curso online | História da arte como história das origens com Renato Menezes


Recomende esse curso


Datas: 27 de agosto, 03, 10, 17 de setembro de 2021
Horário: das 19h às 21h por videoconferência
Inscrições encerradas

Sextas-feiras

Público: interessados em geral 

Duração: 04 encontros

Curso completo: R$ 320 em até 4 parcelas

As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom

 

Esse curso pretende refletir sobre o compromisso que a História da Arte teve – desde seu nascimento, no século XVI, até o século XX –, com a produção de narrativas focadas na busca e construção de mitos de origem, centrando-se em diferentes ideias de nacionalismo e de territorialidade.

Estruturados em temas e baseados em análise de imagens, os encontros oferecerão um olhar amplo e crítico sobre essa disciplina, a fim de problematizar as categorias tradicionais que a constituem (tais como cronologia, estilo, escolas artísticas etc.) e de repensar seu próprio destino.

 

Programação

Aula 01 | (27/08) Mitos de fundação da História da arte

– Giorgio Vasari e a arte italiana

– J. J. Winckelmann e a arte grega

– “O mal estar da periodização”

 

Aula 02 | (03/09) Retorno às origens

– O nascimento da arqueologia

– Narrativas míticas de viagem ao mundo subterrâneo

– Autoctonia e territorialidade

 

Aula 03 | (10/09) Heróis e Monumentos

– O culto dos ancestrais

– Nacionalismos e o modelo geográfico da história da arte

– “As invasões bárbaras” e os revivalismos arquitetônicos

 

Aula 04 | (17/09) Primitivismos: o artista como historiador

– América e o problema da mestiçagem

– Facetas do Indigenismo

– A questão da cor local

 

Renato Menezes é historiador e critico de arte, doutorando em história e teoria da arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris). Mestre em história pela UNICAMP e graduado em história da arte pela UERJ.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto 

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Legenda:
Giulio Romano – Afresco na parede leste (detalhe), entre 1532 e 1534. Pintura. Sala dei Giganti, Palazzo del Te, em Mântua, na Italia.
Fonte: Wikimedia Commons

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.