O Museu de Arte Moderna de São Paulo comunica o fechamento temporário de suas instalações a partir do dia 26 de agosto de 2024 em virtude da reforma da marquise do Parque Ibirapuera. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e tombada pelo Patrimônio Histórico, a marquise do Parque está passando por uma reforma em toda sua estrutura e deve reabrir integralmente ao público no meio de 2025.
Realizada por meio de contrato da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, a reforma da marquise no trecho do MAM está prevista para acontecer de setembro de 2024 a janeiro de 2025.
Durante os quatro meses da reforma, todo o acervo artístico do MAM será retirado e armazenado em galpão especializado com controle de temperatura e umidade, assim como as publicações da biblioteca, equipamentos e mobiliários, que serão abrigados em espaços provisórios.
O calendário e todas as atividades programadas para o período serão mantidas, graças ao apoio e acolhimento de instituições parceiras como o MAC USP e a Fundação Bienal de São Paulo.
“A reforma da marquise do Parque Ibirapuera vai impactar o dia a dia do museu, mas trará muitos benefícios para nós e para a cidade. Além de ser um marco arquitetônico, a marquise é um espaço que sempre ampliou o diálogo entre o MAM e os frequentadores do Parque. Sabemos da importância dessa reforma e da reabertura para o público. A partir de um diálogo cuidadoso, temos confiança de que a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde, entregará a sede do MAM, em janeiro de 2025, em perfeito estado ou até melhor do que antes”, afirma Elizabeth Machado, presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
“Agradecemos o apoio da Secretaria do Verde, da Fundação Bienal e do MAC, além de outros parceiros que prontamente nos acolheram e ofereceram condições para a continuidade das nossas atividades internas e para o público durante esse período”, acrescenta.
perguntas frequentes
Porque a marquise do Parque Ibirapuera, onde o MAM está sediado, está passando por uma reforma em toda sua estrutura e deve reabrir integralmente ao público em 2025.
A exposição 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil graus, mostra fundamental no calendário do MAM, está em cartaz no MAC USP. As atividades do Educativo estão acontecendo no MAC USP, no Parque Ibirapuera e de forma remota. Você pode conferir a agenda clicando aqui.
As atividades oferecidas pelo MAM Educativo são gratuitas. Para as atividades online, a inscrição pode ser feita direto na página de cada uma delas no site do museu. As inscrições para participar de atividades presenciais são feitas 30 minutos antes do início de cada uma na recepção do MAM.
Para solicitar autorização para realizar gravações ou tirar fotos no MAM, encaminhe um e-mail para comunicacao@mam.org.br.
O museu dispõe dos espaços de seu auditório (200 pessoas) e de seu restaurante (120 pessoas) para a realização de eventos. Quer fazer o seu evento no MAM? Mande um e-mail para eventos@mam.org.br.
Você pode ver a política de bolsas de estudos do MAM São Paulo está disponível clicando aqui.
Divulgamos as vagas abertas para trabalhar no museu em nosso canal no LinkedIn e na nossa página de Trabalhe Conosco.