curso online | moda, arte e filosofia: diálogos contemporâneos com Brunno Almeida Maia


Recomende esse curso


Datas: 06, 13, 20, 27 de julho, 03, 10 de agosto de 2021
Horário: das 19h às 21h por videoconferência

Público: interessados em geral 

Duração: 06 encontros

Curso completo: R$ 480 em até 4 parcelas

 

O que a coleção de Inverno 2007 da Balenciaga por Nicolas Ghesquière, tem a ver com a revolução política? Qual o diálogo entre o pensador alemão Walter Benjamin, e a coleção Mondrian de 1965 de Yves Saint Laurent? 

Como é possível relacionar a estreia da Comme des Garçons na Paris da década de 80 com a Queda  do Muro de Berlim? A atual tendência Agender (moda sem gêneros), encontra  consonâncias nas ideias de Judith Butler, Friedrich Nietzsche e do poeta francês Charles Baudelaire? 

Com Elsa Schiaparelli e Salvador Dali, os futuristas e Giacomo Balla, a Moda pode ser Arte, e a Arte pode iluminar o cotidiano? 

A partir destas, e outras inquietações, o presente curso parte dos escritos do filósofo, ensaísta e crítico alemão Walter Benjamin sobre a Moda e as roupas no contexto do capitalismo cultural do século XIX, propondo uma leitura do momento atual, a partir da relação entre a Moda e a Filosofia.

 

Programação

Aula 01 | (06/07) Moda e História: os primeiros estudos sobre moda. Breves conceituações. O que é contemporâneo. Moda e capitalismo cultural em Walter Benjamin. Duas metodologias para o processo criativo: a arqueologia e a cartografia (YSL, Balenciaga e Alexandre Herchcovitch)

 

Aula 02 | (13/07) Moda e memória: “O casaco de Marx” – roupas e memória. A moda e o processo revolucionário.  Primo Levi e Christian Boltanski – roupa e testemunho a partir de Auschwitz. As roupas sob o ponto de vista da crítica literária feminista da década de 1980/1990. Narrar e tecer – de Marina Colasanti a Penélope da Odisseia de Homero

 

Aula 03 | (20/07) Moda e Imagem: O estatuto ontológico da imagem no ocidente: Breve história da percepção no ocidente. A fotografia no século XIX. Conceituações sobre fotografia de moda. Imagem e imaginário na fotografia de moda. Alguns mestres da fotografia de moda: Virginia Oldoini, a Condessa Castiglione, De Meyer, Steichen, Hoyningen– Huene, Horts, Man Ray, Blumenfeld, Cecil Beaton, Munkasci, Penn e Avedon, David Bailey, Hiro, William Klein, Bob Richardson, Diane Arbus, Helmut Newton, Bruce Weber, Herb Ritts, Oliviero Toscani, LaChapelle, Steven Meisel, Juergen Teller, entre outros.

 

Aula 04 | (27/07) Moda e Narrativa: O que é narração. Moda e linguagem. Relação entre literatura e moda. Um passeio por autores como Virginia Woolf, Marcel Proust, Honoré de Balzac, Émile Zola, Gustave Flaubert, Machado de Assis e José de Alencar. O trabalho da artista plástica belga Isabelle de Borchgrave e um diálogo com a coleção “A costura do invisível” de Jum Nakao.

 

Aula 05 | (03/08) Moda e Arte: Aproximações e distanciamentos entre moda e arte. Diálogos entre a moda e a arte: do Impressionismo do século XIX às vanguardas artísticas do século XX. Moda e o Surrealismo. Moda e o Futurismo. A Moda como estética da existência: Gilda de Mello e Souza, Gilles Lipovetsky e Michel Foucault. Passeio pelas obras de Hélio Oiticica, Issey Miyake e Arthur Bispo do Rosário.

 

Aula 06 | (10/08) Moda e Corpo: A moda e o corpo como linguagens. Introdução à história do belo no ocidente. Três fases: Antiguidade clássica greco-romana (Madeleine Vionnet). Idade Média (Christian Lacroix). Idade Moderna (Christian Dior). Modernidade (Japonismo e Belgas). Reinvenção das formas do corpo nos artistas modernistas, e o diálogo com o trabalho da Escola da Antuérpia e dos estilistas japoneses. 1990 – a década de opostos. Sobre o agender – Nietzsche, Charles Baudelaire, Simone de Beauvoir, Judith Butler. Estilistas e marcas contemporâneas que abordam o agender (moda sem gêneros).

 

Professor convidado da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), do SENAC Lapa, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e do Centro Universitário Belas Artes. Já ministrou aulas sobre a relação entre a literatura e a moda em espaços como Fundação Ema Klabin, Adelina Instituto Cultural, entre outros. Também assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no romance Lucíola (1862) de José de Alencar no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015). Foi facilitador pedagógico do módulo Formação em cidadania e direitos humanos do programa “Transcidadania” iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, com a CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) e Centro de Cidadania LGBT SP. Atualmente trabalha em seu próximo livro de gênero ensaístico “Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo” (Editora Cosmos)

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Legenda:
Horst. P. Horst, Dinner suit and headdress by Schiaparelli, 1947

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros. 

 

Inscreva-se