No mês de setembro, comemora-se a Independência do Brasil e a chegada da primavera. Para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva, no entanto, o mês tem outro significado. Batizado de Setembro Azul, o nome faz parte de uma campanha por uma série de direitos, entre eles a difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a conquista da escola bilíngue para surdos.
As atividades do Fim de Semana em Família, especialmente pensada para as crianças e suas famílias, também contam com interpretação em Libras. Neste mês, em comemoração do Setembro Azul, a programação do fim de semana dos dias 16 e 17 é especial. Quem comanda a brincadeira é o Grupo Mãos de Fada, que, em suas atividades, utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar, enquanto a tradução é feita para o português, e não o inverso, como de costume. A companhia promove duas programações: o Sinalizando Brincadeiras – Brincadeiras da Infância Vivenciadas por Meio de Comandos em Libras e a contação da história O Príncipe Rouxinol.
Sinalizando Brincadeiras – Brincadeiras da Infância Vivenciadas por Meio de Comandos em Libras [com interpretação em Libras]
16_09 e 17_09 (sábado e domingo), às 14h
Sala Multiúso (piso 2) – 20 lugares
Contação de história – “O Príncipe Rouxinol” [com interpretação em Libras e audiodescrição]
16_09 e 17_09 (sábado e domingo), às 16h
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares
Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
16_09 e 17_09, 11h30 às 16h30 – piso térreo
Memorial da Resistência de São Paulo