curso online | História das artes aplicadas com Felipe Martinez


Recomende esse curso


Datas: 05, 12, 19, 26 de julho de 2021
Horário: das 19h às 21h por videoconferência
Inscrições encerradas

Público: interessados em geral 

Duração: 04 encontros

Curso completo: R$ 320 em até 4 parcelas

 

Este curso propõe um percurso pela história da arte a partir da diferença entre as belas-artes e as artes aplicadas, mostrando como essa distinção varia historicamente e está ligada à posição dos artistas na divisão social do trabalho.

O percurso começa com uma reflexão sobre o mercado de arte ao longo da tradição ocidental, especialmente nos períodos renascentista e barroco. O próximo passo é tratar do trabalho artístico no mundo capitalista, e discutir modalidades artísticas como o design, as artes gráficas, o mobiliário etc.

Nesse sentido, serão abordados movimentos como o art nouveau, o art déco e a Bauhaus. Finalmente, com base na exposição Desafios da modernidade – Famíla Gomide-Graz nas décadas de 1920 e 1930, será visto como a história do modernismo no Brasil pode ser contada por meio das artes aplicadas.

 

Programação

Aula 01 | (05/07) Arte e Mercado na tradição da arte ocidental: artista e artesão.
De modo panorâmico, o primeiro encontro vai mostrar como a evolução do trabalho artístico e do mercado de arte ajudam a entender a distinção entre artes aplicadas e belas-artes no período do Barroco e do Renascimento.

Aula 02 | (12/07) Artes aplicadas e mercado de arte em tempos capitalistas
O segundo encontro vai tratar das diferenças entre artes aplicadas e belas artes no mundo pós-Revolução Industrial e mostrar a relevância dessa diferença para o desenvolvimento da arte moderna. Destaque para o movimento Arts and Crafts e para as ideias de William Moris e John Ruskin.

Aula 03 | (19/07) Art Nouveau, Art Déco e Bauhaus
A terceira aula vai tratar dos movimentos Art Nouveau e Art Déco entre o final do século 19 e começo do século 20. Será visto como esses movimentos estão ligados a uma ideia de arte cotidiana, com destaque para a obra de Alphonse Mucha, Victor Horta e para a exposição de Artes Decorativas de 1925, em Paris. Também será visto como a escola Bauhaus tem pontos de contato e de distância com esses movimentos.

Aula 04 | (26/07) O modernismo no Brasil e as artes aplicadas
A última aula vai abordar o modernismo brasileiro a partir das manifestações das artes decorativas e do muralismo associado à arquitetura. O objetivo do encontro é entender como a arte do século 20 no Brasil está ligada à evolução das artes aplicadas. Destaque para as obras de Regina e John Graz, Antônio Gomide e Antônio Maluf.

 

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC de São Paulo e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, na Holanda.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Legenda:
Antonio Gomide – O encontro, 1930. Foto: Bruno Macedo

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.