online – arte africana: histórias e perspectivas com Renato Araújo


Recomende esse curso


Datas: 19, 26 de agosto, 02, 09, 16, 23 de setembro de 2020
Horário: das 18h às 19h30 por videoconferência

Público: interessados em geral 

Duração: 06 encontros

Curso completo: R$ 468 em até 3 parcelas (inscreva-se aqui)

Aulas avulsas: R$ 80 por aula

 

O curso traz os temas mais relevantes dentro das áreas de arte e etnologia africanas possibilitando compreender como se originou o processo de transformação dos conceitos sobre a arte africana nos séculos XIX e XX, identificar métodos de abordagem (artístico e etnográfico) dessas manifestações culturais. Também apresenta os padrões artísticos de máscaras e estatuetas, entre outros objetos africanos, bem como às suas menções formais no ocidente, quando arejaram movimentos artísticos dentro do modernismo europeu no início do século XX.

 

Programação*

Aula 1 | Arte africana – o mistério da maneira como nos foi apresentado (inscreva-se aqui)

Aula 2 | África por ela e fora dela mesma (inscreva-se aqui)

Aula 3 | Os registros históricos – estudos técnicos e científicos sobre arte africana (inscreva-se aqui)

Aula 4 | Conceitos e definições de arte africana (inscreva-se aqui)

Aula 5 | Perspectivas conflitantes – formas clássicas de arte africana contrapostas com as peças de arte popular (inscreva-se aqui)

Aula 6 | Um futuro para a arte africana? Estudos atuais e temas de museologização (inscreva-se aqui)

 

*As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom.

 

Graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Renato Araújo da Silva tem sido colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP) desde 1999, realizando pesquisas em joias e arte africana desta coleção sob a orientação da Profa. Dra. Marta Heloísa Leuba Salum. Também trabalhou como educador, coordenador e pesquisador em instituições como Centro Cultural Banco do Brasil e Museu Afro Brasil. Desde então, assina exposições como curador de arte africana da Coleção Ivani e Jorge Yunes. Curador da exposição trilogia “África, Mãe de Todos Nós” (MON-Curitiba/2019), Renato é co-autor do livro “África em Artes” (Museu Afro Brasil/2015); autor do artigo “Africanisms Inside a Museum from Brazil” (Taylor & Francis/2015); e autor do e-book “Arte Afro-Brasileira: altos e baixos de um conceito” (Ferreavox/2016).

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

55 11 5085 1314

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Máscara Cultura Kuba República Democrática do Congo Col. Ivani e Jorge Yunes.
Foto: Estevan dos Anjos

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).
Inscreva-se