Quintas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
Compreender por exercícios de análise de imagem, vídeos e textos diversas camadas de leitura, interpretação e revisão do imaginário para a produção visual dentro da discussão étnico racial, seja no campo da representação quanto da representatividade. O curso abordará de maneira prático-teórica as propostas visuais contidas na produção de mulheres negras, curadorias museais e desdobramentos em espaços formais e informais de arte educação.
Programação
Aula 01 | (03/02) Sobre percepções na produção intelectual de e para mulheres
Continente Africano Aula introdutória em estudos visuais para o entendimento sobre arte, estética e cotidiano para algumas localidades do continente, tendo como referência que aqui será nosso caminho de conexão com outros países conectados a este vasto continente.
Aula 02 (10/02) Representações e representatividades
Daqui caminharemos sobre formas de (re)olhar e (re)perceber produções de mulheres negras ao longo da história da arte. A provocação será para aprofundarmos como vemos e o que vemos nas visualidades.
Aula 03 (17/02) Um oceano em diáspora: visualidades sobre ancestralidades
Conectada a aula 1 , aqui abordaremos as possíveis relações entre as produções intelectuais de diversos países com as percepções de arte, estética e quotidiano do continente africano
Aula 04 (24/02) Mulheres e suas Estéticas sobre o cotidiano
As costuras nessa aula serão feitas para aproximar mulheres que produzem, visualizam, curam e educam através das artes visuais . Os caminhos aqui percorrerão: produção visual, curadoria, arte educação.
Mirella Maria
Artista visual, pesquisadora e professora. Graduada em Artes Visuais e mestra em Arte Educação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Atuou como arte educadora, formadora e consultora em espaços como Museu Afro Brasil, SESC, Instituto Adelina, MASP SP, rede Sparks School (South Africa). Como artista visual, participou da XII Bienal do Mercosul. Atualmente, é professora de atendimento educacional especializado na Prefeitura Municipal de SP- PMSP e consultora educacional. Sua pesquisa é voltada para a produção artística contra-hegemônica, alinhando a epistemologias do Sul Global, questões étnico-raciais/gênero, estudos pós-coloniais.
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.