a paisagem como corpo político

21, 28 de julho, 04, 11, 18 de agosto de 2025
das 19h30 às 21h30

com André Komatsu

Datas: 21, 28 de julho, 04, 11 e 18 de agosto de 2025
Segundas-feiras
Horário: das 19h30 às 21h30
Duração: 05 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Este curso investiga como as práticas artísticas contemporâneas – incluindo instalação, site specific, happenings e performances – ativam o espaço público e privado como campo de tensão e questionamento. A partir da análise de obras de artistas modernos e contemporâneos, os participantes serão convidados a refletir sobre como a arte intervém na organização do espaço urbano, desestabiliza estruturas consolidadas e propõe novas formas de ocupação e engajamento. Por meio de discussões teóricas e exercícios práticos, o curso busca expandir a compreensão sobre o papel do artista na construção simbólica e material do território.

Programação

Aula 01: A paisagem como discurso I

Esta aula introduz a paisagem como campo de disputa simbólica e material, explorando como a arte reflete e questiona transformações econômicas, políticas e sociais. A partir das obras de Hans Haacke, Mark Lombardi, Edwin Sanchez e Santiago Sierra, discutiremos como diferentes estratégias artísticas – desde investigações sobre redes de poder até intervenções críticas no espaço público – tensionam as relações entre arte, mercado e instituições. Ao analisar esses trabalhos, os participantes serão convidados a refletir sobre o papel do artista na revelação e reconfiguração das paisagens contemporâneas.

Aula 02: A paisagem como discurso II

Análise da paisagem como construção política e social. A partir dos artistas estudados, exploraremos como diferentes abordagens artísticas evidenciam as forças que moldam o espaço urbano e institucional. A aula também abrirá espaço para reflexões críticas e trocas entre os participantes, incentivando conexões entre os exemplos apresentados e o contexto contemporâneo.

Aula 03: Claudia Andujar e a land art

Esta aula propõe um diálogo entre a produção de Claudia Andujar e os principais nomes da Land Art, como Robert Smithson, Michael Heizer e Walter De Maria. Enquanto os artistas da Land Art operam em grande escala no ambiente natural, questionando os limites entre arte e paisagem, Andujar utiliza a fotografia como ferramenta de engajamento na luta pela demarcação do território Yanomami. A partir dessa conexão conceitual, investigaremos como diferentes práticas artísticas podem atuar na construção de narrativas sobre o território, a ocupação da terra e as relações de poder que atravessam esses espaços.

Aula 04: O corpo e o meio

Nesta aula, exploraremos como o corpo se torna um agente de transformação e questionamento do meio em práticas artísticas que tensionam fronteiras entre o indivíduo e o espaço. A partir das obras de Ana Mendieta, Teresa Margolles, Minerva Cuevas e Tehching Hsieh, analisaremos como ações performativas, intervenções e rituais cotidianos ressignificam paisagens sociais e políticas. O corpo, aqui, é tanto matéria quanto linguagem, articulando novas formas de percepção e engajamento com o entorno.

Aula 05: A construção do real

Esta aula investiga como a arte pode questionar e remodelar a noção de realidade por meio da mídia, do controle social e da memória. A partir das práticas de Ztohoven, Chris Burden, Mona Hatoum e Doris Salcedo, analisaremos estratégias que vão desde a infiltração em veículos de comunicação de massa até intervenções que evidenciam dinâmicas de poder e narrativas oficiais. Através desses artistas, discutiremos como a arte pode tensionar os limites entre fato e ficção, presença e ausência, criando novas camadas de significação sobre o real.

André Komatsu
(São Paulo, SP, Brasil, 1978)

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br)

créditos: André Komatsu, Atlas, 2007. Madeira, camiseta e parafuso, 330 × 50 × 70 cm. Foto: Edouard Fraipont