curso online | História da arte pelo acervo do mam com Felipe Martinez


Recomende esse curso


Público: interessados em geral 

Duração: 04 encontros

Curso completo: R$ 320 em até 2 parcelas 

 

Poucos acervos permitem contar uma história da arte moderna tão completa como o do MAM. Composto por artistas de diferentes momentos da arte nacional e internacional, esse acervo revela como as manifestações artísticas no país dialogam entre si e refletem as mudanças políticas e sociais ocorridas ao longo dos séculos 20 e 21. 

Na coleção estão presentes desde artistas consagrados da arte brasileira, como Tarsila do Amaral e Cildo Meireles, até obras contemporâneas produzidas no contexto das discussões recentes sobre representatividade. Embora o foco deste curso seja a arte nacional, também serão estudados artistas de outros países, como Léon Ferrari e Louise Bourgeois, mostrando que a história do MAM se mistura à história da arte do Brasil e do mundo.

 

Programação*

Aula 1 | (01/02) As origens da coleção do mam
Neste encontro, será mostrado como a história do MAM se conecta à história do MAC-USP, desde a formação da coleção deste museu, a partir dos esforços de Ciccillo Matarazzo, até a doação de Carlo Tamagni para a formação de um novo MAM no fim dos anos 60. Além dos desenvolvimentos históricos, também serão vistos aspectos do modernismo brasileiro presentes no acervo do museu. Destaque para obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Ismael Nery.

 

Aula 2 | (08/02) Concretismo e Neoconcretismo no acervo do mam
No segundo encontro, será visto como o concretismo está representado no acervo do MAM e como o projeto artístico dos grupos Ruptura e Frente se articulam com a história da arte brasileira e com as mudanças sociais e econômicas ocorridas no país. Destaque para a obra de Geraldo de Barros e Helio Oiticica.

 

Aula 3 | (15/02) Arte dos anos 60 e 70 no acervo do mam
Na terceira aula, será visto de que modo a arte produzida no Brasil ao longo das décadas de 60 e 70 – com ramificações para os anos 80 – reflete as transformações estéticas e políticas ocorridas no país e no exterior. Entre os artistas abordados estarão: Cildo Meireles, Wesley Duke Lee, Léon Ferrari e Mira Schendel.

 

Aula 4 | (22/02) Arte contemporânea no acervo do mam
O último encontro vai tratar das manifestações de arte contemporânea no acervo do MAM, com destaque para as exposições Panorama da Arte Brasileira, ocorridas nos anos 90 e 2000, de modo a mostrar como essas mostras – tradicionalmente organizadas pelo museu desde 1969 – ajudam a compreender os rumos da arte nacional.

 

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC de São Paulo e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, na Holanda.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Ao se inscrever no curso, você tem direito a um catálogo do mam sp. O catálogo só pode ser retirado presencialmente na recepção do museu apenas nos dias e horários em que o museu estiver aberto seguindo os protocolos da covid-19, a partir do dia 19/01/2021. Apenas um catálogo por pessoa. O catálogo é escolhido previamente pela instituição. Os catálogos não poderão ser enviados pelo correio.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Legenda:
Lothar Charoux – Círculos V, 1971. Técnica: guache e acrílica sobre papel colado sobre madeira, 100,5 x 70,7 cm.
Fonte: mam

 

*Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.