Fotoperformance com Elisa Band e Karina Bacci Inscrições encerradas


Recomende esse curso


Datas: 23, 30 de agosto, 06, 13, 20, 27 de setembro, 04, 11, 18, 25 de outubro, 01, 08, 15, 22 de novembro de 2022
Horário: Terças-feiras, das 14h às 16h por videoconferência
Inscrições encerradas

Professoras: Elisa Band e Karina Bacci

 

Desenvolvimento e análise de processo autoral em fotoperformance a partir de estímulos temáticos, referências artísticas e exercícios que experimentam o hibridismo entre essas duas linguagens. 

 

Conteúdo:

 

Encontro 1: Apresentação, exercício, proposta de atividade para próxima aula;

Encontros 2 a 11: Análise de fotos dos alunos, referências de artistas, exercícios e proposta de atividades para serem realizadas durante a semana;

Encontros 12 a 13: Desenvolvimento de trabalho final;

Encontro 14: Fechamento, conversa sobre o processo de cada pessoa e do coletivo, entrega de material com as referências citadas e as obras produzidas pelos participantes.

 

Dispositivos de criação que serão experimentados nos encontros:

  • Partes do corpo;
  • Qualidades de movimento;
  • Vestígios: roupa, sombra, marca, rastro, etc;
  • Sobreposição e redundância;
  • Arquivo e memória;
  • Presença e persona;
  • Filtros digitais e analógicos, intervenções e manipulações (papel celofane, papel vegetal, tecido, vidro, reflexo), filtros, PB, paleta de cor, sobreposição por foto e/ou app;
  • Enquadramento e desenquadramento, distância e proximidade, figura e fundo;
  • Tema individual;

 

 

Referências artísticas e teóricas:

Precursores: fotografias como o “autorretrato de um homem afogado” de Hippolyte Bayard e de movimentos vanguardistas como dadaísmo, surrealismo entre outros.

Contemporâneos: Amilcar Packer, Ana Teixeira, Berna Reale, Cassiano Sydow Quilicy, Christine Greiner, Cindy Sherman, David Lapoujade, Duane Michals, Francesca Woodman, Janaina Tschäpe, Lenora de Barros, Lia Chaia, Marina Abramoviç, Nino Cais, Olivier de Sagazan, Paulo Nazareth, Renato Cohen, Rodrigo Braga, Sophie Calle, Sigalit Landau, Ziele & Carter, etc.

 

pré-requisitos: saber manusear de maneira básica um desses equipamentos fotográficos a seguir.

equipamento necessário: celular com aplicativo de fotografia, câmera compacta ou câmera fotográfica DSLR digital ou analógica.

 

O curso será ministrado via plataforma de videoconferência Zoom Meetings.

 

Elisa Band é performer, encenadora e pesquisadora. Formada em Artes Cênicas-Unicamp, foi uma das fundadoras do grupo K, dirigido por Renato Cohen. De 2014 a 2016 foi coordenadora do grupo de Estudos e Criação em Performance.Desde 1998 participa de diversos grupos e espetáculos. Ministra cursos de teatro e performance na SP Escola de Teatro, MAM São Paulo, Escola Superior de Artes Célia Helena, entre outros. Autora do livro de contos Perecíveis,Ed. Lamparina Luminosa. Em 2015 foi residente da Akademie Schloss Solitude (Alemanha). Em 2021 criou a performance Nica. É diretora de teatro da ONG Ser em Cena, doutoranda pela Escola de Comunicações e Artes-USP e diretora da Cia. Ueinzz.

 

Karina Bacci, atualmente cursando mestrado em Artes Visuais na ECA/USP, tem especialização em Cinema, Vídeo e Fotografia e graduação em Fotografia com habilitação em Arte e Cultura. Atua como fotógrafa e educadora na área cultural. Ministra cursos no MAM São Paulo, além de lugares como USP, CCSP, SESC e Casa Mario de Andrade, tendo ganho prêmios nessa área. É educadora, fotógrafa e curadora do Projeto itinerante Retratos da Terra, Cidade Através da Lente e Olhar da Comunidade com mais de 60 oficinas, catálogos e exposições realizadas em diferentes cidades do Brasil. Foi curadora da Exposição Evgen Bavcar e Imagens Possíveis em 2016, da Exposição Tramas na Casa Mario de Andrade em 2015 e das Mostras de Cinema do MAM-SP (Cinemam) de 2003 a 2005.

 

 

Inscrições encerradas.

Pelo e-mail: igualdiferente@mam.org.br ou

Whatsapp: (11) 99850-3213 (somente mensagens – texto, áudio ou vídeo)

 

 

Galeria de imagens