação de oportunidades no percurso educacional e profissional de pessoas interessadas em trabalhar com artes e cultura.

O programa é voltado a jovens e profissionais em fase de escolha ou início de carreira, bem como àqueles que estão envolvidos em iniciativas socioculturais e educacionais comunitárias, coletivos ou organizações de pequeno porte. Oferece uma primeira aproximação ao cenário e às perspectivas para formação específica nas áreas de curadoria, educação, comunicação, gestão e produção cultural.

Número de vagas: 30 vagas.

Valor: Gratuito.

Duração: De 03 de março a 01 de dezembro de 2018.

Carga horária: 88 horas.

Dias e Horários: Sábados, 9h30 às 13h30 (três encontros ao mês). Total de 22 encontros.

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Ateliê e auditório

 

Módulos do programa

Primeiro semestre

  1. Cultura e seu valor social
  2. Educação em contextos não formais
  3. Projetos educativos acessíveis e seu potencial crítico
  4. Comunicação cultural

Segundo semestre

  1. Perspectivas de curadoria em diálogo
  2. Laboratório de empreendimentos criativos
  3. Administração e finanças aplicadas à cultura
  4. Estratégias de viabilização e captação de recursos

 

Formato

  • Encontros de reflexão e compartilhamento de metodologias com agentes da cultura, especialistas, pesquisadores, consultores e produtores, voltados a apresentar e discutir referenciais teóricos e aplicados.
  • Dinâmicas de oficina para elaboração de propostas e apropriação das ferramentas de formatação de projetos culturais.
  • Visitas a projetos e espaços culturais.

 

Processo e critérios de seleção

  • Pré-inscrições online de 02/02 a 18/02/2018

Preenchimento do formulário de inscrição digital (localizado no final da página) com dados pessoais, experiência, interesses e expectativas em relação ao programa.

  • Análise dos perfis preferencialmente em consideração os seguintes critérios:
  1. Ter preferencialmente entre 18 e 25 anos.
  2. Estar preferencialmente envolvido em iniciativa/projeto/grupo/instituição cultural de pequeno porte.
  3. O diferencial que o programa fará na sua formação – que deve ser argumentado na justificativa de interesse e expectativas de aproveitamento do programa.
  4. A singularidade do empreendimento criativo existente ou em proposição: criatividade, inovação, potencial de impacto positivo e transformação.
  5. A diversidade de grupos: limite de uma pessoa por grupo/iniciativa/instituição, de modo a contemplar maior diversidade de perfis e questões.

 

Divulgação dos selecionados: 27/02/2018

Os resultados serão informados por e-mail a cada inscrito. São 30 vagas no total.  Será também divulgada uma lista de espera de até 15 pessoas.

Confirmação de interesse e efetivação da vaga até 01/03/2018. É necessário o envio de e-mail para museuaberto@mam.org.br confirmando a participação até essa data.

Início do programa: 03/03/2018

Baixe o programa e regulamento. Programa e regulamento atualizado dia 09/02/2018.

 

Para dúvidas e mais informações: museuaberto@mam.org.br

Patrocínio: Cielo