curso online | Videogame – arte e interação no mundo de hoje com Francisco Tupy


Recomende esse curso


Datas: 07, 14, 21, 28 de julho de 2021
Horário: das 19h às 21h por videoconferência
Inscrições encerradas

Público: interessados em geral 

Duração: 04 encontros

Curso completo: R$ 320 em até 4 parcelas

 

As aulas apresentarão informações sinérgicas de áreas como: artes, games e história. De maneira a criar repertório sobre cada temática independente de sua relação com os games. 

O objetivo deste curso é promover uma reflexão sobre o lúdico no contexto da interação com uma tela até padrões estéticos, passando por relações humanas.

 

Programação

Aula 01 | (07/07) O que faz um jogo ser um jogo?

Qual o mínimo denominador comum para nomearmos um jogo de jogo? Baseado nesta pergunta desenvolveremos uma reflexão comparando elementos presentes nos jogos, conceitos e exemplos da vida cotidiana.

 

Aula 02| (14/07) Relação dos games com o audiovisual e outras mídias

Como diversas formas de estéticas mutuamente se influenciam e desenvolvem sinergias e o mais importante: “Marcel Duchamp foi enxadrista!”

 

Aula 03 | (21/07) Jogos, percepção e expressão

É possível jogar e mudar a concepção sobre algo? Jogos desenvolvidos como parâmetro de ativismo. Games para alertar, conscientizar, informar e, também, jogar.

 

Aula 04 | (28/07) Games para conhecer

Através de exemplos retomaremos e aprofundaremos temas discutidos no curso. Conversaremos sobre casos de jogos e gamificações.

 

Professor, palestrante e game designer. Doutor e mestre sobre aplicação de videogames na educação e comunicação pela USP. Formação em pedagogia e inovação pela UCSB da Califórnia e Krishnamurti Foundation of America. Professor embaixador da Vila de Refugiados de Kakuma – Kenya. Membro fundador do Projeto Mundial SDG Kid´s Avangers. Coordenador Pedagógico do projeto #HistoryBlocks (Unesco e Agência África) presente em 90 países.  Bicampeão no evento Mundial “Educator Exchange”: pitching de projeto educativo em 2015 (Seattle) e palestra interativa em 2016 (Hungria). Palestrante do Ministério da Educação da Nicarágua e do Ministério da Educação dos Emirados Árabes. Referência internacional na área de TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação). Em 2017 indicado à medalha Darcy Ribeiro do Governo federal. Responsável pela construção do Mam no Minecraft.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Foto:
Leonardo Hang

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.