com Katia Canton
Datas: 30 de julho, 06, 13 e 20 de agosto de 2025
Quartas-feiras
Horário: das 18h às 20h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Desde o surgimento das primeiras técnicas fotográficas, as mulheres desempenharam um papel criativo fundamental para que a fotografia se consolidasse como uma das principais marcas da cultura visual de nossos tempos. No entanto, por que, ao mencionarmos os principais nomes da História da Fotografia ou ao discutirmos as temáticas mais recorrentes na produção fotográfica moderna, as mulheres raramente ocupam lugar de destaque?
A partir de um panorama da relação das mulheres com a prática fotográfica no Ocidente — especialmente na primeira metade do século XX —, o curso propõe uma análise histórica das experiências de mulheres que participaram ativamente do desenvolvimento da fotografia, tanto como campo profissional quanto como linguagem artística. Serão abordadas as trajetórias e obras de fotógrafas como Lee Miller, Berenice Abbott, Lisette Model, Hildegard Rosenthal, Gerda Taro, Grete Stern, Lola Álvarez Bravo, Marianne Brandt, Kati Horna, Dora Maar, Ilse Bing, Annemarie Heinrich, Francesca Woodman, Claude Cahun, entre outras, com o objetivo de discutir questões ligadas ao marcador social de gênero.
Suas produções suscitam reflexões sobre temas como as condições de produção para mulheres artistas, a relação das mulheres com as cidades, a organização do olhar no ato fotográfico, a interação com as pessoas fotografadas, a representação feminina na fotografia e o uso da própria imagem como forma de experimentação artística, entre outros.
O objetivo do curso é ampliar as referências de participantes em relação à história da fotografia, oferecendo exemplos e trajetórias que diversifiquem a compreensão da prática fotográfica no século XX. Além disso, busca evidenciar o impacto do sistema de diferenciação de gêneros na produção artística em nossa sociedade.
Programação
Aula 01 – Somos animais contadores de histórias — o surgimento das palavras como necessidade humana.
Aula 02 – Contos maravilhosos, fábulas, contos de fadas — formas de narrar e seus contextos.
Aula 03 – O desejo de contar é o desejo de curar — experiências estéticas e terapêuticas no uso das histórias. Estudos de caso sobre narrativas na psicanálise e na saúde mental.
Aula 04 – As narrativas enviesadas do mundo contemporâneo — por que continuamos a contar histórias?
Katia Canton
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créditos: Pedestres na praça do Patriarca, 1940. Hildegard Rosenthal. Fonte IMS