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arte sonora como tecnologia anticolonial, com Ana Lira
31 de julho, 07, 14, 21, 28 de agosto, 04 de setembro de 2023
19h30 às 22h
Inscrições encerradas

Curso online
Segundas-feiras
Datas: 31 de julho, 07, 14, 21 e 28 de agosto, e 04 de setembro
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

A proposição deste curso é dialogar sobre o campo da escuta e da sonoridade como lugar de enunciação de sabedorias íntimas, comunitárias e coletivas anticoloniais. Partindo do som como elo comunicativo e da sua capacidade de uso como meio de codificação de conhecimentos, a formação vai propor aos participantes um encontro com vivências de escuta, práticas sonoras, diálogos com acervos, legados e sistematizações criativas das nossas experiências como povos negrodescendentes oriundos das rotas do atlântico.

Produzidas por coletividades e artistas, estas experiências modificam as esferas subjetivas, políticas e comunitárias, provocando, ao mesmo tempo em que se expandem, reações aos sistemas neocoloniais de silenciamento. Deste modo, além de evidenciar esses movimentos, a formação também busca mostrar as estratégias construídas por comunidades e seus indivíduos como forma de propor outros meios de convivência e circulação de informações.

O curso é dedicado a qualquer pessoa que tenha interesse pelo tema abordado, em especial pessoas que estejam envolvidas com artes, criação, tecnologias sonoras, lugares de escuta, produção de celebrações, tradutores de libras, vivências em corpo, coreografia e dança, áreas de artesanias de som e pesquisas afins.

Programação

Encontro 1 – Escuta, subjetividade e intimidade política

  • Os sentidos que não dormem
  • Corpo [de escuta / que escuta / canal]: meios para vibrações que nos atravessam
  • O matutar como escuta política dos tempos [não-lineares]
  • Estratégias para acordar a sabedoria da escuta

Encontro 2 – Ancestralidades como seletoras de frequências

  • Diferentes diásporas, diferentes sonoridades, diferentes escutas
  • Tecnologias de conexão ancestral: possíveis rotas de orientação dos legados recebidos
  • Ritmação como sabedoria comunitária/coletiva anticolonial
  • Os cantos e os sons nas rotas de liberação das violências

Encontro 3 – Sonoridades e criptografia dos legados (Parte I)

  • O que precisa de escuta e não pode ser dito?
  • Estratégias de movimentação e circulação pelos códigos sonoros
  • Os instrumentos como metáforas-membrana da manifestação dos legados
  • Metodologias radiofônicas como tecnologias de retroalimentação criativa
  • Relações de alteridade: discoteca || biblioteca

Encontro 4 – Sonoridades e criptografia dos legados (Parte II)

  • Coletividades sonoras para liberdades políticas
  • A expressão da escuta e das musicalidades como gesto narrativo
  • Movimento dos corpos, festividades-manifesto
  • A celebração como sabedoria comunitária

Encontro 5 – Corpos sonoros, tecnologias de controle

  • Pesquisa e controle das expressões de escuta e sonoridades dos povos negroatlânticos
  • Regras de legitimação como interferência no fluxo de expressão
  • As reações neocoloniais aos movimentos de liberdade
  • Tradução em via única: a continuidade dos protocolos de servidão

Encontro 6 – Movimentos contemporâneos de (re)liberação

  • Metodologias de (sobre)vivências: cuidando das escutas e dos legados sonoros como saberes s/em extinção
  • A não-tradução como gesto de recusa no campo sonoro
  • A rádio como lugar de reconquista e alteridade dos povos negroatlânticos
  • Experiências contemporâneas de criação sonora e movimentos de liberdade
Ana Lira

É artista visual, curadora, rádio host, fotógrafa, escritora e editora baseada no Brasil. É especialista em comunicação social pela UFPE com ênfase em Teoria e Crítica de Cultura. Possui uma prática baseada em processos coletivos e parcerias há mais de duas décadas. Nestas iniciativas, dedica-se a fortalecer práticas colaborativas de criação, as escutas das coletividades em que está envolvida, as dinâmicas culturais relacionadas com as sensibilidades cotidianas e as entrelinhas das relações de poder que afetam nosso processo de comunicação e a forma como produzimos conhecimento no mundo.

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Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

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créditos
Foto: Ana Lira