curso online – por uma história da arte lgbtq+ com Lorenzo Merlino


Recomende esse curso


Datas: 03, 10, 17, 24 de junho, 01 de julho de 2020
Horário: às quartas-feiras das 18h30 às 20h por videoconferência

Público: interessados em geral (inscrições apenas para maiores de 18 anos)
Investimento: R$ 80,00/aula

 

A Arte ocidental sempre se aproximou de narrativas lgbtq+, mesmo com esta legenda ter sido criada somente no final do século XX. Este curso pretende caracterizar essas demonstrações, partindo da Antiguidade até a Arte contemporânea, propondo um novo olhar sobre o percurso nas artes.

 

Programação*

 

Aula 1 | (03/06) As primeiras representações homossexuais na Antiguidade e as visões no Egito, Grécia, Roma e no início da Era Cristã. A transexualidade no papel sacerdotal e de culto — two-spirits, galas, Hatchepsout e Hermafrodito (aula concluída)

Aula 2 | (10/06) A concepção dos corpos ideais feminino e masculino e o sugestionamento erótico no Renascimento e no Barroco. Da Vinci, Michelangelo e os vários governantes homossexuais (aula concluída)

Aula 3 | (17/06) O surgimento dos erotismos gay feminino e masculino no Rococó e no Neoclassicismo e a formação de uma iconografia gay. Choisy e d’Éon, dois sucessos do travestismo. (aula concluída)

Aula 4 | (24/06) O início da aceitação no século 19 e a popularização das imagens gays. (aula concluída)

Aula 5 | (01/07) A Modernidade e a homossexualidade no século XX. A liberação e a aceitação dentro da sociedade contemporânea. (inscreva-se aqui)

 

*As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom.

 

Mestre e doutorando em História da Arte, e com mais de 20 anos de experiência no mundo da moda, Lorenzo Merlino colaborou para fundar a Semana de Moda e integrou por seis anos o SPFW, sendo o primeiro estilista brasileiro a ser representado em Paris, quando Madonna adquiriu um vestido seu. De 2003 a 2008 foi representado em Nova Iorque, pela Opening Ceremony. Maggie Gyllenhall, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Hillary Duff, Natalie Imbruglia e Annabella Ciorra já vestiram suas criações. Licenciou seu nome para diversas marcas como Havaianas, Nike, Rainha, Le Postiche, Vizzano, Diadora, Speedo, Grendene, VR Menswear, Riachuelo e Chilli Beans. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino com O Barbeiro de Sevilha, e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil com a ópera Eugene Onegin da Temporada 2015 do Theatro Municipal de São Paulo. Professor na FAAP, colabora também no MASP, no MAM, na Escola São Paulo, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, na FASM, nas Faculdades Rio Branco e no SESC. Pós-graduado em História da Arte pela FAAP em 2013, mestre em História da Arte pela UNICAMP em 2019, foi nomeado em 2016 embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

55 11 5085 1314

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Legenda:
Kiss Briseis, 480 A.C.
Cerâmica, 7,4 cm; Largura: 34,4 cm; Diâmetro: 26,4 cm. Acervo Museu do Louvre, Paris
Fonte: Wikimedia Commons

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).