Segundas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 06 encontros
Investimento: R$ 480,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
Este curso tem por objetivo expor e conceituar, por meio da história da arte, política e social, da teoria de Moda, e da literatura, as relações e diálogos entre a Moda – enquanto fenômeno social, organização da aparência e do gosto – na Modernidade do século XX, com o movimento estético-político da Semana de Arte de 22.
Entrelaçando as obras e os modos de vida dos principais artistas da Semana, com a emergência da noção de modernismo na Moda europeia e brasileira do início do século 20, seus criadores, criadoras, costureiros e costureiras; a modernização da mulher e da cidade na cultura de consumo e da sociabilidade em São Paulo, com as publicações femininas e de Moda do período, que impulsionaram nova linguagem ao design gráfico; e a representação dos estilos, dos gostos e da constituição da personalidade aparente na imprensa.
Programação
Aula 01 | (31/01)
A Moda como fenômeno social, organização da aparência e do gosto na cultura ocidental; Início da ruptura no Brasil: antecedentes coloniais, o fin de siècle, a classe burguesa e a emancipação feminina;
Aula 02 (07/02)
“A roupa de artista”: a Moda e as vanguardas europeias – dadaísmo, surrealismo francês, expressionismo alemão e o futurismo italiano; A Moda na Semana de Arte de 22, suas cores, linhas, volumes e formas: do art nouveau, art déco às roupas de banho;
Aula 03 (14/02)
A modernização da mulher na Moda: Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Jean Patou, Lucien Lelong, Madeleine Vionnet, Mariano Fortuny, Albertine e as irmãs Callot, Doucet, Cheruit e Paquin na Recherche de Marcel Proust; Da androginia, do à la garçonne à Tarsila do Amaral e Paul Poiret: a escrita de uma “caligrafia dos gestos” no corpo;
Aula 04 (21/02)
“Paulicéia desvairada”: mulheres, consumo e sociabilidade na modernização de São Paulo; E a classe trabalhadora? As costureiras de bairro e vilas;
Dia 28/02 não haverá aula
Aula 05 (07/03)
A modernização do design nas revistas e o início da fotografia de Moda: de Barão Adolf de Meyer, Steichen, Hoyningen-Huene à Horst P. Horst; Logo depois: o modernismo de Flávio de Carvalho e o seu New Look;
Aula 06 (14/03)
Ainda somos modernistas? Leituras das influências do modernismo na moda brasileira: os anos 60/70, e as coleções de Ronaldo Fraga, Maria Bonita Extra e Alexandre Herchcovitch; Finalização.
Brunno Almeida Maia
É doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo pesquisa sobre Moda e arquitetura. Possui mestrado em Filosofia, Ciências Humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, atuou como curador da exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos na Casa Museu Ema Klabin e do Ciclo de Conferências A atualidade de Marcel Proust (1871-1922) no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. Também é professor convidado em diversas instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, está trabalhando em seu próximo livro intitulado Tempos de exceção: ensaios sobre o contemporâneo, que será publicado pela Editora Cosmos (no prelo).
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