com Zé De Boni
Datas: 06, 13, 17, 20 e 27 de agosto
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Importante: a visita presencial à exposição “George Love: além do tempo” não será gravada. Este encontro acontecerá no dia 17 de agosto, sábado, das 10h30 às 12h30.
Baseado em experiência prática e pessoal, este curso explora os desafios e soluções na conservação de fotografias. Com ênfase nos arquivos de colecionadores e autores, serão abordados diversos processos fotoquímicos e digitais.
Nos cinco encontros serão discutidos diversos exemplos, com destaque para o acervo de George Love, cuja retrospectiva está em exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na terceira aula, será realizada uma visita guiada à exposição “George Love: além do tempo”, com o professor e curador da mostra, Zé de Boni.
Programação
Aula 01 – Por que conservar? Princípios e motivos
- Necessidade: sentimental, cultural, patrimonial
- Materiais: frágeis, vulneráveis, voláteis
- Processos fotográficos e preservação: história e casos
- Preservação da informação
Aula 02 – O que conservar? Processos e materiais
- Fotografia preto e branco
- Fotografia colorida
- Processos alternativos
- Fotografia digital
- Documentos complementares
Aula 03 – Visita à exposição “George Love: além do tempo”
- Exemplos e soluções
- Efeitos da exibição
Aula 04 – Como conservar? Equipamento e condições
- Materiais de conservação
- Instalações
- Climatização
Aula 05 – O acervo de George Love: um caso exemplar
- Estado original
- Identificação e organização
- Acondicionamento
- Reprodução
Zé De Boni é o curador da exposição “George Love: além do tempo”, realizada em 2024 no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Com mais de 50 anos dedicados à fotografia, sempre envolvido com o aspecto cultural do meio. Em 1980, criou a Album, onde, por três anos, esteve na vanguarda da fotografia paulista, organizando exposições, palestras e cursos marcantes. Até 1994, atuou no suporte à produção de grandes nomes da fotografia brasileira com um laboratório especializado. Foi conselheiro da Coleção Pirelli-MASP de Fotografias. Pioneiro na promoção da preservação fotográfica, mantém um espaço dedicado à conservação de seu acervo desde a época da galeria.
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Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
com Guilherme Tosetto
Datas: 7, 14, 21, 28 de junho e 5 de julho
Sextas-feiras
Horário: das 18h às 20h
Duração: 05 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
O conjunto de fotografias do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) compreende um período relevante da história recente da fotografia brasileira. De autores da fotografia modernista dos anos 1940 até a produção contemporânea, o MAM incorporou, por meio de diferentes meios, distintas linguagens, suportes e artistas, imagens que são testemunhas dos principais momentos da fotografia brasileira. O objetivo do curso é apresentar algumas características destas obras, e reconhecer a potencialidade do acervo do MAM a partir de recortes temáticos e históricos.
Com o apoio de catálogos de exposições, textos e livros, as aulas apresentam uma linha do tempo com os principais acontecimentos, autores e obras responsáveis pelo desenvolvimento da fotografia inserida no contexto da arte brasileira. Além do conhecimento histórico, os alunos poderão reconhecer no acervo a diversidade de visualidades das obras ali presentes. O público-alvo são pesquisadores e interessados em arte e fotografia contemporânea.
Programação
Aula 01 – As primeiras exposições de fotografia e o início da coleção
- Primeiros fotógrafos expositores Thomas Farkas, Fernando Lemos e German Lorca
- Os prêmios e as aquisições nas trienais e na quadrienal de fotografia
Aula 02 – As vanguardas históricas e as relações com o fotoclubismo
- Foto Cine Clube Bandeirantes e a II Bienal de São Paulo
- A recuperação das vanguardas históricas da fotografia
Aula 03 – A diversidade de linguagens fotográficas nas décadas de 80 e 90
- O documental e o poético: a fotografia e as artes conceituais
- A presença do fotojornalismo no museu
Aula 04 – Os caminhos e resultados alcançados pelo Clube de colecionadores de fotografia
- Pesquisa e colecionismo: a construção do clube de colecionadores de fotografia
- O panorama criado a partir das linhas de investigação e pelos curadores.
Aula 05 – O documental e o poético na fotografia contemporânea
- Experimentações técnicas e novas linguagens fotográficas
- Intersecções entre fotografia e arte contemporânea
Guilherme Tosetto é fotógrafo e pesquisador. Doutor em Belas Artes pela Universidade de Lisboa. Mestre em Multimeios pela Unicamp. Especialista em Fotografia e graduado em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade de Londrina. Atualmente, é professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atua como editor de imagens, com passagens por veículos de comunicação como Folha de São Paulo e Editora Abril. Foi curador das exposições: “A exposição de fotografia que não aconteceu em 22” (2022), na Casa Guilherme de Almeida; “Realidade e Ficções Fotográficas” (2020) e “A menor Imagem” (2019), no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; “Territórios Íntimos” na Galeria 78/80, em Lisboa (2016); “Imagens Incendiárias” na Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2015) e “140 caracteres” no MAM-SP (2014).
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
créditos
Parada militar de 7 de Setembro (1976), de Orlando Brito
com Juliana Monteiro
Datas: 15, 22, 29 de abril e 06 de maio de 2024
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
A partir de livros de fotografia e de textos literários, os participantes são convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.
Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e algumas possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens.
De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos retratam a si mesmos?
De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões, juntos, a partir de autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks, Masahisa Fukase, entre outros.
Os temas e as referências, além de serem a base do conteúdo apresentado, servem como ponto de partida para práticas fotográficas que serão propostas e discutidas durante os encontros.
Programação
Encontro 1 – o olhar
Encontro 2 – olhar para si
Encontro 3 – olhar para o outro
Encontro 4 – olhar para o seu lugar no mundo
Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.
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Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
créditos
Foto: Juliana Monteiro
com Ivan Padovani e Marcelo Amorim
Datas: 16, 23, 30 de março, 06 e 13 de abril
Sábados
Horário: das 10h às 13h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso presencial
Curso contempla certificado no final
Nesta oficina prática, exploram-se propostas que abordam as interseções entre fotografia, performance e arquitetura. Dividida em 5 encontros, a programação é permeada pelo compartilhamento de referências e textos, com o objetivo central de orientar a produção de um novo trabalho por cada participante. A oficina se destina a qualquer pessoa envolvida nas áreas de artes visuais e artes do corpo.
Programação
Aula 1 – Registro de performances históricas
- Dada a natureza efêmera da performance, discutiremos sua institucionalização, historização e comercialização e a relação com a fotografia.
- Exploração de referências históricas.
- Enfoque em artistas como Vito Acconci, Gina Pane e Joseph Beuys.
Aula 2 – Atualização e reperformance: crítica das reencenações de performances históricas em museus
Exercício: criar uma performance histórica fictícia.
- Discussão sobre a atualização da performance.
- Análise crítica de casos como “7 Easy Pieces” de Marina Abramovic e o conceito de “Reperformance”.
Aula 3 – O potencial de uma fotoperformance
Exercício: planejamento de uma fotoperformance pessoal por meio de storyboards e apresentação das propostas e discussão em grupo.
- Identificação das características essenciais de uma fotoperformance.
- Elaboração e planejamento de uma fotoperformance pessoal, incluindo o desenvolvimento de produção com equipes, roteiros e estrutura.
Aula 4 – Criação de uma fotoperformance pessoal
Convidada: Celina Portella
Aula 5 – Apresentação dos resultados de fotoperformance pessoal
É formado em Administração pela FAAP e Pós-Graduado em Fotografia pela mesma instituição. Paralelo à sua atuação como artista visual, Ivan também é professor na Escola Panamericana de Arte. Entre os anos de 2017 e 2020 esteve à frente da gestão do VÃO, espaço independente de arte. Foi co-fundador e coordenador do F+, núcleo de formação em artes visuais da Fauna Galeria. Atualmente é gestor do Canteiro, Campo de Produção em Arte Contemporânea. Seu trabalho integrou exposições como Time Space Existence, que fez parte da programação da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca de São Paulo, Experimentando Le Corbusier no Museu da Casa Brasileira, Bienal de Arquitetura de São Paulo 2017 na Biblioteca Mario de Andrade, Tarefas Infinitas no SESC CPF, Territórios Imaginários na Casa América no Festival PhotoEspaña em Madrid, Realidades da Imagem, História da Representação no Museu do Estado do Pará e Library of Love no Museu de Arte Contemporânea de Cincinnati em Ohio/EUA. Como professor, Ivan Padovani realiza ações formativas em artes visuais por meio de grupos de estudos, cursos e workshops em instituições culturais e de ensino como Instituto Moreira Salles, SESC, Valongo – Festival Internacional de Imagem, Festival Imaginária e Estúdio Madalena. Ivan Padovani recorre principalmente ao uso de fotografias, esculturas, vídeos e instalações para criar metáforas sobre a condição do indivíduo em meio ao ambiente contemporâneo, seja em seus aspectos físicos e arquitetônicos, seja em relação às dimensões mais íntimas e psicológicas. A construção do olhar, os processos mentais de apreensão, os mecanismos de defesa, a intersubjetividade e as relações espaciais e temporais ativadas pelo contexto em que vivemos são questões recorrentes em sua produção.
É artista e curador independente radicado em São Paulo. Entre 2009 e 2016 dirigiu o Ateliê397 e, desde 2013, é diretor do Fonte, onde cria e organiza residências artísticas, exposições, debates e cursos relacionados à arte contemporânea. Paralelamente, também atua como orientador do grupo Hermes Artes Visuais. Amorim realizou exposições individuais no MARP, Ribeirão Preto (2019), Sem Título, Fortaleza (2018), Zipper Galeria, São Paulo (2016), Paço das Artes, São Paulo (2014); Galeria Jaqueline Martins, São Paulo (2012), Galeria Oscar Cruz, São Paulo (2010) e Centro Cultural São Paulo, São Paulo (2008). Seu trabalho foi apresentado em exposições coletivas, entre elas destacam-se: Sentido comum– Anita Schwartz Galeria de Arte, Rio de Janeiro (2022), Dizer não – Ateliê397, São Paulo (2021), Against, Again: Art Under Attack in Brazil – Anya and Andrew Shiva Gallery, Johnfoy College, Nova York (2020); Memória seletiva – Galeria Aymoré, Rio de Janeiro (2019), Ação e reação – Arte contemporáneo brasileño – Casa do Brasil, Madri, Espanha (2018); São Paulo não é uma cidade: invenções do centro – Sesc 24 de Maio, São Paulo (2018). Destacam-se na sua prática curatorial: Mar Rio Fonte (Galeria Karla Osorio, 2023), Pieces of landscape (Profoundation, 2018), Entrever Paisagens, (Galeria da FAV, 2018), Vá em Frente Volte pra Casa – Júnior Pimenta (Sem título, 2018), Contraprova (Paço das Artes, 2015), Lusco Fusco – Karlla Girotto (Ateliê397, 2015), Pintar a China Agora – Brody & Paetau (Ateliê397, 2015), É Fluido mas é Legível (Oficina Oswald de Andrade, 2014).
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Dúvidas:
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créditos
Performance de Isabella Breves. | Registro: Ivan Padovani
Datas: 17, 24, 31 de janeiro e 07 de fevereiro
Quartas-feiras
Horário: das 18h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso presencial
Contempla certificado no final
Oficina que explora abordagens analógicas criativas para o desenvolvimento de projetos fotográficos e artísticos por meio da intervenção com aquarela em imagens fotográficas impressas. Iniciando com uma análise da obra da artista cearense Telma Saraiva, especialista em fotopintura, propomos uma imersão intensiva na pesquisa e descoberta da imagem como catalisador criativo da autopercepção. Um dos pontos destacados na obra de Telma são seus autorretratos, nos quais a artista emprega a tinta para conceber novos universos inspirados principalmente em personagens dos grandes clássicos do cinema hollywoodiano.
Cada participante terá a oportunidade de desenvolver um projeto a partir de autorretratos criados durante as aulas. Diferenciando-se de Telma, que utilizava tinta a óleo, nesta oficina, a ênfase recai sobre a aquarela como técnica principal.
A proposta é acessível a fotógrafos, artistas e entusiastas interessados na construção estética e narrativa das imagens. Não é necessário possuir experiência prévia em nenhuma das técnicas ou ter realizado trabalhos anteriores no âmbito da imagem. O único pré-requisito é a disposição para experimentar e a crença de que todo o processo é uma jornada, sem conceitos de certo ou errado.
Programação
Aula 1
- Introdução à aula, apresentação da metodologia e do cronograma.
- Exibição e análise do trabalho de Telma Saraiva.
- Apresentação dos materiais e instruções sobre a técnica básica.
Aula 2
- Apresentação de artistas contemporâneos que empregam técnicas de fotopintura.
- Prática orientada de experimentação em fotopintura.
Aula 3
- Continuação da prática de experimentação em fotopintura, com orientações.
Aula 4
- Conclusão da prática de experimentação em fotopintura com orientações adicionais.
- Etapa de finalização e conclusão do projeto.
A produção artística de Carine Wallauer transita entre a técnica e a experimentação com imagens, sejam estas estáticas ou em movimento. Sua obra faz parte da coleção de Joaquim Paiva e encontra-se nos acervos do MAM RJ, IMS SP e MAC RS. Além de colaborar em projetos de outros cineastas, desde 2020, dedica-se ao Copan, seu primeiro longa-metragem como roteirista e diretora. Participou de laboratórios de desenvolvimento em dois dos mais conceituados festivais de cinema do mundo: Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim e IDFA – Festival Internacional de Documentários de Amsterdã.
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créditos
Fonte: Carine Wallauer
Datas: 18 de janeiro, 01, 08, 15, 22 e 29 de fevereiro
Quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 6 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Curso presencial
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Este laboratório constitui uma introdução à elaboração do discurso visual e gráfico, utilizando o caderno de fotografias como ponto de partida para registrar o processo, que se desdobrará ao longo de seis encontros, cada um com a duração de duas horas.
De maneira lúdica, os participantes terão a oportunidade de aprimorar o aproveitamento de suas fotografias, considerando aspectos fundamentais da linguagem visual, como enquadramento, relação com a luz, composição, e a compreensão das capacidades e potencialidades do equipamento disponível.
Além disso, serão incentivados a explorar a poética da fotografia por meio de estudos de caso, provocando reflexões sobre a construção de ensaios fotográficos e sua concretização por meio de técnicas de edição, impressão e montagem dos cadernos.
Público: interessados em fotografia e com domínio mínimo sobre seu dispositivo fotográfico.
Programação
Aula 1
Apresentação do curso e metodologia. Dinâmica de apresentação dos participantes. Leitura de imagens e provocação para a semana.
Aula 2
Interpretação da luz + linguagem. Leitura de imagens e provocação para a semana.
Aula 3
Estudos de caso (referências fotográficas) + linguagem. Leitura de imagens e provocação para a semana.
Aula 4
Poéticas possíveis + referencial gráfico/editorial (papéis, acabamentos, etc.). Leitura de imagens e provocação para a semana.
Aula 5
Princípios de edição + referencial gráfico/editorial (papéis, acabamentos, etc.). Leitura de imagens e atividade prática em sala.
Aula 6
Fechamento dos cadernos fotográficos.
Fotógrafo independente, professor de Fotografia no MAM-SP, atuou como curador do Acervo Marcelo Min e gestor da Casavitorino até 2020. Dedica-se à fotografia desde 1994. Publicou e expôs ensaios como Concrecidade (2002), Ex-fabris (2006), Encontro com o Divino (2010), Agô! (2011), Destinos Flutuantes (2012), Refúgio da Luz (2013), Salto para a Humanidade (2015) e Labirinto em Mim (2018).
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Apartamentos (1952), de German Lorca. | Coleção MAM São Paulo
Curso online
Datas: 09, 16, 23 e 30 de outubro
Segundas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
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Neste curso, diálogos entre a fotografia e a literatura servirão como base para construir caminhos de compreensão sobre a experiência leitora e o texto visual.
O que acontece quando acolhemos, em um mesmo livro, fotografia e literatura? As narrativas fotográficas e as literárias apresentam elementos em comum? De que forma essas linguagens são articuladas para provocar, no leitor, uma experiência costurada entre foto e palavra? Fotografia pode ser poesia?
Esses questionamentos conduzirão os quatro encontros em que obras de Orides Fontela, Natália Ginzburg, Adolfo Navas, Luciana di Leone, James Wood, Marvel Harris, Annie Ernaux, Maureen Bisilliat, Byung-Hun Min e Graciela Iturbide serão ponto de partida.
Programação
Aula 1 – Olhar entre
- Fotografia e poesia
- A imagem do poeta, a palavra do fotógrafo
- Reflexões da literatura sobre a fotografia
Aula 2 – Olhar para
- Perspectivas poéticas, cruzamento de olhares
- Livros em diálogo
- Reflexões sobre fotos dos participantes
Aula 3 – Olhar com
- Narratividade
- Fotografia com narrativa
- Reflexões da literatura sobre a fotografia
Aula 4 – Olhar para
- Perspectivas narrativas, cruzamento de olhares
- Livros em diálogo
- Reflexões sobre fotos dos participantes
Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.
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Foto: Juliana Monteiro
Curso online
Datas: 09, 16, 23, 30 de agosto, 06, 13, 20, 27 de setembro, 04, 11, 18, 25 de outubro, 01, 08, 22 e 29 de novembro
Duração: 16 encontros
Público: interessados em geral
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Neste curso, são apresentados os trabalhos de fotógrafos renomados para contribuir com o entendimento e desenvolvimento da autoria na fotografia, inserindo o trabalho dos autores nas condições socioculturais que os influenciaram.
Em um segundo momento de cada aula, são discutidos os materiais apresentados pelos alunos, buscando, por meio das reflexões do grupo, quais questões pertinentes são expostas no material apresentado e quais caminhos são sugeridos ao autor.
O curso de fotografia autoral é voltado para fotógrafos que desejam aprimorar e aprofundar sua criatividade, explorando as narrativas visuais presentes nas imagens e desenvolvendo formas de expressão artística.
Nascido em 1966, Marcelo Greco trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival Paraty em Foco em 2008. Em 2009, criou a Schoeler Editions.
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Foto: Marcelo Greco
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O livro é uma das plataformas mais representativas para a fruição da fotografia desde o seu surgimento, no século XIX. Hoje, a pesquisa na criação e viabilização deste formato tem sido intensa, pois o livro de fotografia permite a combinação de diferentes imagens e/ou textos em um mesmo espaço, razão pela qual suas estruturas narrativas muitas vezes se aproximam da linguagem literária.
Neste curso serão discutidos os processos que envolvem a criação de um livro de fotografia, apresentando as questões pertinentes a serem consideradas desde a concepção até a produção de um livro de fotografia. Em todas as aulas serão apresentados modelos de livros que apresentam características positivas, além de aspectos que podem atrapalhar a fruição do conteúdo. Entre os livros apresentados, está a publicação mais recente de Marcelo Greco, o livro “Fogueira Doce” (Editora Vento Leste).
Entendendo que o projeto gráfico de um livro de fotografia ajuda a materializar imagens e as torna mais palpáveis para o leitor, as aulas também abordarão como o design pode contribuir para a interpretação das histórias contadas pelas fotografias, assim como para a criação de uma experiência mais imersiva para quem folheia o livro.
Programação
Aula 1: como o livro determina aspectos da criação e como ele se diferencia de uma exposição de obras em espaços tridimensionais
Aula 2: o corpo físico do livro, suas partes e como elas influenciam a leitura e formas comuns de inserção de conteúdo em um livro
Aula 3: o ciclo produtivo do livro – conceitualização, design, pré-produção e produção
Aula 4: a importância da matéria física papel e sua influência no processo produtivo
Aula 5: os sistemas de impressão, suas diferenças, qualidades e desafios
Aula 6: apresentação de exemplos, esclarecimento de dúvidas e indicações de fornecedores e formas de produção
Nascido em 1966, Marcelo Greco trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival Paraty em Foco em 2008. Em 2009, criou a Schoeler Editions.
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
créditos
Imagens do livro Fogueira doce (2023), de Marcelo Greco
Fotos: Helena Rios
Terças-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 8 encontros + 2 saídas fotográficas (em datas a combinar)
Investimento: R$ 640,00
Curso presencial
Contempla certificado no final
inscrições encerradas
Um curso para quem pretende dar os primeiros passos pelos territórios da fotografia, que transita entre a técnica, a linguagem, as poéticas, o pensamento crítico e a produção criativa.
Sua proposta é transmitir conhecimentos básicos de técnica (câmera, luz, fotometria, objetivas), linguagem fotográfica (composição, enquadramento, cor, preto e branco, edição, discurso visual) e estimular a reflexão e a produção por meio da fotografia. Para tanto, serão apresentadas referências de artistas e suas obras, com o propósito de ampliar o repertório imagético e sensibilizar para a formação de um olhar crítico e criativo.
As aulas são voltadas a interessados em fotografia em geral a partir de 16 anos de idade, com equipamento fotográfico básico (câmera e lentes).
Programação
Aula 1
- Apresentação da metodologia e objetivos
- Exercício para apresentação dos alunos
Aula 2
- Técnica (fotometria, obturador, diafragma, ISO, balanço de branco, etc.)
- Leitura de imagens
Aula 3
- Sobre o equipamento, princípios da formação da imagem e interpretação da luz
- Atividade prática no ateliê
Aula 4
Estudo de caso (poéticas fotográficas) e princípios de edição e linguagem
Aula 5
- Breve história da fotografia
- Leitura de imagens
Aula 6
Estudo de caso (resultado das saídas fotográficas) e princípios de edição e linguagem
Aula 7
- Luz e retratos
- Atividade prática no ateliê com luz contínua
Aula 8
Estudo de caso (resultado das saídas fotográficas) e princípios de edição e linguagem
O curso inclui duas saídas fotográficas (em datas a combinar).
Fotógrafo independente, professor de Fotografia no MAM-SP, atuou como curador do Acervo Marcelo Min e gestor da Casavitorino até 2020. Dedica-se à fotografia desde 1994. Publicou e expôs ensaios como Concrecidade (2002), Ex-fabris (2006), Encontro com o Divino (2010), Agô! (2011), Destinos Flutuantes (2012), Refúgio da Luz (2013), Salto para a Humanidade (2015) e Labirinto em Mim (2018).
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
Segundas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 4 encontros
Investimento: R$ 320,00
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
A partir de livros de fotografia e de textos literários, os participantes são convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.
Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e algumas possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens.
De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos retratam a si mesmos?
De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões, juntos, a partir de autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks, Masahisa Fukase, entre outros.
Os temas e as referências, além de serem a base do conteúdo apresentado, servem como ponto de partida para práticas fotográficas que serão propostas e discutidas durante os encontros.
Programação
ENCONTRO 1 | o olhar
ENCONTRO 2 | olhar para si
ENCONTRO 3 | olhar para o outro
ENCONTRO 4 | olhar para o seu lugar no mundo
Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.
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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
Segundas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
A partir de livros de fotografia e textos literários, os participantes são convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.
Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens.
De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos se retratam?
De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões coletivamente, lendo autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks, Masahisa Fukase, entre outros.
Os temas e as referências servirão como ponto de partida para práticas artísticas que serão propostas e discutidas durante os encontros.
Programação
Aula 01 (12/09): o olhar
Aula 02 (19/09): olhar para si
Aula 03 (26/09): olhar para o outro
Aula 04 (03/10): olhar para o seu lugar no mundo
Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.
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Dúvidas:
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WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
Sábados
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 355,00
As aulas acontecem presencialmente
Curso contempla certificado no final
Nos dias atuais, a fotografia é uma ferramenta de comunicação fundamental e de grande influência na maneira como nos relacionamos com o mundo e as pessoas. O objetivo do curso é apresentar algumas possibilidades de uso dos recursos técnicos oferecidos pelas câmeras de celulares, visando maximizar o aproveitamento da captura fotográfica com elementos de composição e estética fotográfica, e mostrar como funciona um aplicativo de pós-produção que pode ser operado pelo próprio usuário do celular.
Programação
Aula 01 (20/08): A Câmera do meu Celular: O segundo encontro tem como objetivo apresentar o funcionamento da câmera do celular. Neste encontro também serão apresentadas a interface e algumas funções como HDR, Panorama entre outras;
Aula 02 (27/08): Elementos Estéticos e Composição Fotográfica: Neste encontro serão abordados alguns aspectos de caráter estético da fotografia. Para facilitar a compreensão dos conteúdos apresentados, bem como auxiliar a construção de repertório estético, serão apresentados os trabalhos de outros fotógrafos como referência. Ao longo da apresentação, serão ressaltados alguns aspectos estéticos e elementos de composição utilizados em cada situação;
Aula 03 (03/09): Tratamento de Imagem (Adobe Lightroom Mobile): Neste encontro serão apresentadas algumas funções de ajustes básicos utilizando o Adobe Lightroom Mobile. O objetivo é apresentar aos participantes uma ferramenta de pós-produção e demonstrar a importância da interpretação estética obtida através do tratamento de imagem. Para melhor aproveitamento, recomenda-se que o aluno traga suas imagens para aplicar os conceitos propostos;
Aula 04 (10/09): Análise de Imagens: Neste encontro será realizada a análise do material produzido pelos alunos na saída fotográfica. O objetivo é analisar a maneira como os aspectos técnicos e estéticos foram aplicados pelos alunos, bem como apontar alguns aspectos que possam ser aprimorados.
Técnico e bacharel em Fotografia com 11 anos de experiência. Atuou no fotojornalismo e como docente, e atualmente é freelancer e desenvolve trabalho autoral. Além de conhecimentos técnicos de fotografia, também possui conhecimentos em Adobe Photoshop e Adobe Photoshop Lightroom.
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
Quartas-feiras
Público: pessoas interessadas em compreender e se desenvolver no uso da fotografia como forma de expressão artística e que tenham conhecimentos técnicos de fotografia.
Duração: 14 encontros
Investimento: R$ 1.120,00
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Neste curso são apresentados os trabalhos de renomados fotógrafos para contribuir ao entendimento e desenvolvimento da autoria na fotografia, inserindo o trabalho dos autores nas condições socioculturais que os influenciaram. Em um segundo momento de cada aula, são discutidos os materiais apresentados pelos alunos, procurando, através das reflexões do grupo, quais questões pertinentes são expostas no material apresentado e quais caminhos sugeridos ao autor.
Nascido em 1966, Marcelo Greco trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival Paraty em Foco em 2008. Em 2009, criou a Schoeler Editions.
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Dúvidas:
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WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
Terças-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
O curso abordará questões relativas às práticas e conceitos relacionados à curadoria fotográfica e a concepção de exposições, projetos educativos e trabalhos autorais.
Programação
Aula 01 | (01/02) Conceitos curatoriais
O MAM-SP tem um importante papel para a fotografia artística brasileira sendo um dos primeiros museus a investir nessa linguagem. Partindo de seu acervo analisaremos as linhas de investigação que permeiam essa coleção e como curadores a utilizaram com abordagens, conceitos e expografias diferentes.
Aula 02 (08/02) Projetos educativos
Considerações sobre curadoria, elaboração de catálogo e exposições para projetos educativos. Aspectos abordados: idealização de projetos, tema, relevância, editais, público, acessibilidade, itinerância, curadoria, expografia e visibilidade.
Aula 03 (15/02) Trabalhos autorais
Reflexões sobre processos de criação, concepção e edição observando trabalhos de diferentes artistas que transpõem suas obras em variados suportes como livros, vídeos, instalações, e intervenções no espaço.
Aula 04 (22/02) Seleções de imagens
Retomando todos o conteúdo visto nas aulas anteriores, o fechamento do curso propõe diálogos sobre seleção de imagens no desenvolvimento de um trabalho autoral, na formulação curatorial de exposições, álbuns e catálogos, na constituição de projetos educativos e na participação em concursos fotográficos.
Doutoranda em Artes Visuais na ECA/USP na área de concentração: Teoria, Ensino e Aprendizagem de Arte, Karina Bacci tem pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia e graduação em Fotografia, com habilitação em Arte e Cultura. Faz parte do GMEPAE (Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA USP) e atua como fotógrafa e educadora na área cultural. Ministra cursos no MAM-SP desde 2001, além de lugares como USP, CCSP, SESC e Casa Mário de Andrade, tendo ganhado prêmios nessa área. É educadora, fotógrafa e curadora dos projetos itinerantes Retratos da Terra, Cidade Através da Lente e Olhar da Comunidade, com 53 oficinas, exposições e catálogos realizados em diferentes cidades do Brasil. Foi curadora da exposição Evgen Bavcar e Imagens Possíveis, em 2016, da exposição Tramas na Casa Mário de Andrade, em 2015, e das mostras de cinema do MAM-SP (Cinemam), de 2003 a 2005.
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Terças-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas
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A partir de livros de fotografia e de textos literários, os participantes são convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.
Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e algumas possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens. De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos retratam a si mesmos? De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões, juntos, a partir de autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks, Masahisa Fukase, entre outros.
Os temas e as referências, além de serem a base do conteúdo apresentado, servem como ponto de partida para práticas fotográficas que serão propostas e discutidas durante os encontros.
Programação
Encontro 01 | (24/05) O olhar
Encontro 02 | (31/05) Olhar para si
Encontro 03 | (07/06) Olhar para o outro
Encontro 04 | (14/06) Olhar para o seu lugar no mundo
Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros. Em 2017, juntamente com o escritor João Anzanello Carrascoza, publicou o livro Catálogo de Perdas (SESI-SP), composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Pela Maralto, em 2023, publicou Fronteiras visíveis, também com o escritor João Carrascoza.
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
Quartas-feiras
Público: pessoas interessadas em compreender e se desenvolver no uso da fotografia como forma de expressão artística e que tenham conhecimentos técnicos de fotografia.
Duração: 16 encontros
Investimento: R$ 1.280,00 em até 5 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Neste curso* serão apresentadas as produções de renomadas fotógrafas e fotógrafos que contribuirão ao entendimento e desenvolvimento da autoria na fotografia, inserindo seus trabalhos nas condições socioculturais que os influenciaram. No segundo momento de cada aula os participantes serão convidados a exporem seus trabalhos fotográficos propondo a investigação, reflexões e debates entre o grupo sobre as questões pertinentes nos materiais apresentados e possíveis caminhos que serão sugeridos aos autores.
Orientações:
Ao longo das aulas será necessário por parte dos participantes enviar ao professor do curso com 1 dia de antecedência o material fotográfico que será exposto e deverá ser em formato PDF ou imagens em formato JPG, não excedendo a quantidade de 8 arquivos por participante. Este material poderá ser enviado por e-mail ou inserido em uma pasta online compartilhada (Drive) a ser criada exclusivamente para este curso. Mais detalhes sobre esse procedimento serão explicados no curso.
Serão também propostas atividades individuais e/ou em duplas utilizando os trabalhos dos próprios participantes instigando o processo criativo de cada pessoa.
Haverá uma aula especial com a participação de um fotógrafo brasileiro convidado pelo professor, em data a ser definida, para apresentar a sua trajetória, trabalhos e projetos e conversar com os participantes.
Nascido em 1966, trabalha com fotografia desde 1996. Desenvolve projetos nos principais museus do país, como MAM e MASP. Fez diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Faz parte de algumas coleções como da Coleção Joaquim Paiva, Fundação Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de SP, etc. Foi curador geral do Festival ‘Paraty em Foco’ 2008. Em 2009 criou a Schoeler Editions.
Quer saber mais sobre o curso? A aula aberta realizada em 2021 está disponível no canal do mam no YouTube.
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Dúvidas:
Crédito da imagem: Marcelo Greco
*Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
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