Corposinalizante com Leonardo Castilho e Erika Mota


Recomende esse curso


Datas: 15, 22, 29 de março, 05, 12, 19, 26 de abril, 03, 10, 17, 24, 31 de maio, 07, 14, 21, 28 de junho de 2023
Horário: Quartas-feiras, das 14h às 16h por videoconferência

Professores: Leonardo Castilho e Erika Mota

 

Corposinalizante é um grupo de trabalho do Museu de Arte Moderna de São Paulo que pesquisa e produz arte, aberto a jovens surdos e ouvintes interessados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Considerando a dimensão pública da arte e o constante interesse em inventar formas de comunicação, o grupo desenvolve projetos culturais, documentários, performances e intervenções poéticas que dão visibilidade à identidade surda e à cultura dos jovens.

Serão reservadas 60% das vagas para pessoas surdas e 40% para o público geral interessado.

O curso será ministrado via plataforma de videoconferência Zoom Meetings.

 

Leonardo Castilho é surdo sinalizante, fluente em Libras, Português, SÍ (Internacional de sinais), LSF (Língua Francesa de Sinais) e ASL (Língua Estadunidense de Sinais). Trabalha como ator, performer, educador, ativista, MC e produtor cultural. É um dos idealizadores e responsáveis pelas equipes Vibração, Bloco Vibramão – Carnaval e Sencity no MAM São Paulo, festas para a comunidade surda de São Paulo. Também é o MC do Slam do Corpo, produtor do Festival de Folclore Surdos e produtor/artista do Festival Clin D’Oeil (França), além de fazer parte da empresa GDAF (EUA). Foi repórter em Libras para Multishow no Rock in Rio 2017 e intéprete de músicas em Libras no Palco Sunset, em 2022.. Trabalhou por mais de 15 anos no setor educativo MAM São Paulo, onde atuou como produtor de Acessibilidade, educador e professor no Programa Igual Diferente, no curso de Performance. Desde 2008 é integrante do Corposinalizante, projeto que recebeu diversos prêmios, como o 1º lugar no Prêmio Darcy Ribeiro 2009 (IPHAN/MinC).

 

 

Erika Mota é pedagoga, tradutora e intérprete de Libras. Integrante do grupo Corposinalizante, co-autora e co-curadora do Projeto LiteraSurda, no Sesc Paulista e Sesc Campo Limpo, em 2018 e 2019. Atua como intérprete de Libras na esfera cultural em diversas linguagens artísticas, nas principais instituições culturais como: MAM São Paulo, Itaú Cultural, FliP, Sesc, Mostra de Teatro Panorama Petrobras-SP, Bienal, além de participação no Rock in Rio 2017.

 

Inscrições abertas a partir do dia 06 de fevereiro.

 

Pelo e-mail: igualdiferente@mam.org.br ou

Whatsapp: (11) 99850-3213 (somente mensagens – texto, áudio ou vídeo)

 

 

Corposinalizante no Youtube

 

 

Galeria de imagens 2019

Fotos: Karina Bacci

 

Régua de logos do programa Igual Diferente: Lei de Incentivo a cultura - ProAC 221998; ProAC ICMS; Patrocínio: 3M; Grupo Carrefour Brasil; Banco Votorantim; Parceria: São Paulo, capital da Cultura e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo; Realização: MAM São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal.