curso online | encontros entre a fotografia e a literatura com Juliana Monteiro


Recomende esse curso


Datas: 24, 31 de maio, 07, 14 de junho de 2022
Horário: das 19h às 21h via Zoom

Terças-feiras

Público: interessados em geral 

Duração: 04 encontros

Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas

As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

A partir de livros de fotografia e de textos literários, os participantes são  convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.

Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e algumas possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens. De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos retratam a si mesmos? De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões, juntos, a partir de autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks,  Masahisa Fukase, entre outros.

Os temas e as referências, além de serem a base do conteúdo apresentado, servem como ponto de partida para práticas fotográficas que serão propostas e discutidas durante os encontros.

 

Programação

Encontro 01 | (24/05) O olhar

Encontro 02 | (31/05) Olhar para si

Encontro 03 | (07/06) Olhar para o outro

Encontro 04 | (14/06) Olhar para o seu lugar no mundo

 

Juliana Monteiro nasceu no Rio de Janeiro e vive em São Paulo, onde cursou Linguística e, desde então, trabalha com as palavras. Em seu trabalho artístico, utiliza a fotografia como instrumento do dizer e como forma de representar suas investigações poéticas. Além de participar de exposições coletivas em galerias e museus, publicou, em 2017, em co-autoria com o escritor João Anzanello Carrascoza, o livro Catálogo de Perdas, composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi selecionada pelo Festival Zum, finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Em 2020, publicou o livro de artista Pandora e, em 2021, Aprendiz. Do outro lado da porta, publicação de exemplar único até então, foi escrito e fotografado em 2020 e em 2021. (@julianac_monteiro e www.julianacmonteiro.com)

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto. Entre em contato conosco.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br 

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Foto: Juliana Monteiro

 

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros. 

 

Inscreva-se