cursos

oficina de produção de pigmentos e prática de aquarela, com Denise Valarini e Danielle Noronha
10, 12, 17, 19, 24, 26 de julho de 2023
18h às 21h
Inscrições encerradas

Os primeiros 10 inscritos no curso ganharão um kit exclusivo com materiais para as aulas

Curso presencial
Datas: 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de julho
Segundas e quartas-feiras
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 590,00

Contempla certificado no final

Caminhar e coletar plantas tintoriais encontradas em jardins, cozinhas e matas para a produção de pigmentos naturais são os principais objetivos deste curso, no qual os participantes serão introduzidos à extração de corantes vegetais e à produção de pigmentos de laca, bem como a uma variedade de materiais artísticos. Também serão organizados encontros dedicados à prática da pintura ou do desenho, com foco no olhar atento e poético voltado para as nuvens. Como trabalho final do curso, os alunos desenvolverão uma imagem de sua escolha.

O processo de obtenção de pigmento de laca envolve a extração de corantes de várias partes das plantas, como raízes, sementes, cascas, flores e vegetais, que são transformados em pó ou pasta para maior solidez e estabilidade em relação à luz e outras condições ambientais. Esses pigmentos poderão ser utilizados na composição de aquarelas, tintas a óleo, gizes, e aplicados em diferentes suportes, como papel, tecido e parede.

Programação

Aula 1 – Poética da Terra: caminhada e coleta para produção de pigmentos naturais

  • A caminhada como prática de produção e investigação
  • Reconhecimento e coleta de materiais tintórios
  • Extração de corantes I
  • Pintura com os corantes

Aula 2 – Intimidade com a matéria: desenho, caminhada, produção e extração de corantes

  • Coleta de materiais tintórios nas proximidades do MAM-SP, extração de corantes e produção de carvão para os desenhos ao final da atividade.
  • Coleta
  • Técnicas de extração de corantes
  • Produção de carvão a partir de galhos para desenho
  • Desenho

Aula 3 – Produção de pigmento de laca e aquarelas

  • Produção de pigmentos
  • Produção de aquarelas
  • Exercício de pintura em aguada ou aquarela. O foco principal será entrar em contato com a elaboração da forma branca pelo seu fundo, que, neste caso, é a abóbada celeste.

Aula 4 – Produção de materiais
Produção de aquarelas, riscadores e guaches

Aula 5 – Pintura e perspectiva atmosférica
Nesta aula, faremos uma abordagem mais aprofundada da paisagem, com ênfase nas nuvens, e pintaremos cenas amplas com referências fotográficas que apresentem céu, nuvens e vegetação.

Aula 6 – Projeto
No último encontro, cada participante terá a oportunidade de desenvolver uma imagem de sua escolha. Teremos tempo para conversar e aperfeiçoar ainda mais o que foi apresentado.

Denise Valarini

É fundadora do projeto Poética do Habitar junto com sua filha, Lina, 3 anos. Formada em Artes Visuais pela PUC – Campinas, com mestrado pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente, dedica-se à pesquisa de produção de pigmentos naturais e elaboração de materiais artísticos. Atua como docente na Faculdade Unitá, no Curso de Pedagogia. Foi docente na Universidade do Vale do São Francisco no Curso de Artes Visuais. É formadora de professores pelo Ateliê Quero Quero. Participou do projeto Estado de ateliê – Investigações práticas com artistas educadores e atelieristas, pelo Binah Espaço de Arte, coordenado por Stela Barbieri. Trabalha com formação de professores.

Danielle Noronha Maia

É artista visual e mestre em Poéticas Visuais pela ECA/ USP. Sua produção apresenta maior ênfase na pintura, na gravura e no desenho. Indicada ao Prêmio Pipa 2023, é professora na Faculdade Santa Marcelina e ministra aulas de pintura e desenho em seu ateliê e em cursos livres.

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).


créditos
Sem título, por Danielle Noronha