V Semana Cultural Sinais na Arte – 22 a 26 set 22/09/2015


V Semana Cultural Sinais na Arte promove as culturas surdas por meio de diversas ações na língua brasileira de sinais (LIBRAS), realizadas em parceria com outras instituições culturais. Confira a programação gratuita de 22 a 26 de setembro.

 

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Museu de Arte Moderna de São Paulo apresentam

Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM

22/09 (ter)
  • 10h – Visita mediada em LIBRAS no Jardim de Esculturas + experiência poética, com o educador surdo Leonardo Castilho.
  • 14h30 – Narração de história em português e LIBRAS, com as educadoras Mirela Estelles e Amarílis Reto
23/09 (qua)
  • 15h – Encontro com a escritora e ilustradora Rita Carelli, idealizadora do projeto Um dia na aldeia.
24/09 (qui)
  • 14h – Slam do Corpo – batalha de poesias em português e LIBRAS.
  • Das 14h às 17h30 – Exposição Humana Mente.

 

Outras instituições culturais participantes

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

26 (sáb)
  • 14h – Contação de história em LIBRAS: Ninfa Eco e Caçador Narciso
  • 15h30 – Palestra Cultura Surda: Língua de Sinais, Arte e Educação, com a educadora surda Sabrina Denise Ribeiro

 

Memorial da Resistência

27/09 (dom)
  • 11h – Visita para o público surdo, com a presença de um intérprete de LIBRAS. Inauguração da janela de LIBRAS com relatos de ex-presos políticos.
  • 13h30  – Visita para o público surdo, com a presença de um intérprete de LIBRAS. Inauguração da janela de LIBRAS com relatos de ex-presos políticos.

 

Museu Lasar Segall

  • Confira horário com a instituição.
  • Vídeo em LIBRAS sobre o museu e as obras do acervo expostas.

 

Centro Cultural Banco do Basil

Confira horário com a instituição.

  • Visitas mediadas em LIBRAS na exposição Kandisky: tudo começa num ponto.

Itaú Cultural

22/09 (ter)
  • 20h – Espetáculo teatral performático BadeRna
24/09 (qui)
  • Das 8h30 às 13h – Cultura Acessível: curadoria, comunicação e formação de público, palestra com Viviane Panelli Sarraf
27/09 (dom)
  • Das 14h às 17h – Contação de histórias em português e em LIBRAS, com o Grupo Mão de Fada

 

SESC Vila Mariana

Slam do Corpo

Uma batalha de poesias, um jogo, uma celebração. Atualmente existe em diversas comunidades, no mundo todo. É um espaço da diversidade, um fórum, uma ágora.

Esse projeto é o primeiro slam de surdos e ouvintes do Brasil. Duplas de poetas (um surdo e um ouvinte) se apresentam ao mesmo tempo em português e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), criando um encontro potente e inesperado entre as línguas.

O projeto reúne a experiência de três coletivos que têm aprofundado pensamentos e práticas sobre performance, depoimento e cidade: Corposinalizante, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (criador do ZAP! Zona Autônoma da Palavra, 1º Slam de São Paulo) e Sarau do Burro, coordenado pelo artista e poeta Daniel Minchoni.

O projeto prevê cinco oficinas formativas, gratuitas e abertas a jovens e adultos surdos e ouvintes interessados em LIBRAS, e um Slam do Corpo no final.

Oficinas: De 16/09 a 14/10, quarta, das 18h30 às 21h30

Apresentação: 18/10, domingo, das 16h30 às 18h

 

Sesc Santana

Zabobrim – O Rei Vagabundo

Com Barracão Teatro. Espetáculo circense. Zabobrim, o palhaço vagabundo, remexendo no lixo, encontra uma lâmpada mágica e o gênio lhe concede três pedidos. Palhaço que é, depois de perder os dois primeiros, pede para se tornar Rei. Seu desejo é realizado e Zabobrim retorna ao passado, quando o fim da monarquia se anuncia e os reis estão perdendo suas cabeças.

Em Zabobrim, o rei vagabundo, o Barracão Teatro retomou os princípios do Circo Teatro e da Commedia dell’Arte para criar um espetáculo onde um palhaço, figura central na linguagem circense, se relaciona com os tipos representados pelas máscaras da Commedia. Em sua trajetória, o Barracão Teatro sempre criou espetáculos com esses gêneros de forma isolada, ora palhaço, ora commedia dell’arte, mas ao reconhecer no circo teatro o elo entre os mesmos, nada mais artisticamente instigante que juntá-los numa só obra. Duração: 90 minutos.

Com Audiodescrição.

Dia 26/09, sábado, às 21h.

 

Contos Sonoros da África

Esta apresentação Cristiano Gouveia conta histórias antigas provenientes de diversas culturas do continente africano. A música, aqui, figura como elemento central das narrações e ilustra personagens, situações e paisagens.

Tradução em libras.

Dia 26/09, sábado, às 16h.

 

O Sonho de Jerônimo

Espetáculo teatral. Jeronimo Jerimum tem um sonho recorrente e, por mais absurdo e impossível que possa parecer, vai tentar realizá-lo. Assim ele se envolve numa jornada rumo a um lugar distante, até descobrir que  aquilo o que busca está muito mais próximo do que ele poderia supor. Direção Eric Nowinski. Com A Fabulosa Companhia. Duração: 50 min.

Tradução em Libras

Dia 27/09, domingo, às 14h.

 

Sesc Pinheiros

Mãos de Vento e Olhos de dentro

Série de histórias para ver e ouvir, contadas em português e na Língua Brasileira de Sinais, simultaneamente. Com Mirela Estelles, educadora e contadora de histórias e Amarilis Reto, pedagoga pós-graduada em Linguagens da Arte, professora de surdos, intérprete e contadora de histórias. Inscrições no dia e local; vagas limitadas.

Dia 26/09, sábado, às 13h.

 

Sesc Belenzinho

Histórias na Palma da Mão

Composto por três integrantes, sendo uma delas intérprete de Libras, o Êba possui ampla pesquisa em cultura popular, na infância e a cultura surda. Esses eixos farão parte das atividades desenvolvidas no espaço, tendo o livro como protagonista. Além das leituras mediadas, o grupo estimulará a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livro, corpo e voz.

De 05/09 a 29/11, ter, qua, qui, sex, sáb, dom, das 14h às 16h.

 

Lei de Incentivo á Cultura. Patrocínio Eaton – Powering Business Worldwide. Apoio ProacSP – Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. Realização MAM, Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Museu Lasar Segall IBRAM – MINC, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Memorial da Resistência de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil Pátria Educadora.
Lei de Incentivo á Cultura. Patrocínio Eaton – Powering Business Worldwide. Apoio ProacSP – Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. Realização MAM, Centro Cultural Banco do Brasil, Itaú Cultural, Museu Lasar Segall IBRAM – MINC, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Memorial da Resistência de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil Pátria Educadora.