com Lorenzo Merlino
Terças-feiras
Duração: 6 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Este curso oferece uma análise inter-relacional entre a História da Moda e a História da Arte, destacando suas conexões com o contexto histórico, social, político e econômico. Frequentemente ensinadas de maneira dissociada, ambas as disciplinas são aqui exploradas como manifestações que se influenciam e refletem o espírito de sua época. Por meio de uma exposição cronológica e crítica, o curso visa proporcionar ao aluno uma compreensão ampliada dos movimentos artísticos e suas correspondências na moda. Incentivando um exercício relacional, o curso capacita os participantes a identificar e analisar novas relações, aplicáveis a diferentes áreas de estudo e trabalho.
Programação
Aula 01 – Apresentação e metodologia
- A Moda através da História da Arte
- Pré-História e as primeiras manifestações
- A Antiguidade e o surgimento do vestuário
- Roma e o apogeu da Antiguidade
- Antiguidade tardia e as novas perspectivas
- Bizâncio e a permanência de Roma
Aula 02 – Era Medieval – Renascimento Carolíngio, estilos Românico e Gótico
- O início da diferenciação por gênero
- Cruzadas e o aporte da opulência
- Os vários Renascimentos
- O humano no centro e o início da Moda – alteração de silhueta
Aula 03 – Barroco e Rococó
- Decoração, exagero e lisonja
- Os Habsburgo e Flandres, rigor e constrição
- A Academia e o Classicismo do Grande Século
- O início da preponderância francesa
Aula 04 – A Primeira Revolução Industrial
- A Inglaterra e suas influências
- Neoclassicismo – nobreza e burguesia, ousadia e conservadorismo
- Deformação do corpo e construção de silhueta
- As Revoluções e a influência inglesa – o câmbio da silhueta
- De fornecedores a artífices, e a disseminação da roupa
Aula 05 – O longo século 19 e o final de uma Era
- As bases do Moderno
- Restauração, Romantismo, Realismo – o começo dos ismos
- Revoluções Sociais e a Segunda Revolução Industrial
- Grandes Magazines e as mudanças no fornecimento da Moda
- O surgimento da Alta-Costura
Aula 06 – A aceleração do tempo e a aceleração da Moda
- Final de Século e o início do Moderno
- Impressionismo, Neoimpressionismo e Pós-Impressionismo
- A Modernidade e as Vanguardas europeias
- A Alta-Costura e o prêt-à-porter, e as primeiras relações diretas com a Arte
- A Segunda Guerra e a mudança de eixo
- Chanel e a invenção do estilismo
É pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela UNICAMP, atualmente encontra-se na Inglaterra onde cumpre uma bolsa de doutorado-sanduíche na University of Brighton. Com mais de 25 anos de experiência no mundo da moda, integrou por seis anos o SPFW. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, ministra também cursos no MAM, no MASP, no Adelina Instituto, na Superbacana+, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, no SENAC e no SESC. Desde 2016 é embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.
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Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
com Bruna Boni
Datas: 05, 12, 19, 26 de junho e 03 de julho
Quartas-feiras
Horário: das 18h30 às 20h30
Duração: 05 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso híbrido: as quatro primeiras aulas serão online, por videoconferência. A quinta e última aula será presencial, na sede do MAM-SP.
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
O design de estampas, quando alinhado ao estilo autoral, não apenas agrega valor, mas também abre novas oportunidades de mercado para o artista. Este curso visa a estreita integração entre as áreas da arte e da estamparia, destacando a importância da preservação do traço e da técnica para manter a autenticidade do estilo do artista.
Com foco na criação de estampas digitais, o curso oferece ferramentas essenciais para o desenvolvimento dessa transformação criativa. Os participantes aprenderão a criar estampas para serem aplicadas em diversas superfícies, desde a elaboração de módulos de repetição/rapport até a aplicação da estampa localizada, com ênfase na engenharia da estampa para o molde do produto.
O conteúdo abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo técnicas de impressão, seleção de tecidos e considerações sobre sustentabilidade no processo de produção. Ao final do curso, os alunos estarão capacitados a fazer escolhas conscientes e eficazes, tanto esteticamente quanto ecologicamente, no desenvolvimento de suas estampas autorais.
Os primeiros 10 inscritos também ganharão de brinde uma nécessaire do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), com estampa exclusiva da linha Detanico Lain. As necessaires serão distribuídas no último encontro do curso, que será presencial.
Programação
Aula 01 – Introdução à estamparia e criação de estampas autorais
- Origens da estamparia
- Primeiros métodos de impressão
- Desenvolvimento de estampas com identidade autoral
- Tipos de estampas
- Elaboração do moodboard e briefing
- Principais métodos de impressão
- Técnicas e materiais têxteis sustentáveis
Aula 02 – Processos de impressão e aplicação em superfícies desejadas
- Aplicação de estampas em diversas superfícies e processos recomendados para cada produto, considerando tamanho, técnica e quantidade
- Complexidade na criação de estampas: análise de criação digital baseada em técnicas manuais
- Digitalização e fotografia para criação digital
- Criação do rapport – módulo de repetição da estampa
- Estudos de composição, harmonia, cores e combinações
- Preparação adequada de arquivos digitais para impressão
Aula 03 – Estudo de casos reais: criação de estampas autorais para os artistas visuais Clóvis Júnior e Alberto Pitta
- Transformação de obras de arte em estampas e importância do briefing
- Identificação dos principais elementos das obras dos artistas e preservação da identidade autoral
- Experiências nos ateliês do artista visual paraibano especializado em arte naif e do artista plástico baiano mestre em serigrafia manual
- Ferramentas para transição do manual para o digital: reconstrução, limpeza e pintura digital
- Organização das etapas de criação, arquivos e processos
- Testes de coloração, bases têxteis e qualidade
- Documentos de apoio à criação: orçamento e contrato
Aula 04 – Criação de estampa para utilitários têxteis: Projeto Sobre Arte, feito em parceria com a Loja do MAM-SP
Participação da artista visual e galerista Priscila Mainieri
- Escolha de projeto sustentável, desde tecido até método de impressão
- Visão do artista no processo de transformação de arte em estampa
- Como um produto pode agregar valor e atrair novos mercados
- Importância da estampa de engenharia e análise inteligente da estampa localizada alinhada ao molde do produto
Aula 05 – Workshop de dúvidas
Participação de Martina Viegas (professora da Faculdade Belas Artes, designer de estampas e doutoranda em Comunicação na ESPM) e Priscila Mainieri (artista visual e galerista).
As convidadas, profissionais experientes na criação, compartilharão suas trajetórias e participarão de uma roda de conversa com a turma. O workshop abordará dúvidas, análises de peças estampadas para identificar diferenças em impressões e tecidos, além de conteúdos adicionais conforme necessidade da turma.
Bruna Boni, graduada em Marketing, pós-graduada em Inovação e Tecnologia em Design de Estampas pelo SENAI CETIQT no Rio de Janeiro, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Em 2006 iniciou sua jornada na moda, explorando os primeiros passos no universo dos tecidos. Em 2013, aprimorou seus conhecimentos no Istituto Marangoni e na University of the Arts London. Desde então, dedica-se ao desenvolvimento de criações autorais em estamparia, integrando suas paixões por Arte, Estampas e Fotografia em sua carreira como designer de superfícies.
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créditos
Foto: Bruna Boni
com Brunno Almeida Maia
Datas: 22 e 29 de fevereiro, 07 e 14 de março
Quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
A fotografia de moda é uma das narrativas estéticas/artísticas fundamentais para a compreensão da arte do vestir. Neste curso, vamos apresentar e analisar os diálogos — seus pontos de semelhança e diferença — entre as artes modernistas e contemporâneas e a história e linguagens dos principais fotógrafos de moda.
O intuito é conceituar a moda como uma organização social da aparência por meio das noções de modernidade, modernismo e o moderno, destacando a presença de elementos-chave para a compreensão dos movimentos e das vanguardas modernistas e pós-modernistas (como a arte do retrato, art nouveau, art déco, dadaísmo, futurismo italiano, construtivismo russo, surrealismo francês, pop e op art, arte performática, etc) nos projetos estético-políticos dos fotógrafos de moda. Dentre esses artistas estão Virginia Oldoini (Condessa de Castiglione), Barão Adolf de Meyer, Edward Steichen, George Hoyningen-Huene, Horst P. Horst, Man Ray, Blumenfeld, Munkácsi, Irving Penn, Ricard Avedon, Guy Bourdin, Deborah Turbeville, Helmut Newton, Bruce Weber, Herb Ritts, Ferdinando Scianna, entre outros.
Programação
Aula 1 – Conceitos e noções da teoria da imagem de moda
- Breve história da fotografia
- As noções de imagem, imaginário e imaginação na tradição filosófica
- A moda como arte: imagens de desejo, sonho e utopia
- Entre o temporal e intemporal: a metafísica da moda nas imagens de Irving Penn
Aula 2 – A fotografia na moda
- A teatralidade das imagens de moda em Barão Adolf de Meyer
- A arte do retrato e a moda: Condessa Castiglione e Richard Avedon
- O modernismo e a depuração das formas em Hoyningen-Huene
Aula 3 – As vanguardas modernistas na fotografia de moda
- A moda cita a Grécia Clássica: as fotografias de Steichen e os trabalhos de Madeleine Vionnet e da bailarina Isadora Duncan
- O dadaísmo e o surrealismo em Man Ray, Horst P. Horst e Cecil Beaton
- A arte do movimento no futurismo e nas imagens de Moda de Martin Munkácsi
Aula 4 – Pós-modernismo e a fotografia de moda
- O fragmentário e o pós-modernismo em Guy Bourdin
- A pop art e op art na fotografia de moda
- O sex appeal do inorgânico de Walter Benjamin e o fetichismo freudiano em Helmut Newton
- “Problemas de gêneros”: as imagens de Deborah Turbeville, Bruce Weber e Herbs Ritts, e diálogos com Julia Kristeva e Judith Butler
É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).
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Dúvidas:
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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
créditos
A bailarina americana Maria Tallchief, Los Angeles (1954), de Otto Stupakoff. | Fonte: Coleção MAM São Paulo
Curso online
Datas: 27 de outubro, 03, 10 e 17 de novembro
Sextas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Este curso tem como objetivo geral explorar e discutir o conceito moderno de moda, relacionando-o com as noções de arte na modernidade e no modernismo. Utilizando uma extensa bibliografia filosófica, sociológica, histórica e iconográfica, o curso busca analisar as interações entre moda, arte e design presentes nas obras de movimentos e artistas ligados às vanguardas modernistas do século 20.
Dentro desse contexto, os modernistas propuseram a dissolução das fronteiras existentes entre as linguagens artísticas por meio da criação da “roupa de artista”, ou seja, a concepção de vestimentas a partir do conteúdo estético-político de seus movimentos. Essas vanguardas buscavam aproximar a roupa do corpo da pintura, escultura, literatura e arquitetura. Exemplos incluem os estudos de pintura fauvista de Raoul Dufy, que se transformaram em estampas para a maison Paul Poiret; os vestidos de Robert e Sonia Delaunay, que criavam verdadeiros poemas têxteis sobre o corpo; o futurismo italiano e suas ideias arquitetônicas que influenciaram a forma das vestimentas; e o surrealismo francês, com a transposição onírica das esculturas e pinturas de Dalí, que reimaginavam os objetos vestíveis propostos pela costureira Elsa Schiaparelli. Todos esses exemplos eram capazes de expressar, como linguagem não-verbal da vestimenta, a experiência interior do sujeito moderno.
Programação
Aula 1 – Moda, modernidade e modernismo
- Os conceitos e as noções de moda e sua relação com o moderno, a modernidade e o modernismo;
- O costureiro como artista;
- O que significa dizer que a moda é uma arte?
Aula 2 – O modernismo como problema das Formas
- Do representativo ao abstracionismo: as influências de Picasso e Braque no corte do vestido;
- Relações entre a moda modernista e a literatura, a poesia e as artes visuais;
- Moda, arte e modernismo: Paul Poiret e as estampas de Raoul Dufy, Chanel e o design moderno, o geometrismo art déco de Jean Patou nas fotografias de George Hoyningen-Huene, os drapeados gregos em Madeleine Vionnet e Mariano Fortuny, entre outros.
Aula 3 – A roupa de artista nas vanguardas modernistas
- O futurismo italiano e as vestes de Giacomo Balla;
- A moda surrealista em Elsa Schiaparelli;
- O construtivismo russo e a moda: Liubov Popova e Varvara Stepanov;
Aula 4 – A roupa de artista no pós-modernismo;
- Os concretistas brasileiros e as vestimentas (diálogos com o acervo do MAM-SP);
- Os parangolés de Oiticica;
- Os trajes de Joseph Beuys;
- O manto sagrado de Arthur Bispo do Rosário;
É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).
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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
créditos
Luiz Braga, Rosa no arraial, 1990. fotografia colorida sobre papel. Coleção MAM São Paulo.
Segundas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
O curso parte do conceito de estética da existência, formulado por Michel Foucault nos anos 1980, para entender as relações entre vestimenta e identidade.
Ao desconstruir a visão eurocêntrica da roupa como forma de distinção social, as aulas convidam o aluno a pensar o corpo vestido como um dispositivo que materializa subjetividades desviantes, transformando a vida em obra de arte. O objetivo é mostrar como o século XX fez da moda uma forma de manifestação, ruptura, subversão e contestação de uma única estética.
Temas que serão discutidos nas aulas:
- O conceito de “roupa de artista” proposto por movimentos estético-políticos como o surrealismo francês, o construtivismo russo e o futurismo italiano
- Os trajes simultâneos do casal Robert e Sonia Delaunay
- O vestido reforma de Gustave Klimt
- A vida e a obra de Charles Baudelaire, Georg Sand, Virginia Woolf, Marcel Proust, Flávio de Carvalho, José Leonilson,
- Arthur Bispo do Rosário e Hélio Oiticica
- As drag queens, travestis e o corpo queer
- Os dândis do Congo e da Europa
- Os trajes africanos, do candomblé e do Bronx
- Decolonialismo e movimento feminista
Em mundo no qual a autoimagem passa pela estetização da vida das redes sociais, e do próprio sujeito como uma empresa (influencers), o avesso seriam as imagens provocadas pelas recentes rupturas da moda.
Nesse sentido, os corpos plurais, periféricos, agêneros, LGBTQIAPN+, de povos originários e da diáspora negra evocam mais do que imagens políticas, mas formas de vida inteiramente novas.
Programação
Aula 01 (17/10)
- Moda e subjetividade
- A estetização do eu como origem da moda – os manuais de conduta, retratos, biografias e escritas de si
- O sujeito moderno e a descentralização do eu
- A vestimenta e o seu “papel” no sujeito de desejo da psicanálise
- Corpos-vestidos em devir: as noções clássicas de identidade e a ruptura com Nietzsche e o existencialismo francês
Aula 02 (24/10)
- A Moda como estética da existência
- As noções de estética da existência, technē tou biou (arte, técnica da vida), conhecimento e cuidado de si no Foucault dos anos 80
- Morais e éticas inventivas em “corpos desviantes” – do dandismo de Oscar Wilde ao queer na moda;
- Para uma crítica à moda colonial – os modos de vestir silenciados
Aula 03 (31/10)
- Moda e modernismo – o escândalo da verdade no corpo
- Modernismo como problema das formas (de Baudelaire ao cubismo do século 20)
- A vida como literatura: os vestidos de Virginia Woolf e Marcel Proust
- A história da moda como história das formas do corpo
- A ruptura no guarda-roupa feminino: moda e feminismo
- As expressões de gêneros na Moda – a crítica do agênero e do não-binarismo
Aula 04 (07/11)
- A roupa de artista nos movimentos de vanguardas do século 20
- O conceito de “roupa de artista”
- A moda, a revolução e o desejo nas roupas de Elsa Schiaparelli para o surrealismo francês
- A “roupa de artista” no construtivismo russo, no futurismo italiano, nos trajes simultâneos do casal Robert e Sonia Delaunay, no vestido reforma de Gustave Klimt e em Joseph Beuys
- A estética da existência nos trajes e têxteis de Flávio de Carvalho, Arthur Bispo do Rosário, José Leonilson e Hélio Oiticica
É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).
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Público: interessados em geral
Duração: 06 encontros
Investimento: R$ 480,00 em até 4 parcelas
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Inscrições encerradas
Este curso tem por objetivo expor e conceituar, por meio da história da arte, política e social, da teoria de Moda, e da literatura, as relações e diálogos entre a Moda – enquanto fenômeno social, organização da aparência e do gosto – na Modernidade do século XX, com o movimento estético-político da Semana de Arte de 22.
Entrelaçando as obras e os modos de vida dos principais artistas da Semana, com a emergência da noção de modernismo na Moda europeia e brasileira do início do século 20, seus criadores, criadoras, costureiros e costureiras; a modernização da mulher e da cidade na cultura de consumo e da sociabilidade em São Paulo, com as publicações femininas e de Moda do período, que impulsionaram nova linguagem ao design gráfico; e a representação dos estilos, dos gostos e da constituição da personalidade aparente na imprensa.
Programação
Aula 01 | (31/01)
A Moda como fenômeno social, organização da aparência e do gosto na cultura ocidental; Início da ruptura no Brasil: antecedentes coloniais, o fin de siècle, a classe burguesa e a emancipação feminina;
Aula 02 (07/02)
“A roupa de artista”: a Moda e as vanguardas europeias – dadaísmo, surrealismo francês, expressionismo alemão e o futurismo italiano; A Moda na Semana de Arte de 22, suas cores, linhas, volumes e formas: do art nouveau, art déco às roupas de banho;
Aula 03 (14/02)
A modernização da mulher na Moda: Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Jean Patou, Lucien Lelong, Madeleine Vionnet, Mariano Fortuny, Albertine e as irmãs Callot, Doucet, Cheruit e Paquin na Recherche de Marcel Proust; Da androginia, do à la garçonne à Tarsila do Amaral e Paul Poiret: a escrita de uma “caligrafia dos gestos” no corpo;
Aula 04 (21/02)
“Paulicéia desvairada”: mulheres, consumo e sociabilidade na modernização de São Paulo; E a classe trabalhadora? As costureiras de bairro e vilas;
Dia 28/02 não haverá aula
Aula 05 (07/03)
A modernização do design nas revistas e o início da fotografia de Moda: de Barão Adolf de Meyer, Steichen, Hoyningen-Huene à Horst P. Horst; Logo depois: o modernismo de Flávio de Carvalho e o seu New Look;
Aula 06 (14/03)
Ainda somos modernistas? Leituras das influências do modernismo na moda brasileira: os anos 60/70, e as coleções de Ronaldo Fraga, Maria Bonita Extra e Alexandre Herchcovitch; Finalização.
É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).
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Quintas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 06 encontros
Curso completo: R$ 480 em até 5 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
O curso se propõe a explanar as mudanças cruciais na moda a partir das Vanguardas Artísticas do final do século 19, e as relações e independências que a mesma teve com a Arte e a Estética, assim como demonstrar as várias relações ocorridas também no Design, além de permear Cinema, Teatro e Literatura.
Programação
Aula 1 (12/05)
– As Exposições Universais e o surgimento da globalização;
– Realismo e o mundo não-romântico;
– A Modernidade – Manet e o surgimento da Arte Moderna;
– A Fotografia e a representação do Real;
– Impressionismo – a primeira Vanguarda Artística;
– O Fotograma e o sequenciamento da imagem;
– O surgimento do Cinema
Aula 2 (19/05)
– Arts and Crafts e o surgimento do Design;
– Gesamtkunstwerk, a Arte Total de Wagner;
– Haute-Couture e os Grandes Magazines – a autonomia da Moda;
– As primeiras relações diretas da Arte com a Moda;
– As silhuetas e sua definição
Aula 3 (26/05)
– Neo-Impressionismo e Pós-Impressionismo;
– O contato com o Oriente – japonismos e os Balés Russos;
– Poiret e o exotismo;
– O Primitivo no Moderno;
– Fauvismo, Cubismo, Orfismo, Futurismo e Suprematismo;
– O Expressionismo e o mão do artista
Aula 4 (02/06)
– A concomitância de movimentos, a aceleração do tempo e da Moda;
– Chanel e a invenção do estilista;
– O Art Déco e o Design;
– Duchamp e sua importância;
– Dada e Surrealismo – o absurdo da História e o absurdo na Arte
Aula 5 (09/06)
– Schiaparelli e o Entre-Guerras;
– Os Estados Unidos e a mudança de eixo;
– O Expressionismo Abstrato, a Pop Art e a invenção do Minimalismo – dissociação com a Moda
Aula 6 (23/06)
– A Moda e o surgimento de seus sistemas;
– Neo-Expressionismo e o fim dos movimentos;
– Arte Contemporânea e as influências e relações da Moda na Arte;
– O artertainment de Gompertz – Koons, Murakami, Hirst, Beecroft e outros;
– A dissociação da Moda e o fim da uniformização;
– O futuro da Moda e o futuro da Arte
Lorenzo Merlino é Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela UNICAMP, atualmente encontra-se na Inglaterra onde cumpre uma bolsa de doutorado-sanduíche na University of Brighton. Com mais de 25 anos de experiência no mundo da moda, integrou por seis anos o SPFW. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, ministra também cursos no MAM, no MASP, no Adelina Instituto, na Superbacana+, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, no SENAC e no SESC. Desde 2016 é embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.
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Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto. Entre em contato conosco.
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.
Quintas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 06 encontros
Investimento: R$ 480,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Um novo olhar sobre a Moda e um novo olhar sobre a Arte. O curso localiza e relaciona características entre a História da Moda e a História da Arte, fazendo uma análise crítica e inter-relacional entre ambas em uma exposição cronológica. Os diversos movimentos artísticos ganham explanação clara e precisa e a Moda se descortina em suas causas, razões, efeitos e consequências.
Programa
Aula 1 | (14/10)
– Apresentação e metodologia;
– A Moda através da História da Arte;
– Pré-História e as primeiras manifestações;
– A Antiguidade e o surgimento do vestuário;
– Roma e o apogeu da Antiguidade;
– Antiguidade tardia e as novas perspectivas;
– Bizâncio e a permanência de Roma.
Aula 2 | (21/10)
– Era Medieval – Renascimento Carolíngio, estilos Românico e Gótico;
– O início da diferenciação por gênero;
– Cruzadas e o aporte da opulência;
– Os vários Renascimentos;
– O humano no centro e o início da Moda – alteração de silhueta.
Aula 3 | (28/10)
– Barroco e Rococó;
– Decoração, exagero e lisonja;
– Os Habsburgo e Flandres, rigor e constrição;
– A Academia e o Classicismo do Grande Século;
– O início da preponderância francesa.
Aula 4 | (04/11)
– A Primeira Revolução Industrial;
– A Inglaterra e suas influências;
– Neoclassicismo – nobreza e burguesia, ousadia e conservadorismo;
– Deformação do corpo e construção de silhueta;
– As Revoluções e a influência inglesa – o câmbio da silhueta;
– De fornecedores a artífices, e a disseminação da roupa.
Aula 5 | (18/11)
– O longo século 19 e o final de uma Era;
– As bases do Moderno;
– Restauração, Romantismo, Realismo – o começo dos ismos;
– Revoluções Sociais e a Segunda Revolução Industrial;
– Grandes Magazines e as mudanças no fornecimento da Moda;
– O surgimento da Alta-Costura.
Aula 6 | (25/11)
– A aceleração do tempo e a aceleração da Moda;
– Final de Século e o início do Moderno;
– Impressionismo, Neoimpressionismo e Pós-Impressionismo;
– A Modernidade e as Vanguardas europeias;
– A Alta-Costura e o prêt-à-porter, e as primeiras relações diretas com a Arte;
– A Segunda Guerra e a mudança de eixo;
– Chanel e a invenção do estilismo;
– Ready-to-Wear to Prêt-à-Porter.
Lorenzo Merlino é Pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela UNICAMP, atualmente encontra-se na Inglaterra onde cumpre uma bolsa de doutorado-sanduíche na University of Brighton. Com mais de 25 anos de experiência no mundo da moda, integrou por seis anos o SPFW. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, ministra também cursos no MAM, no MASP, no Adelina Instituto, na Superbacana+, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, no SENAC e no SESC. Desde 2016 é embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.
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Legenda:
Berthe Morisot – Woman at Her Toilette, 1875/80
Óleo sobre tela, 60,3 x 80,4 cm. Acervo Museu do Louvre, Paris
Fonte: Art Institute Chicago
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Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.