Datas: De 22 de abril a 20 de maio de 2023
Horário: 10h às 12h
Sábados
Público: interessados em geral
Duração: 5 encontros
Investimento: R$ 400,00
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Oficina de leitura e escrita a partir de cinco romances emblemáticos de escritoras de língua portuguesa, com foco nos aspectos plásticos, imagéticos, da linguagem, em sua relação com a trama e personagens, explorando desde os elementos cinematográficos e poéticos da escrita ao registro documental e autobiográfico. O objetivo é traçar uma reflexão sobre o percurso da narrativa contemporânea de autoria feminina, do experimental à autoficção, incluindo propostas de escrita para os(as) participantes.
Programação
Leitura crítica e debate sobre os romances “Parque industrial”, “Água viva”, “Quarto de despejo”, “Fluxo, floema” e “Caderno de memórias coloniais”, com exercícios de escrita criativa em prosa, ou de resenha literária.
Aula 1
“Parque industrial”, de Patrícia Galvão. Romance modernista, prosa caleidoscópica, cinematográfica, feminista; experimentação e denúncia social.
Aula 2
“Água viva”, de Clarice Lispector. Prosa poética, imagética, fluxo de consciência, ficção liquida (Bauman).
Aula 3
“Quarto de despejo”, de Carolina de Jesus. Narrativa documental, autobiográfica, com deslocamentos criativos, linguísticos e imagéticos, da norma culta e literária. Diário e autoficção.
Aula 4
“Fluxo, floema”, de Hilda Hilst. Escrita como fluxo existencial, estilhaçamento da linguagem e da voz narrativa. Imagens mentais.
Aula 5
“Caderno de memórias coloniais”, de Isabela Figueiredo. Narrativa reconstitui a paisagem colonial em ruínas e a desconstrução da figura paterna, numa revisão pungente ao mesmo tempo do patriarcado e da necropolítica.
Reynaldo Damazio
Editor, crítico literário, escritor e coordenador do Centro de Apoio a Escritores do museu Casa das Rosas. Formado em Ciências Sociais pela USP, com especialização em Propaganda e Marketing e Gestão Cultural. Foi co-editor do jornal “Caderno de Leitura”, da EdUSP, e colaborador do Guia de Livros da “Folha de S. Paulo” e das revistas “Cult”, “Arte Brasileiros”, “Entrelivros”, “Mente e Cérebro”, “Nossa América” e “Literatura: Conhecimento Prático”. Autor de Poesia, linguagem (Memorial da América Latina); Nu entre nuvens (Ciência do Acidente); Horas perplexas (Editora 34); Com os dentes na esquina e trilhas; notas & outras tramas (ambos pela Dobradura Editorial), Crítica de trincheira: resenhas (Giostri Editora) e do recente Movimentos portáteis (Kotter Editorial), entre outros. Traduziu Calvina (SM Editora), de Carlo Frabetti.
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987