local: auditório da Biblioteca Mário de Andrade

Chegamos à terceira Jornada Experiências Poéticas. Neste encontro, serão compartilhadas as pesquisas e experimentações das professoras da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que confluem com suas participações nos encontros formativos realizados dentro do programa Contatos com a Arte. O objetivo é refletir como esses estudos e experimentações podem reverberar nos contextos e cotidianos das práticas dessas educadoras, bem como contribuir em seus planejamentos, na escuta e atenção à diversidade, sensibilidades e poéticas das infâncias, buscando um processo de ensino-aprendizagem ético, engajado, significativo e que valorize a memória.

Acessível em Libras. Atividade presencial e gratuita.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a Arte .

 
patrocínio 
produção 
realização 

com Fátima Freire e MAM Educativo

Educação como emoção, sentimento, paixão, generosidade, apego e desapego, o lugar
do coração. Partindo do que nomeia como pedagogia da subjetividade, a pedagoga Fátima Freire, autora do livro Quem educa marca o corpo do outro, nos conduz em um encontro que visa a prática da reflexão sobre o nosso agir ao pensar. Sobre o que buscamos na área da educação, sobre as marcas de vida que estão no nosso corpo, que enquanto educadores devemos ressignificá-las e sobre que caminhos podemos construir atuando com crianças.

Fátima Freire Dowbor

Fátima Freire Dowbor é formada em Pedagogia pela PUC de São Paulo e também possui graduação em Filosofia pela Universidade de Coimbra, em Línguas Romanas, pela Universidade de Varsóvia, e em Psicopedagogia, pelo Instituto Jaques Rousseau. Já atuou como educadora em diversos países e atualmente presta assessoria pedagógica a diversas instituições, além de integrar o conselho do Instituto Paulo Freire.

Acessível em Libras. Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte .

 
patrocínio 
produção 
realização 

com Cristino Wapichana

O artista e escritor Cristino Wapichana é contador de histórias, músico, compositor e produtor cultural. Neste encontro, Wapichana apresenta Ler é aprender, ler é existir, em que propõe pensar a educação como prática ancestral, sustentada pela junção de muitas vozes, experiências e saberes necessários para existir. Para ele, educar ultrapassa a dimensão da escola e abre espaço para a escuta do mundo vivo – plantas, animais, rios, florestas, ventos e seres humanos – como parte essencial da aprendizagem. A educação é vista também como um ato crítico. Educar, aqui, é colaborar e possibilitar a construção de sujeitos empáticos, conscientes da multiplicidade do estar no mundo.

Cristino Wapichana
(Boa Vista, RR, 1971)

Contador de histórias, escritor, músico, compositor, produtor cultural. Artista indígena, utiliza-se de sua familiaridade com as palavras e a música para disseminar histórias, saberes e heranças dos povos originários, reforçando a importância dessa população para a formação da sociedade brasileira.

Acessível em Libras. Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte .

 
patrocínio 
produção 
realização 

Semana das Culturas das Infâncias
com Jussara Santos

Jussara Santos, autora do livro Democratização do colo: Educação antirracista para e com bebês e crianças pequenas, abordará aspectos das relações étnico-raciais na Educação Infantil, fundamentando-se em sua ampla trajetória profissional e em pesquisas acadêmicas. O encontro terá como foco a escuta qualificada, o acolhimento e a representatividade no cotidiano das crianças e bebês. A atividade propõe uma reflexão sobre como o racismo estrutural influencia as relações e práticas diárias na Educação Infantil, levantando questões relacionadas ao afeto, ao cuidado e à escuta, convidando à construção de práticas antirracistas desde os primeiros anos da vida escolar.

Jussara Santos

É educadora das infâncias há 20 anos, atuando com bebês e crianças entre 0 e 6 anos. Compõe a dupla autoria do documento Currículo da cidade : Educação antirracista (São Paulo, 2022). É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Educação e relações étnico-raciais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Acessível em Libras. Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do mam. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte .

 
patrocínio 
produção 
realização 

Semana das Culturas das Infâncias
com Amanda Alves e Caroline Machado

Este encontro visa compartilhar experiências e processos educativos realizados a partir do trabalho contínuo com crianças pequenas no contexto do museu e da arte-educação. As atividades abordam diversas linguagens artísticas, desde brincadeiras cantadas, experimentações com tintas naturais e contações de histórias que envolvem adultos e bebês, que participam descobrindo juntos novas possibilidades sensoriais e sensibilização.

Amanda Alves Vilas Boas Oliveira

Amanda Alves Vilas Boas Oliveira ou Amanza é educadora e fotógrafa. Sua formação acadêmica é Bacharelado em História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Técnico em Comunicação Visual pela ETEC Tiquatira. Apresenta o podcast “O Conceito” sobre história da arte e cultura pop. Percorreu entre instituições culturais como Pinacoteca do Estado de São Paulo e SESC Consolação, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e produção de projetos culturais periféricos. Atualmente é educadora no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Sua pesquisa permeia entre direito à cidade, expressões musicais e cultura das infâncias.

Caroline Machado

É educadora, artista e produtora cultural. Técnica em Dança, licenciada em Artes Visuais, pós graduanda no curso “A Pedagogia das Miudezas na Educação das Infâncias: sobre epistemologias, utopias e teimosias” pela A Casa Tombada. Em suas pesquisas encruzilha relações entre corpo, memória e aspectos da cultura afro-diaspórica e popular brasileira no campo da arte-educação.

Acessível em Libras. Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público. Inscrições online no site oficial do MAM. Para audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Essa atividade faz parte do programa Contatos com a arte.

 
patrocínio 
produção 
realização