14ª Semana Nacional dos Museus 13/05/2016


Confira a programação da 14ª Semana Nacional dos Museus no MAM:

437

 

17/05 (ter)

14h-16h Encontro entre educadores no Café Educativo: Diálogos possíveis dentro e fora de espaços expositivos, com Priscila Leonel
O encontro tem a intenção de compartilhar um pouco das pesquisas sobre a relação dos educativos de museus com os públicos, a partir da experiência da educadora e pesquisadora Priscila Leonel com o projeto 40 museus em 40 semanas, no qual ela conheceu quarenta museus da cidade de São Paulo, em visitas mediadas pelos educativos das instituições.

18/05 (qua)
14h-16h Conversa com Alexis Milonopoulos e Casa Rodante: Políticas públicas e práticas culturais na cracolândia
Na discussão da relação dos espaços culturais com o seu entorno na cidade de São Paulo, o mestre em sociologia Alexis Milonopoulos e o projeto Coletivo Casa Rodante conversam sobre questões acerca do uso de drogas lícitas e ilícitas e a relação do público usuário com as políticas públicas e as práticas culturais em territórios por ele ocupados.

19/05 (qui)
10h30 Visita mediada em libras à exposição Educação como matéria-prima 
14h-16h Encontro com educadores no Café Educativo: leitura Coletiva do texto O educador é político e artista, com mediação de Lilian L’Abbate Kelian
Nesse encontro no Café Educativo, da leitura coletiva do texto de autoria de Luis Camnitzer, instituições e educadores autônomos discutem junto ao MAM Educativo, sob mediação da educadora e historiadora Lilian L’Abbate Kelian, a função dos educativos e suas responsabilidades.

20/05 (sex)
14h30 Visita mediada em libras à exposição Natureza franciscana

21/05 (sáb)
15h Oficina de dança com a Cia. Dança sem Fronteiras (Projeto Novas Fronteiras do Olhar, contemplado pelo 19º Fomento à Dança, com apoio da Universidade Anhembi Morumbi, do Centro Cultural São Paulo e da Cooperativa de Dança)

22/05 (dom)
11h Oficina Rolo de macarrão gravura com MAM Educativo
14h Apresentação musical com Banda Alana

 

Alexis Milonopoulos é cartógrafo político, etnógrafo e genealogista, mestre e graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como curador político e professor de cursos livres, além de coordenar a linha Tanatopolíticas, necropolíticas e populações indígenas, no grupo de pesquisa Violências da Democracia e Genocídio Juvenil (PUC-SP).

Banda Alana é um projeto musical que nasceu a partir da iniciativa do Núcleo de Recreação e Cultura do Instituto Alana, que implementou no Jardim Pantanal oficinas de música para seus alunos, com aulas de canto coral, percussão, teoria e musicalização infantil. Essas oficinas foram, aos poucos, se desenvolvendo até formar o que é hoje a Banda Alana. Com orientação de Silvanny Rodriguez e Adriana Biancolini, os jovens desenvolveram suas habilidades artísticas e fortaleceram seu senso de cidadania com aulas de percussão, metais, violão, contrabaixo, teclado e canto.

Cia. Dança sem Fronteiras, criada pela bailarina, coreógrafa e educadora Fernanda Amaral, reúne diferentes linguagens artísticas, entendendo cada sujeito em suas dimensões cognitivas e motoras, numa abordagem que focaliza a cultura corporal do movimento e dialoga com as várias formas de expressões artísticas.

Lilian L’Abbate Kelian é historiadora formada pela Universidade de São Paulo (USP). Militante da rede internacional de educação democrática, atua há 16 anos na educação de crianças e jovens, na formação de educadores, gestão e avaliação de projetos educacionais. Atualmente seu foco está na gestão compartilhada de conhecimentos e respectiva sistematização como estratégias para a solução de conflitos institucionais. Em 2014, participou de dois projetos para 31 ª Bienal de São Paulo com Graziela Kunsch, um curso para educadores e a Revista Urbânia que enfoca experiências educativas contrahegemônicas.

Projeto Coletivo Casa Rodante é um dispositivo de intervenção Urbana & Ação Cultural. Atualmente, ocupa as ruas do bairro da luz/território cracolândia junto a moradores do bairro, trabalhadores de saúde e usuários de crack e álcool, através das Artes Urbanas, visibilidade em Direitos Humanos e ações de Redução de Danos.

Priscila Leonel é aluna e bolsista (Capes) do Mestrado em Arte Educação, da UNESP. Graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo, onde atuou como pesquisadora acerca dos temas Marketing em Museus e Públicos de Museus. Foi aluna especial do curso de Pós-Graduação em Museologia da Universidade de São Paulo, cursou Museologia na Escola Técnica Estadual Parque da Juventude e Artes Visuais na UNESP, onde realizou pesquisas, com bolsa, focando na relação do público com os educativos de museus. Atualmente é professora de Comunicação Museológica e Ação Cultural na Escola Técnica Estadual Parque da Juventude e é integrante do GPIHMAE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imagem História e Memória, mediação, Arte e Educação, da UNESP.

 

Atividades gratuitas. Abertas a todos os públicos. Acessível em Libras.
Vagas limitadas. Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.
+info: educativo@mam.org.br e +55 11 5085-1313

 

440