olhar de perto
A expressão cunhada pelo fotógrafo cego Evgen Bavcar se refere à forma que as pessoas com deficiência visual apreciam e produzem arte: estando seus “olhos”, então, em todo o seu corpo, seu olhar não se dá pelo distanciamento como para as pessoas que enxergam e, sim, pela proximidade.
O programa Olhar de perto é destinado às pessoas com deficiência visual e o público geral, integrando diversas ações que propõem experenciar a arte contemporânea além de seu aspecto visual.
O imaginário se enriquece com o desenvolvimento da percepção sensorial e a criatividade se alimenta com a linguagem descritiva.
audiodescrição
Audioguias gratuitos são disponibilizados a cada exposição, com descrição das imagens e da expografia, além de trilhas sonoras e depoimentos de artistas e curadores.
Os educadores que recebem o público também são capacitados para mediar uma visita ao público com deficiência visual, descrevendo imagens.
acervo tátil
Com obras do acervo do mam permanentemente expostas, o Jardim de Esculturas permite a exploração sensorial de diferentes formas texturas e temperaturas, além de dispor de catálogo em braile.
cursos
Acompanhamento do processo de produção artística de pessoas com e sem deficiência visual.
jornada sensorial
Roteiros específicos que propõem a experimentação artística por meio de percursos e atividades sensoriais em diferentes exposições.
atividades gratuitas
mais informações
(11) 5085-1313
educativo@mam.org.br