cursos

oficina de produção de pigmentos e prática de aquarela, com Denise Valarini e Danielle Noronha
10 jul 23 - 26 jul 23 - 18h às 21h
Inscrições encerradas

Os primeiros 10 inscritos no curso ganharão um kit exclusivo com materiais para as aulas

Curso presencial
Datas: 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de julho
Segundas e quartas-feiras
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 590,00

Contempla certificado no final

Caminhar e coletar plantas tintoriais encontradas em jardins, cozinhas e matas para a produção de pigmentos naturais são os principais objetivos deste curso, no qual os participantes serão introduzidos à extração de corantes vegetais e à produção de pigmentos de laca, bem como a uma variedade de materiais artísticos. Também serão organizados encontros dedicados à prática da pintura ou do desenho, com foco no olhar atento e poético voltado para as nuvens. Como trabalho final do curso, os alunos desenvolverão uma imagem de sua escolha.

O processo de obtenção de pigmento de laca envolve a extração de corantes de várias partes das plantas, como raízes, sementes, cascas, flores e vegetais, que são transformados em pó ou pasta para maior solidez e estabilidade em relação à luz e outras condições ambientais. Esses pigmentos poderão ser utilizados na composição de aquarelas, tintas a óleo, gizes, e aplicados em diferentes suportes, como papel, tecido e parede.

Programação

Aula 1 – Poética da Terra: caminhada e coleta para produção de pigmentos naturais

  • A caminhada como prática de produção e investigação
  • Reconhecimento e coleta de materiais tintórios
  • Extração de corantes I
  • Pintura com os corantes

Aula 2 – Intimidade com a matéria: desenho, caminhada, produção e extração de corantes

  • Coleta de materiais tintórios nas proximidades do MAM-SP, extração de corantes e produção de carvão para os desenhos ao final da atividade.
  • Coleta
  • Técnicas de extração de corantes
  • Produção de carvão a partir de galhos para desenho
  • Desenho

Aula 3 – Produção de pigmento de laca e aquarelas

  • Produção de pigmentos
  • Produção de aquarelas
  • Exercício de pintura em aguada ou aquarela. O foco principal será entrar em contato com a elaboração da forma branca pelo seu fundo, que, neste caso, é a abóbada celeste.

Aula 4 – Produção de materiais
Produção de aquarelas, riscadores e guaches

Aula 5 – Pintura e perspectiva atmosférica
Nesta aula, faremos uma abordagem mais aprofundada da paisagem, com ênfase nas nuvens, e pintaremos cenas amplas com referências fotográficas que apresentem céu, nuvens e vegetação.

Aula 6 – Projeto
No último encontro, cada participante terá a oportunidade de desenvolver uma imagem de sua escolha. Teremos tempo para conversar e aperfeiçoar ainda mais o que foi apresentado.

Denise Valarini

É fundadora do projeto Poética do Habitar junto com sua filha, Lina, 3 anos. Formada em Artes Visuais pela PUC – Campinas, com mestrado pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente, dedica-se à pesquisa de produção de pigmentos naturais e elaboração de materiais artísticos. Atua como docente na Faculdade Unitá, no Curso de Pedagogia. Foi docente na Universidade do Vale do São Francisco no Curso de Artes Visuais. É formadora de professores pelo Ateliê Quero Quero. Participou do projeto Estado de ateliê – Investigações práticas com artistas educadores e atelieristas, pelo Binah Espaço de Arte, coordenado por Stela Barbieri. Trabalha com formação de professores.

Danielle Noronha Maia

É artista visual e mestre em Poéticas Visuais pela ECA/ USP. Sua produção apresenta maior ênfase na pintura, na gravura e no desenho. Indicada ao Prêmio Pipa 2023, é professora na Faculdade Santa Marcelina e ministra aulas de pintura e desenho em seu ateliê e em cursos livres.

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).


créditos
Sem título, por Danielle Noronha