Creativity MasterClass 4: Visualização com Charles Watson INSCRIÇÕES ESGOTADAS


Recomende esse curso


O termo visualização refere-se ao processo de pensar através de imagens ao invés de palavras. Apesar de ser uma poderosa ferramenta para a conceitualização criativa, tem sido sistematicamente negligenciada nas estruturas educativas existentes.

Uma vez sabendo que nosso córtex visual é a maior região do cérebro destinada ao processamento de dados sensoriais, seria um desperdício não levar isso em consideração.

Pesquisas recentes não estão apenas transformando a maneira que pensamos sobre o papel da visualização no processo criativo, como também confirmando o que mentores e professores já conhecem há anos – que a habilidade de visualizar é uma das mais importantes ferramentas no arsenal de táticas criativas.

Do ponto de vista neurocientífico, existem semelhanças entre fazer algo, e a simulação visual da mesma ação. Não há mais dúvidas que a capacidade de formar e manipular imagens associadas a uma atividade é capaz de promover mudanças inclusive na nossa arquitetura cognitiva.

 

METODOLOGIA

Serão ao todo 4 palestras: Percepção, ThinkingSeeing Doing, incluindo entrevistas com dezenas de profissionais de várias áreas de atuação, além de exercícios destinados a consolidação da informação disponibilizada. Esse workshop abrangerá os aspectos de visualização considerados fundamentais para um desempenho criativo otimizado.

 

Dia 16 de maio (quinta-feira) das 20h às 23h
Dia 17 de maio (sexta-feira) das 19h às 22h
Dia 18 de maio (sábado) das 14h às 18h
Dia 19 de maio (domingo) das 14h às 18h 

Carga horária: 14 horas divididas em 4 dias intensos

Público: designers, arquitetos, publicitários, relações públicas, empresários, artistas, professores, estudantes e profissionais de áreas onde a geração de novas ideias é fundamental. Não é necessário ter cursado os módulos anteriores.

Investimento: 4 parcelas de R$ 200,00.

 

Charles Watson é educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Solving e Desempenho Otimizado. Formado em Arte e Literatura pela Bath Academy / Bath University na Inglaterra, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982. Suas numerosas conversas e entrevistas filmadas com criadores dentro e fora do Brasil deram início a uma extensa pesquisa sobre o processo criativo que hoje abrange várias disciplinas – ciência, negócios, literatura, música, filosofia e arte – focando nas similaridades encontradas na formulação de conceitos inovadores. Realiza palestras em empresas desde a década de 80, quando foi convidado a expor suas ideias para empresas como Coca-Cola, Shell, Deloitte Touche Tohmatsu e Arthur Andersen entre outras. Além dessas atividades acadêmicas e educacionais, Charles é um entusiasmado construtor de veleiros. A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e às vezes desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto sistemas complexos, física, música, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas: cursos@mam.org.br ou 5085-1314.

 

PARA SE INSCREVER NA LISTA DE ESPERA, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

Inscreva-se