online – arte e mitologia grega II com Felipe Martinez


Recomende esse curso


Datas: 20, 27 de julho, 03, 10 de agosto de 2020
Horário: Das 19h30 às 21h por videoconferência

Público: interessados em geral 

Investimento: R$ 80,00/aula

 

Em quatro encontros, este curso vai tratar da representação artística dos mitos presentes nas grandes obras literárias da antiguidade.  A partir de textos como a Eneida, de Virgílio, e Medeia, de Eurípedes, será visto como artistas de diferentes épocas, como Delacroix, Turner e Rubens, encontraram os temas de suas obras na mitologia greco-romana. O curso foi dividido de acordo com temas específicos e cada aula vai tratar de suas representações na pintura e na escultura.

 

Programação*

Aula 1 | (20/07) Narrativas da Eneida de Virgílio. Será visto como episódios da Eneida foram representados nas obras de Delacroix, Ingres e Turner. (aula concluída)

Aula 2 | (27/07) Édipo, Prometeu e Antígona. serão estudadas as representações das seguintes tragédias: Édipo Rei e Antígona, de Sófocles, e Prometeu Acorrentado de Ésquilo. Artistas: Rubens, Ingres e Gustave Moreau. (aula concluída)

Aula 3 | (03/08) Orfeu, Hércules e Odisseu no mundo dos mortos. Como Orfeu, Hércules e outros personagens desceram ao mundo de Hades e de lá retornaram. Artistas: Delacroix, Ticiano e Bronzino. (inscreva-se aqui)

Aula 4 | (10/08)  Medeia e Jasão. Serão estudadas as representações da história de Jasão e Medeia destacando a busca do tosão de ouro e a tragédia Medeia de Eurípedes. Artistas: Delacroix, Turner e John William Waterhouse. (inscreva-se aqui)

 

*As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom.

 

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC de São Paulo e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, na Holanda.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

55 11 5085 1314

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Legenda:
Eugène Delacroix, Medea, 1838
Óleo sobre tela, 122 x 84 cm. Acervo Museu do Louvre, Paris
Fonte: Wikimedia Commons

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).