O Museu de Arte Moderna de São Paulo tem a satisfação de anunciar os projetos selecionados, através do Edital nº 01/2022, para recebimento das bolsas do Laboratório de Pesquisa MAM São Paulo.

O mam fica grato aos mais de 40 inscritos de várias regiões do Brasil que enviaram projetos, confirmando o amplo alcance do Laboratório. Considerando as linhas temáticas divulgadas pelo Edital e a qualidade das pesquisas propostas, assim como os interesses institucionais mais emergentes, gostaríamos de anunciar os três projetos escolhidos:

  1. “Time-based media no acervo do MAM”, de Roberto Moreira S. Cruz;
  2. “Obras tridimensionais feitas por artistas mulheres adquiridas pelo museu por meio dos Panoramas”, de Tatiana Ferraz;
  3. “A dama de ferro e os amigos do museu: Diná Lopes Coelho, o Panorama e a reconstrução do acervo do MAM/SP, 1968-1982”, de German Alfonso Nunez.

O Laboratório de pesquisa MAM São Paulo, por meio do incentivo à pesquisa, visa ampliar os diálogos entre o acervo do museu e a bibliografia recente; possibilitar a emergência de novas abordagens para as obras e os artistas que compõem a própria história do acervo; e, ainda, proporcionar análises críticas, temáticas, e levantamentos documentais para a amplificação do estudo da história da arte moderna e contemporânea brasileira.

Os proponentes selecionados pelo Edital de 2022 realizarão a pesquisa por um período de 7 meses, entre junho e dezembro deste ano, e seus resultados serão divulgados a partir do ano que vem.

Cauê Alves, curador-chefe do museu, diz que “O mam está muito feliz com o retorno que tivemos do Edital do Laboratório de Pesquisa. Foram inscritas ótimas propostas, mas no final a Comissão Avaliadora contemplou aquelas que mais demonstraram direcionamento em termos de desenvolvimento da pesquisa, e estamos animados com os possíveis resultados”.

Parabenizamos os projetos selecionados pela apresentação de perspectivas críticas e singulares! Aproveitamos, também, para agradecer a todos pesquisadores e pesquisadoras que submeteram propostas de pesquisa ao Laboratório por meio do Edital. Encorajamos a se inscreverem novamente numa próxima edição, e desejamos muito sucesso com as respectivas pesquisas.

 

Pesquisadores selecionados pelo Edital nº 01/2022:

Roberto Moreira S. Cruz é curador independente e produtor cultural, com mestrado em Comunicação e Cultura (UFRJ, 1999-2001), doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2008-2011) e pós-doutorado em Estética e História da Arte (MAC-USP, 2017-2019).

Tatiana Ferraz é artista e professora universitária. Com mestrado pela ECA-USP em 2006, e doutorado pela FAU-USP em 2018, Tatiana coordena desde 2019 o grupo de pesquisa “O Espaço delas”, sobre artistas mulheres do tridimensional.

German Alfonso Nunez é PhD pela University of the Arts London e pós-doutor pela USP e Stanford. Suas pesquisas mais recentes examinam as configurações do campo artístico brasileiro no segundo pós-guerra.