Quartas-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 6 encontros
Investimento: R$ 480,00
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Inscrições encerradas
Desde a década de 60, artistas produzem imagens escrevendo programas de computador. Neste curso serão apresentadas obras pioneiras e contemporâneas, assim como ideias recorrentes na prática da chamada programação criativa, servindo para reflexão e inspiração de atividades práticas de experimentação dos participantes.
Trata-se de uma introdução ao desenho com programação que ensina, sem pré-requisitos, elementos essenciais da linguagem de programação Python e do vocabulário de desenho de Processing, uma plataforma de programação amplamente utilizada por artistas.
O curso visa promover a familiarização dos participantes com ideias da arte computacional, guiar os primeiros passos na programação com Python, estimular a análise e reflexão sobre obras construídas com código, assim como estimular a experimentação neste meio de expressão. É aberto a todas as pessoas interessadas na intersecção da arte e da tecnologia, com curiosidade em aprender sobre programação de computadores e sua utilização com fins estéticos, expressivos e poéticos.
Metodologia
- Apresentação de conceitos e procedimentos, frequentemente por meio da técnica do live coding;
- Demonstração ao vivo da escrita de um programa, ou trecho de código;
- Exercícios de experimentação;
- Discussão e esclarecimento de dúvidas.
Por que fazer este curso?
Escrever um desenho pode ser extremamente empolgante. Desenhar com programação permite explorar a repetição incansável de elementos, obter variações diversas de uma ideia visual, descobrir a surpresa em elementos aleatórios e suas combinações. Levada ao seu limite, essa linguagem artística dialoga com a animação (desenho em movimento), com as obras interativas (instalações com sensores), ou ainda com fenômenos naturais (simulações físicas e outras que remetem a sistemas biológicos), entre outras possibilidades, abrindo um imenso horizonte de exploração estética.
Equipamento necessário
Computador com teclado, mouse e acesso à internet.
Programação
Aula 1 – Apresentação do curso. Primeiro vocabulário de desenho.
- Alguns precedentes de arte com programação
- Uma ferramenta de desenho com Python
- Sistema de coordenadas, formas elementares, cor
- Aleatoriedade e execução condicional
Aula 2 – Definindo novas funções
- Vera Molnar, a grande dama da arte computacional
- Organizando o código com funções
- Transformações do sistema de coordenadas
Aula 3 – Laços de repetição e recursividade
- Frieder Nake e Georg Nees (obra Shotter)
- Repetição de formas, filas e colunas de elementos
- Recursão e seu efeitos visuais
Aula 4 – Estruturas de dados
- Data art ou visualização de dados?
- Registro de um gesto e mais opções de interação
Aula 5 – Orientação a objetos, um primeiro contato
- Usando objetos de uma classe (instâncias, atributos e métodos)
- Desdobramentos do uso de programação nas artes visuais
Aula 6 – Explorações finais e encerramento
- Orientação a objetos: Definindo uma nova classe
- Indicações para futuros estudos
- Devolutivas e considerações finais das pessoas participantes
Alexandre Villares
Professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais e o ensino de programação em contextos visuais. Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp (2019). Co-organizador da Noite de Processing em São Paulo, evento mensal sobre arte e programação que acontece desde janeiro de 2016.
Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto
Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.