curso online | Arte brasileira – do colonial à formação do mam com Manoel Canada


Recomende esse curso


Datas: 19, 26 de maio, 02, 09, 16, 23, 30 de junho, 07 de julho de 2021
Horário: das 19h às 21h por videoconferência
Inscrições encerradas

Público: interessados em geral 

Duração: 08 encontros

Este curso pode ser adquirido tanto o módulo completo como aulas avulsas de acordo com as datas

Curso completo: R$ 600 em até 3 parcelas 

Aula avulsa: R$ 80,00

 

Como um panorama, o curso parte da arte brasileira, do vernáculo à formação da academia de Belas Artes: do Barroco ao Romântico, da colônia ao império. Serão abordados temas como o que está entre o nacional e o regional, as vanguardas e suas influências no território nacional, e principalmente a Semana de Arte Moderna de 22 e a Formação do Museu de Arte Moderna e da Bienal em São Paulo.

 

Programação

Aula 01 (19/05) | Antropofagia – XXIV Bienal de São Paulo, Histórias de Canibalismo. A América – Paraíso e Inferno. Os primeiros registros da imagem da América. (aula concluída)

Aula 02 (26/05) | Invasão Holandesa. Albert Euckout e Frans Post (aula concluída)

Aula 03 (02/06) | O Barroco. Aleijadinho e Mestre Athaíde (aula concluída)

Aula 04 (09/06) | A missão Francesa. Debret e Pedro Américo (aula concluída)

Aula 05 (16/06) | O Romantismo, Pitoresco e Sublime. O Realismo e o Simbolismo. Almeida Júnior e Visconti (aula concluída)

Aula 06 (23/06) | Semana de Arte Moderna de 22. Lasar Segall, Anita Malfatti, Di Cavalcanti (aula concluída)

Aula 07 (30/06) | Pau-Brasil e Antropofagia. Tarsila e Oswald de Andrade (aula concluída)

Aula 08 (07/07) | Afirmação da identidade moderna. O MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. A Bienal de São Paulo (aula concluída)

 

Manoel Canada é mestre em Arte Visuais pela UNESP. Desde de 2010 integra o corpo docente do curso de Conservação e Restauro e História da Arte Brasileira na PUC SP. É autor de algumas obras, entre elas História da Arte – A partir do Acervo do MASP (Coleção de 4 volumes), produzido por Paula Fischer e Edurdo Gehrke. E também já participou de exposições em diversas instituições culturais como MAC SP e MAC Campinas.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Legenda:
Theodore de Bry – America tertia pars, 1592. Gravura. Biblioteca Mário de Andrade
Fonte: Wikimedia Commons

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.