Papo 3D – Escultura com Rogério Ratão e Victor Dantas


Recomende esse curso


Datas: 13, 20, 27 de agosto, 03, 10, 17, 24 de setembro, 01, 08, 15, 22, 29 de outubro, 05, 12, 19, 26 de novembro de 2021
Horário: Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30 por videoconferência
Inscrições encerradas

Professores: Rogério Ratão e Victor Dantas

 

Uma conversa sobre as possibilidades da modelagem em argila na construção de trabalhos tridimensionais. A escultura e sua relação com o barro ao longo dos tempos.

Tomando como ponto de partida obras de artistas que trazem questões importantes acerca da tridimensionalidade, procuraremos explorar quais papéis a argila pôde ter assumido durante o processo criativo de esculturas que foram finalizadas em outros materiais, como por exemplo, o bronze e o mármore. E também o contrário, imaginando a possibilidade de empregarmos o barro para construirmos obras inspiradas em trabalhos que não o utilizaram, ampliando a discussão para o campo da poética criativa.

Encontros semanais e virtuais com duração de aproximadamente 60 minutos, divididos em três módulos de cinco aulas. Abordaremos em cada módulo uma técnica de modelagem diferente, que será demonstrada ao vivo. Os participantes deverão construir suas peças sob orientação dos professores.

O mam são paulo disponibilizará argila gratuitamente aos inscritos, mediante agendamento prévio para retirada em dia e horário de funcionamento do museu.

O curso será ministrado via plataforma de videoconferência Zoom Meetings.

 

Módulo I – de 13 de agosto a 10 de setembro.

A escultura modelada a partir de um bloco de argila, como ocá-la, prepara-la para uma eventual queima no forno.

 

Módulo II – de 17 de setembro a 15 de outubro.

Como construir uma peça empilhando e “costurando” rolinhos de argila.

 

Módulo III –  de 22 de outubro a 26 de novembro.

Criando esculturas com placas de argila.

 

 

Rogério Ratão é escultor e ceramista. Participou de mostras coletivas dentro e fora do país e realizou sua primeira individual no Centro Cultural São Paulo em 1995. Atualmente trabalha em seu próprio atelier com modelagem em argila sem o recurso da visão. Desde 2011 atua como professor-artista no programa Igual Diferente do mam são paulo

 

 

Victor Dantas é educador e artista multimídia, pesquisa em sua prática artística e política as formas em que a relação entre as subjetividades e os mecanismos da sociedade podem permitir ou friccionar pulsão de vida. Participou de exposições coletivas em museus, ocupações e centros culturais de São Paulo e atua como professor assistente no programa Igual Diferente do mam são paulo.

 

 

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Pelo e-mail: igualdiferente@mam.org.br ou

Whatsapp: (11) 99850-3213  (somente mensagens)

 

 

Galeria de imagens 2019 e 2020

Fotos: Karina Bacci