com Zé De Boni

Datas: 06, 13, 17, 20 e 27 de agosto
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final

Importante: a visita presencial à exposição “George Love: além do tempo” não será gravada. Este encontro acontecerá no dia 17 de agosto, sábado, das 10h30 às 12h30.

Baseado em experiência prática e pessoal, este curso explora os desafios e soluções na conservação de fotografias. Com ênfase nos arquivos de colecionadores e autores, serão abordados diversos processos fotoquímicos e digitais.

Nos cinco encontros serão discutidos diversos exemplos, com destaque para o acervo de George Love, cuja retrospectiva está em exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na terceira aula, será realizada uma visita guiada à exposição “George Love: além do tempo”, com o professor e curador da mostra, Zé de Boni.

Programação

Aula 01 – Por que conservar? Princípios e motivos

Aula 02 – O que conservar? Processos e materiais

Aula 03 – Visita à exposição “George Love: além do tempo”

Aula 04 – Como conservar? Equipamento e condições

Aula 05 – O acervo de George Love: um caso exemplar

Zé De Boni

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Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).

com Guilherme Tosetto

Datas: 7, 14, 21, 28 de junho e 5 de julho
Sextas-feiras
Horário: das 18h às 20h
Duração: 05 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

O conjunto de fotografias do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) compreende um período relevante da história recente da fotografia brasileira. De autores da fotografia modernista dos anos 1940 até a produção contemporânea, o MAM incorporou, por meio de diferentes meios, distintas linguagens, suportes e artistas, imagens que são testemunhas dos principais momentos da fotografia brasileira. O objetivo do curso é apresentar algumas características destas obras, e reconhecer a potencialidade do acervo do MAM a partir de recortes temáticos e históricos.

Com o apoio de catálogos de exposições, textos e livros, as aulas apresentam uma linha do tempo com os principais acontecimentos, autores e obras responsáveis pelo desenvolvimento da fotografia inserida no contexto da arte brasileira. Além do conhecimento histórico, os alunos poderão reconhecer no acervo a diversidade de visualidades das obras ali presentes. O público-alvo são pesquisadores e interessados em arte e fotografia contemporânea.

Programação

Aula 01 – As primeiras exposições de fotografia e o início da coleção

Aula 02 – As vanguardas históricas e as relações com o fotoclubismo

Aula 03 – A diversidade de linguagens fotográficas nas décadas de 80 e 90

Aula 04 – Os caminhos e resultados alcançados pelo Clube de colecionadores de fotografia

Aula 05 – O documental e o poético na fotografia contemporânea

Guilherme Tosetto

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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).


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Parada militar de 7 de Setembro (1976), de Orlando Brito

com Juliana Monteiro

Datas: 15, 22, 29 de abril e 06 de maio de 2024
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

A partir de livros de fotografia e de textos literários, os participantes são convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.

Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e algumas possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens.

De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos retratam a si mesmos?

De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões, juntos, a partir de autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks, Masahisa Fukase, entre outros.

Os temas e as referências, além de serem a base do conteúdo apresentado, servem como ponto de partida para práticas fotográficas que serão propostas e discutidas durante os encontros.

Programação

Encontro 1 – o olhar

Encontro 2 – olhar para si

Encontro 3 – olhar para o outro

Encontro 4 – olhar para o seu lugar no mundo

Juliana Monteiro
(Rio de Janeiro, 1981 – vive e trabalha em São Paulo, SP)

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Dúvidas:
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WhatsApp: 11 99774 3987

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.


créditos
Foto: Juliana Monteiro

com Ivan Padovani e Marcelo Amorim

Datas: 16, 23, 30 de março, 06 e 13 de abril
Sábados
Horário: das 10h às 13h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00

Curso presencial
Curso contempla certificado no final

Nesta oficina prática, exploram-se propostas que abordam as interseções entre fotografia, performance e arquitetura. Dividida em 5 encontros, a programação é permeada pelo compartilhamento de referências e textos, com o objetivo central de orientar a produção de um novo trabalho por cada participante. A oficina se destina a qualquer pessoa envolvida nas áreas de artes visuais e artes do corpo.

Programação

Aula 1 – Registro de performances históricas

Aula 2 – Atualização e reperformance: crítica das reencenações de performances históricas em museus

Exercício: criar uma performance histórica fictícia.

Aula 3 – O potencial de uma fotoperformance

Exercício: planejamento de uma fotoperformance pessoal por meio de storyboards e apresentação das propostas e discussão em grupo.

Aula 4 – Criação de uma fotoperformance pessoal

Convidada: Celina Portella

Aula 5 – Apresentação dos resultados de fotoperformance pessoal

Ivan Padovani
(São Paulo, 1978)

É formado em Administração pela FAAP e Pós-Graduado em Fotografia pela mesma instituição. Paralelo à sua atuação como artista visual, Ivan também é professor na Escola Panamericana de Arte. Entre os anos de 2017 e 2020 esteve à frente da gestão do VÃO, espaço independente de arte. Foi co-fundador e coordenador do F+, núcleo de formação em artes visuais da Fauna Galeria. Atualmente é gestor do Canteiro, Campo de Produção em Arte Contemporânea. Seu trabalho integrou exposições como Time Space Existence, que fez parte da programação da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca de São Paulo, Experimentando Le Corbusier no Museu da Casa Brasileira, Bienal de Arquitetura de São Paulo 2017 na Biblioteca Mario de Andrade, Tarefas Infinitas no SESC CPF, Territórios Imaginários na Casa América no Festival PhotoEspaña em Madrid, Realidades da Imagem, História da Representação no Museu do Estado do Pará e Library of Love no Museu de Arte Contemporânea de Cincinnati em Ohio/EUA. Como professor, Ivan Padovani realiza ações formativas em artes visuais por meio de grupos de estudos, cursos e workshops em instituições culturais e de ensino como Instituto Moreira Salles, SESC, Valongo – Festival Internacional de Imagem, Festival Imaginária e Estúdio Madalena. Ivan Padovani recorre principalmente ao uso de fotografias, esculturas, vídeos e instalações para criar metáforas sobre a condição do indivíduo em meio ao ambiente contemporâneo, seja em seus aspectos físicos e arquitetônicos, seja em relação às dimensões mais íntimas e psicológicas. A construção do olhar, os processos mentais de apreensão, os mecanismos de defesa, a intersubjetividade e as relações espaciais e temporais ativadas pelo contexto em que vivemos são questões recorrentes em sua produção.

Marcelo Amorim
(Goiânia, 1977)

É artista e curador independente radicado em São Paulo. Entre 2009 e 2016 dirigiu o Ateliê397 e, desde 2013, é diretor do Fonte, onde cria e organiza residências artísticas, exposições, debates e cursos relacionados à arte contemporânea. Paralelamente, também atua como orientador do grupo Hermes Artes Visuais. Amorim realizou exposições individuais no MARP, Ribeirão Preto (2019), Sem Título, Fortaleza (2018), Zipper Galeria, São Paulo (2016), Paço das Artes, São Paulo (2014); Galeria Jaqueline Martins, São Paulo (2012), Galeria Oscar Cruz, São Paulo (2010) e Centro Cultural São Paulo, São Paulo (2008). Seu trabalho foi apresentado em exposições coletivas, entre elas destacam-se: Sentido comum– Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio de Janeiro (2022), Dizer não – Ateliê397, São Paulo (2021), Against, Again: Art Under Attack in Brazil – Anya and Andrew Shiva Gallery, Johnfoy College, Nova York (2020); Memória seletiva – Galeria Aymoré, Rio de Janeiro (2019), Ação e reação – Arte contemporáneo brasileño – Casa do Brasil, Madri, Espanha (2018); São Paulo não é uma cidade: invenções do centro – Sesc 24 de Maio, São Paulo (2018). Destacam-se na sua prática curatorial: Mar Rio Fonte (Galeria Karla Osorio, 2023), Pieces of landscape (Profoundation, 2018), Entrever Paisagens, (Galeria da FAV, 2018), Vá em Frente Volte pra Casa – Júnior Pimenta (Sem título, 2018), Contraprova (Paço das Artes, 2015), Lusco Fusco – Karlla Girotto (Ateliê397, 2015), Pintar a China Agora – Brody & Paetau (Ateliê397, 2015), É Fluido mas é Legível (Oficina Oswald de Andrade, 2014).

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Performance de Isabella Breves. | Registro: Ivan Padovani

Datas: 17, 24, 31 de janeiro e 07 de fevereiro
Quartas-feiras
Horário: das 18h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Curso presencial
Contempla certificado no final

Oficina que explora abordagens analógicas criativas para o desenvolvimento de projetos fotográficos e artísticos por meio da intervenção com aquarela em imagens fotográficas impressas. Iniciando com uma análise da obra da artista cearense Telma Saraiva, especialista em fotopintura, propomos uma imersão intensiva na pesquisa e descoberta da imagem como catalisador criativo da autopercepção. Um dos pontos destacados na obra de Telma são seus autorretratos, nos quais a artista emprega a tinta para conceber novos universos inspirados principalmente em personagens dos grandes clássicos do cinema hollywoodiano.

Cada participante terá a oportunidade de desenvolver um projeto a partir de autorretratos criados durante as aulas. Diferenciando-se de Telma, que utilizava tinta a óleo, nesta oficina, a ênfase recai sobre a aquarela como técnica principal.

A proposta é acessível a fotógrafos, artistas e entusiastas interessados na construção estética e narrativa das imagens. Não é necessário possuir experiência prévia em nenhuma das técnicas ou ter realizado trabalhos anteriores no âmbito da imagem. O único pré-requisito é a disposição para experimentar e a crença de que todo o processo é uma jornada, sem conceitos de certo ou errado.

Programação

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Carine Wallauer

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Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.


créditos
Fonte: Carine Wallauer

Datas: 18 de janeiro, 01, 08, 15, 22 e 29 de fevereiro
Quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 6 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00

Curso presencial
Contempla certificado no final

Este laboratório constitui uma introdução à elaboração do discurso visual e gráfico, utilizando o caderno de fotografias como ponto de partida para registrar o processo, que se desdobrará ao longo de seis encontros, cada um com a duração de duas horas.

De maneira lúdica, os participantes terão a oportunidade de aprimorar o aproveitamento de suas fotografias, considerando aspectos fundamentais da linguagem visual, como enquadramento, relação com a luz, composição, e a compreensão das capacidades e potencialidades do equipamento disponível.

Além disso, serão incentivados a explorar a poética da fotografia por meio de estudos de caso, provocando reflexões sobre a construção de ensaios fotográficos e sua concretização por meio de técnicas de edição, impressão e montagem dos cadernos.

Público: interessados em fotografia e com domínio mínimo sobre seu dispositivo fotográfico.

Programação

Aula 1
Apresentação do curso e metodologia. Dinâmica de apresentação dos participantes. Leitura de imagens e provocação para a semana.

Aula 2
Interpretação da luz + linguagem. Leitura de imagens e provocação para a semana.

Aula 3
Estudos de caso (referências fotográficas) + linguagem. Leitura de imagens e provocação para a semana.

Aula 4
Poéticas possíveis + referencial gráfico/editorial (papéis, acabamentos, etc.). Leitura de imagens e provocação para a semana.

Aula 5
Princípios de edição + referencial gráfico/editorial (papéis, acabamentos, etc.). Leitura de imagens e atividade prática em sala.

Aula 6
Fechamento dos cadernos fotográficos.

Marcello Vitorino

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Apartamentos (1952), de German Lorca. | Coleção MAM São Paulo

Curso online
Datas: 09, 16, 23 e 30 de outubro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Ao vivo, via plataforma de videoconferência
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Neste curso, diálogos entre a fotografia e a literatura servirão como base para construir caminhos de compreensão sobre a experiência leitora e o texto visual.

O que acontece quando acolhemos, em um mesmo livro, fotografia e literatura? As narrativas fotográficas e as literárias apresentam elementos em comum? De que forma essas linguagens são articuladas para provocar, no leitor, uma experiência costurada entre foto e palavra? Fotografia pode ser poesia?

Esses questionamentos conduzirão os quatro encontros em que obras de Orides Fontela, Natália Ginzburg, Adolfo Navas, Luciana di Leone, James Wood, Marvel Harris, Annie Ernaux, Maureen Bisilliat, Byung-Hun Min e Graciela Iturbide serão ponto de partida.

Programação

Aula 1 Olhar entre

Aula 2 Olhar para

Aula 3 – Olhar com

Aula 4 – Olhar para

Juliana Monteiro
(Rio de Janeiro, 1981 – vive e trabalha em São Paulo, SP)

Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.

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Foto: Juliana Monteiro

Curso online
Datas: 09, 16, 23, 30 de agosto, 06, 13, 20, 27 de setembro, 04, 11, 18, 25 de outubro, 01, 08, 22 e 29 de novembro

Duração: 16 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 1.280,00

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Neste curso, são apresentados os trabalhos de fotógrafos renomados para contribuir com o entendimento e desenvolvimento da autoria na fotografia, inserindo o trabalho dos autores nas condições socioculturais que os influenciaram.

Em um segundo momento de cada aula, são discutidos os materiais apresentados pelos alunos, buscando, por meio das reflexões do grupo, quais questões pertinentes são expostas no material apresentado e quais caminhos são sugeridos ao autor.

O curso de fotografia autoral é voltado para fotógrafos que desejam aprimorar e aprofundar sua criatividade, explorando as narrativas visuais presentes nas imagens e desenvolvendo formas de expressão artística.

Marcelo Greco
(1966)

Nascido em 1966, Marcelo Greco trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival Paraty em Foco em 2008. Em 2009, criou a Schoeler Editions.

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Foto: Marcelo Greco

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Terças-feiras
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O livro é uma das plataformas mais representativas para a fruição da fotografia desde o seu surgimento, no século XIX. Hoje, a pesquisa na criação e viabilização deste formato tem sido intensa, pois o livro de fotografia permite a combinação de diferentes imagens e/ou textos em um mesmo espaço, razão pela qual suas estruturas narrativas muitas vezes se aproximam da linguagem literária.

Neste curso serão discutidos os processos que envolvem a criação de um livro de fotografia, apresentando as questões pertinentes a serem consideradas desde a concepção até a produção de um livro de fotografia. Em todas as aulas serão apresentados modelos de livros que apresentam características positivas, além de aspectos que podem atrapalhar a fruição do conteúdo. Entre os livros apresentados, está a publicação mais recente de Marcelo Greco, o livro “Fogueira Doce” (Editora Vento Leste).

Entendendo que o projeto gráfico de um livro de fotografia ajuda a materializar imagens e as torna mais palpáveis para o leitor, as aulas também abordarão como o design pode contribuir para a interpretação das histórias contadas pelas fotografias, assim como para a criação de uma experiência mais imersiva para quem folheia o livro.

Programação

Aula 1: como o livro determina aspectos da criação e como ele se diferencia de uma exposição de obras em espaços tridimensionais
Aula 2: o corpo físico do livro, suas partes e como elas influenciam a leitura e formas comuns de inserção de conteúdo em um livro
Aula 3: o ciclo produtivo do livro – conceitualização, design, pré-produção e produção
Aula 4: a importância da matéria física papel e sua influência no processo produtivo
Aula 5: os sistemas de impressão, suas diferenças, qualidades e desafios
Aula 6: apresentação de exemplos, esclarecimento de dúvidas e indicações de fornecedores e formas de produção

Marcelo Greco
(1966)

Nascido em 1966, Marcelo Greco trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival Paraty em Foco em 2008. Em 2009, criou a Schoeler Editions.

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Imagens do livro Fogueira doce (2023), de Marcelo Greco
Fotos: Helena Rios

Terças-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 8 encontros + 2 saídas fotográficas (em datas a combinar)
Investimento: R$ 640,00
Curso presencial
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inscrições encerradas

Um curso para quem pretende dar os primeiros passos pelos territórios da fotografia, que transita entre a técnica, a linguagem, as poéticas, o pensamento crítico e a produção criativa.

Sua proposta é transmitir conhecimentos básicos de técnica (câmera, luz, fotometria, objetivas), linguagem fotográfica (composição, enquadramento, cor, preto e branco, edição, discurso visual) e estimular a reflexão e a produção por meio da fotografia. Para tanto, serão apresentadas referências de artistas e suas obras, com o propósito de ampliar o repertório imagético e sensibilizar para a formação de um olhar crítico e criativo.

As aulas são voltadas a interessados em fotografia em geral a partir de 16 anos de idade, com equipamento fotográfico básico (câmera e lentes).

Programação

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Estudo de caso (poéticas fotográficas) e princípios de edição e linguagem

Aula 5

Aula 6

Estudo de caso (resultado das saídas fotográficas) e princípios de edição e linguagem

Aula 7

Aula 8

Estudo de caso (resultado das saídas fotográficas) e princípios de edição e linguagem

O curso inclui duas saídas fotográficas (em datas a combinar).

Marcello Vitorino

Fotógrafo independente, professor de Fotografia no MAM-SP, atuou como curador do Acervo Marcelo Min e gestor da Casavitorino até 2020. Dedica-se à fotografia desde 1994. Publicou e expôs ensaios como Concrecidade (2002), Ex-fabris (2006), Encontro com o Divino (2010), Agô! (2011), Destinos Flutuantes (2012), Refúgio da Luz (2013), Salto para a Humanidade (2015) e Labirinto em Mim (2018).

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Inscrições encerradas

A partir de livros de fotografia e de textos literários, os participantes são convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.

Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e algumas possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens.

De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos retratam a si mesmos?

De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões, juntos, a partir de autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks, Masahisa Fukase, entre outros.

Os temas e as referências, além de serem a base do conteúdo apresentado, servem como ponto de partida para práticas fotográficas que serão propostas e discutidas durante os encontros.

Programação

ENCONTRO 1 | o olhar

ENCONTRO 2 | olhar para si

ENCONTRO 3 | olhar para o outro

ENCONTRO 4 | olhar para o seu lugar no mundo

Juliana Monteiro
(Rio de Janeiro, 1981 – vive e trabalha em São Paulo, SP)

Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros. 

Segundas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Inscrições encerradas

A partir de livros de fotografia e textos literários, os participantes são convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.

Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens.

De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos se retratam?

De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões coletivamente, lendo autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks, Masahisa Fukase, entre outros.

Os temas e as referências servirão como ponto de partida para práticas artísticas que serão propostas e discutidas durante os encontros.

Programação

Aula 01 (12/09): o olhar

Aula 02 (19/09): olhar para si

Aula 03 (26/09): olhar para o outro

Aula 04 (03/10): olhar para o seu lugar no mundo

Juliana Monteiro
(Rio de Janeiro, 1981 – vive e trabalha em São Paulo, SP)

Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.

Sábados
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 355,00
As aulas acontecem presencialmente
Curso contempla certificado no final

Nos dias atuais, a fotografia é uma ferramenta de comunicação fundamental e de grande influência na maneira como nos relacionamos com o mundo e as pessoas. O objetivo do curso é apresentar algumas possibilidades de uso dos recursos técnicos oferecidos pelas câmeras de celulares, visando maximizar o aproveitamento da captura fotográfica com elementos de composição e estética fotográfica, e mostrar como funciona um aplicativo de pós-produção que pode ser operado pelo próprio usuário do celular.

Programação

Aula 01 (20/08): A Câmera do meu Celular: O segundo encontro tem como objetivo apresentar o funcionamento da câmera do celular. Neste encontro também serão apresentadas a interface e algumas funções como HDR, Panorama entre outras;

Aula 02 (27/08): Elementos Estéticos e Composição Fotográfica: Neste encontro serão abordados alguns aspectos de caráter estético da fotografia. Para facilitar a compreensão dos conteúdos apresentados, bem como auxiliar a construção de repertório estético, serão apresentados os trabalhos de outros fotógrafos como referência. Ao longo da apresentação, serão ressaltados alguns aspectos estéticos e elementos de composição utilizados em cada situação;

Aula 03 (03/09): Tratamento de Imagem (Adobe Lightroom Mobile): Neste encontro serão apresentadas algumas funções de ajustes básicos utilizando o Adobe Lightroom Mobile. O objetivo é apresentar aos participantes uma ferramenta de pós-produção e demonstrar a importância da interpretação estética obtida através do tratamento de imagem. Para melhor aproveitamento, recomenda-se que o aluno traga suas imagens para aplicar os conceitos propostos;

Aula 04 (10/09): Análise de Imagens: Neste encontro será realizada a análise do material produzido pelos alunos na saída fotográfica. O objetivo é analisar a maneira como os aspectos técnicos e estéticos foram aplicados pelos alunos, bem como apontar alguns aspectos que possam ser aprimorados.

André de Oliveira

Técnico e bacharel em Fotografia com 11 anos de experiência. Atuou no fotojornalismo e como docente, e atualmente é freelancer e desenvolve trabalho autoral. Além de conhecimentos técnicos de fotografia, também possui conhecimentos em Adobe Photoshop e Adobe Photoshop Lightroom.

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.

Quartas-feiras
Público: pessoas interessadas em compreender e se desenvolver no uso da fotografia como forma de expressão artística e que tenham conhecimentos técnicos de fotografia.
Duração: 14 encontros
Investimento: R$ 1.120,00
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Neste curso são apresentados os trabalhos de renomados fotógrafos para contribuir ao entendimento e desenvolvimento da autoria na fotografia, inserindo o trabalho dos autores nas condições socioculturais que os influenciaram. Em um segundo momento de cada aula, são discutidos os materiais apresentados pelos alunos, procurando, através das reflexões do grupo, quais questões pertinentes são expostas no material apresentado e quais caminhos sugeridos ao autor.

Marcelo Greco
(1966)

Nascido em 1966, Marcelo Greco trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival Paraty em Foco em 2008. Em 2009, criou a Schoeler Editions.

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Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987  

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros. 

Terças-feiras
Público: interessados em geral 
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Inscrições encerradas

O curso abordará questões relativas às práticas e conceitos relacionados à curadoria fotográfica e a concepção de exposições, projetos educativos e trabalhos autorais.

Programação

Aula 01 | (01/02) Conceitos curatoriais

O MAM-SP tem um importante papel para a fotografia artística brasileira sendo um dos primeiros museus a investir nessa linguagem. Partindo de seu acervo analisaremos as linhas de investigação que permeiam essa coleção e como curadores a utilizaram com abordagens, conceitos e expografias diferentes.

Aula 02 (08/02) Projetos educativos

Considerações sobre curadoria, elaboração de catálogo e exposições para projetos educativos. Aspectos abordados: idealização de projetos, tema, relevância, editais, público, acessibilidade, itinerância, curadoria, expografia e visibilidade.

Aula 03 (15/02) Trabalhos autorais 

Reflexões sobre processos de criação, concepção e edição observando trabalhos de diferentes artistas que transpõem suas obras em variados suportes como livros, vídeos, instalações, e intervenções no espaço.

Aula 04 (22/02) Seleções de imagens

Retomando todos o conteúdo visto nas aulas anteriores, o fechamento do curso propõe diálogos sobre seleção de imagens no desenvolvimento de um trabalho autoral, na formulação curatorial de exposições, álbuns e catálogos, na constituição de projetos educativos e na participação em concursos fotográficos.

Karina Bacci
Karina Bacci

Doutoranda em Artes Visuais na ECA/USP na área de concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte, Karina Bacci tem pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia e graduação em Fotografia, com habilitação em Arte e Cultura. Faz parte do GMEPAE (Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA USP) e atua como fotógrafa e educadora na área cultural. Ministra cursos no MAM-SP desde 2001, além de lugares como USP, CCSP, SESC e Casa Mário de Andrade, tendo ganhado prêmios nessa área. É educadora, fotógrafa e curadora dos projetos itinerantes Retratos da Terra, Cidade Através da Lente e Olhar da Comunidade, com 53 oficinas, exposições e catálogos realizados em diferentes cidades do Brasil. Foi curadora da exposição Evgen Bavcar e Imagens Possíveis, em 2016, da exposição Tramas na Casa Mário de Andrade, em 2015, e das mostras de cinema do MAM-SP (Cinemam), de 2003 a 2005.

Dúvidas:
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Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros. 

Terças-feiras
Público: interessados em geral 
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Inscrições encerradas

A partir de livros de fotografia e de textos literários, os participantes são  convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.

Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e algumas possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens. De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos retratam a si mesmos? De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões, juntos, a partir de autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks,  Masahisa Fukase, entre outros.

Os temas e as referências, além de serem a base do conteúdo apresentado, servem como ponto de partida para práticas fotográficas que serão propostas e discutidas durante os encontros.

Programação

Encontro 01 | (24/05) O olhar

Encontro 02 | (31/05) Olhar para si

Encontro 03 | (07/06) Olhar para o outro

Encontro 04 | (14/06) Olhar para o seu lugar no mundo

Juliana Monteiro
(Rio de Janeiro, 1981 – vive e trabalha em São Paulo, SP)

Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.

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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros. 

Quartas-feiras

Público: pessoas interessadas em compreender e se desenvolver no uso da fotografia como forma de expressão artística e que tenham conhecimentos técnicos de fotografia.

Duração: 16 encontros

Investimento: R$ 1.280,00 em até 5 parcelas

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Curso contempla certificado no final

 

Neste curso* serão apresentadas as produções de renomadas fotógrafas e fotógrafos que contribuirão ao entendimento e desenvolvimento da autoria na fotografia, inserindo seus trabalhos nas condições socioculturais que os influenciaram. No segundo momento de cada aula os participantes serão convidados a exporem seus trabalhos fotográficos propondo a investigação, reflexões e debates entre o grupo sobre as questões pertinentes nos materiais apresentados e possíveis caminhos que serão sugeridos aos autores.

 

Orientações:

Ao longo das aulas será necessário por parte dos participantes enviar ao professor do curso com 1 dia de antecedência o material fotográfico que será exposto e deverá ser em formato PDF ou imagens em formato JPG, não excedendo a quantidade de 8 arquivos por participante. Este material poderá ser enviado por e-mail ou inserido em uma pasta online compartilhada (Drive) a ser criada exclusivamente para este curso. Mais detalhes sobre esse procedimento serão explicados no curso. 

Serão também propostas atividades individuais e/ou em duplas utilizando os trabalhos dos próprios participantes instigando o processo criativo de cada pessoa.

Haverá uma aula especial com a participação de um fotógrafo brasileiro convidado pelo professor, em data a ser definida, para apresentar a sua trajetória, trabalhos e projetos e conversar com os participantes.

 

Nascido em 1966, trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival ‘Paraty em Foco’ 2008. Em 2009 criou a Schoeler Editions.

 

Quer saber mais sobre o curso? A aula aberta realizada em 2021 está disponível no canal do mam no YouTube.

 

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Dúvidas:

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Crédito da imagem: Marcelo Greco

 

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