curso online | Programa de pesquisa e interlocução artística com Beatriz Lemos e Cláudio Bueno


Recomende esse curso


Público: interessados em geral 

Duração: 16 encontros

Curso completo: R$ 1.080,00 em até 5 parcelas 

 

Episódio 1 – Stela do Patrocínio

 

O programa de pesquisa e interlocução artística é uma proposição artístico-curatorial de Beatriz Lemos e Cláudio Bueno. Trata-se do encontro de pessoas interessadas no aprofundamento de suas próprias práticas e pesquisas enquanto artistas, bem como na interlocução com outras áreas do conhecimento e da vida. Os encontros partem de um conjunto de ações-proposições, capazes de instaurar processos de aprendizagem e experimentações, tanto coletivas, quanto individuais. 

O programa é estruturado em episódios com duração de 4 meses cada. Para o 1º episódio, delinearemos os encontros a partir da voz e concepção de mundo de Stela do Patrocínio. Sua obra, crítica e poética, será nosso dispositivo para mediação dos encontros, operando também como metodologia para abordar questões relativas ao campo da arte.

  

Episódio 1 – Programa

Neste curso, chamado de Episódio 1, frases/sentenças de Stela do Patrocínio, operam como um disparador/organizador da metodologia de trabalho do grupo de pesquisa ao longo dos encontros.

 

Encontros: 01 a 04

Ficar gostando e não perder o gosto 

Diante de um mundo em ruínas, bem como um sistema da arte articulado em bases do capital e da exploração de corpos e de saberes, os participantes serão convocados a refletir sobre noções de persistência, interesse e prazer na continuidade de suas produções e pensamentos. 

  

Encontros: 05 a 08

Eu me confundi comendo pão ganhando pão 

Nestas semanas, serão discutidas questões relativas às economias da arte, envolvendo, consequentemente: as políticas de acesso; as formas de distribuição de recursos; as políticas de visibilidade, de circulação e de ocupação das estruturas de poder; as marcações/intersecções de classe, raça, gênero, sexualidade; a competitividade; a profissionalização; a objetificação, a fetichização e a obra como mercadoria; as mensurações de valor do tempo, bem como do capital simbólico que cada artista opera.

  

Encontros: 09 a 12

Pelo espaço vazio você também não pode ficar

Porque lugar de cabeça é na cabeça

Lugar de corpo é no corpo 

Aqui serão abordadas as práticas artísticas que incorporam o saber do corpo. Corpo-coletivo, mas também, singular. O fazer artístico como reconexão, elaboração da própria existência e de uma certa posição no/com o mundo – sem, contanto, deixar de considerar, as armadilhas neoliberais de captura de identidades, representatividades, e outras.

 

Encontros 13 a 16

“Você está me comendo tanto pelos olhos

Que eu já não tenho de onde tirar força

Pra te alimentar” 

Finalização do episódio e encaminhamentos dos processos individuais e coletivos. As obras, as práticas discursivas e as práticas e condições de vida.

 

Beatriz Lemos é pesquisadora e curadora autônoma, com mestrado em História Social da Cultura pela PUC-RJ. É idealizadora e diretora da plataforma Lastro – Intercâmbios Livres em Arte. A partir de perspectivas contra-hegemônicas, atua na condução e articulação de processos em rede e transdisciplinares de criação e aprendizagem. Atualmente é Curadora Adjunta do MAM Rio e integra a equipe curatorial da 3ª Frestas – Trienal de Artes (Sorocaba, SP).

Cláudio Bueno é artista, pesquisador e curador, doutor em Artes Visuais pela ECA-USP. É co-idealizador das plataformas e grupos: Explode!; O grupo inteiro e Intervalo-Escola. Nutre sua prática pelas diferentes formas, não normativas, de aprender, de estar junto, de fazer, de negociar, de pensar, de sentir e de viver, com a Terra, entre humanos e não-humanos. Atualmente é co-curador do Pivô Pesquisa e co-realiza, junto a O grupo inteiro, a pesquisa: Drought, Nurturing, Orós, Caatinga, Sertão, apoiados pelo Het Nieuwe Instituut de Roterdã.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Ao se inscrever no curso, você tem direito a um catálogo do mam sp. O catálogo só pode ser retirado presencialmente na recepção do museu apenas nos dias e horários em que o museu estiver aberto seguindo os protocolos da covid-19, a partir do dia 10/03/2021. Apenas um catálogo por pessoa. O catálogo é escolhido previamente pela instituição. Os catálogos não poderão ser enviados pelo correio.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

*Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.