cursos

mulheres na história da arte
14 set 23 - 05 out 23 - 19h às 21h
Inscrições encerradas

Curso online
Datas: 14, 21, 28 de setembro e 05 de outubro
Quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 04 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

O curso busca elucidar as transformações na Arte Ocidental, focando especialmente nas trajetórias femininas que, frequentemente, foram esquecidas ou apagadas ao longo do tempo.

A História da Arte raramente foi analisada sob a perspectiva da atuação feminina, que vai além de meras representações temáticas. Nesse sentido, o curso tem como objetivo exemplificar e demonstrar tais ocorrências, destacando a atuação das grandes mulheres artistas do Ocidente.

O público-alvo é composto por interessados em artes e discussões de gênero, que desejam compreender e valorizar as contribuições das mulheres na história artística.

Programação

Aula 1 – com Lorenzo Merlino
Desde a Pré-História, a participação das mulheres na História da Arte foi frequentemente esquecida. No entanto, desde os primórdios, sua atuação foi crucial e determinante, mesmo na Idade Média, apesar do senso comum incorreto que limitava suas possibilidades.

Aula 2 – com Maíra Canina Silvestrin
Apresentação de artistas do Renascimento e do Barroco: Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi.

Aula 3 – com Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende
Apresentação de artistas do Neoclássico, como Angelica Kauffman, Adélaïde Labille-Guiard e Élisabeth Vigée Le Brun.

Aula 4 – com Carolina Vieira Filippini Curi
O machismo estrutural no advento da modernidade, as mulheres no suprematismo e questões que ainda precisam ser superadas na contemporaneidade para uma História da Arte mais inclusiva.

Carolina Vieira Filippini Curi

Doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP) e desenvolve pesquisa com foco em Circulações e redes de contato: artistas sul-americanas associadas à arte pop e à nova figuração nas décadas de 1960 e 1970, com apoio da CAPES e período sanduíche na Universidade da Califórnia Riverside pela Fulbright (set.2021-jun.2022). Possui mestrado em Estudos Curatoriais pela Universidade de Coimbra (Colégio das Artes/UC) e bacharelado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante o mestrado, realizou estágio no exterior junto à La Maison Rouge Paris e a Collection Antoine de Galbert, via acordo Université Paris 1 Panthéon Sorbonne-Universidade de Coimbra.

Lorenzo Merlino

É pós-graduado em História da Arte pela FAAP e mestre e doutorando em História da Arte pela UNICAMP, atualmente encontra-se na Inglaterra onde cumpre uma bolsa de doutorado-sanduíche na University of Brighton. Com mais de 25 anos de experiência no mundo da moda, integrou por seis anos o SPFW. Indicado ao XIV Prêmio Carlos Gomes em 2011 por melhor figurino e escolhido melhor figurinista de óperas do Brasil em 2015. Professor na FAAP, ministra também cursos no MAM, no MASP, no Adelina Instituto, na Superbacana+, na Casa do Saber, na Unibes Cultural, no SENAC e no SESC. Desde 2016 é embaixador de Flandres para as Artes e a Moda no Brasil.

Maíra Canina Silvestrin

Doutoranda em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com uma pesquisa sobre pintura e cultura veneziana do século XVIII, com ênfase em questões de gênero e tendo como principal objeto de análise a obra da pintora veneziana Rosalba Carriera. Mestre em História da Arte pela mesma Universidade (2013), com uma pesquisa sobre o Retrato de Homem conservado no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e atribuído ao pintor italiano Paris Bordon (bolsa FAPESP). Possui graduação em Desenho Industrial – Programação Visual pela Universidade Estadual de Londrina (2004). No período entre abril e junho de 2009, realizou estágios de pesquisa no Kunsthistorisches Institut em Florença, na Itália. Entre janeiro e março de 2012, durante o mestrado, realizou estágio de pesquisa na Scuola Normale Superiore de Pisa, Itália (SNS). Também realizou pesquisas sobre retrato e pintura italiana do século XVIII nas bibliotecas do Getty Research Institute – Los Angeles – entre fevereiro e maio de 2015. Em Janeiro e Fevereiro de 2023, como parte da pesquisa do doutorado em andamento, realizou estágio de pesquisa na Università Ca’ Foscari de Veneza.

Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014) e mestre em Textiles Design for Fashion pela Central Saint Martin’s School of Art and Design, Londres (1990). Possui graduação em Bacharelado em Comunicação Visual pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1986). Atualmente é professora no Centro Universitário Armando Álvares Penteado e no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sua área de pesquisa e experiência é a interdisciplinaridade entre Moda, Arte e Design contemporâneos. É autora do livro Os caminhos do sistema da Moda: diálogos com a arte e seus disfarces (ed. Liberars, 2017).

Amigo MAM tem 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.


créditos da imagem
Título: Autorretrato com duas pupilas, Marie Gabrielle Capet (1761–1818) e Marie Marguerite Carreaux de Rosemond (falecida em 1788)
Artista: Adélaïde Labille-Guiard (França, Paris 1749–1803 Paris)
Ano: 1785
Pintura
Dimensões: 210.8 x 151.1 cm
Fonte: Met Museum