Terças-feiras
Público: interessados em geral
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
A partir de livros de fotografia e de textos literários, os participantes são convidados a ampliar suas reflexões e seu olhar sobre a fotografia como linguagem artística, como texto e como processo de construção poética sobre as relações cotidianas.
Cada encontro apresenta um eixo temático que norteará as confluências e algumas possibilidades de diálogo entre essas duas linguagens. De que maneira os escritores abordam as questões que permeiam o universo da fotografia? Como escritores e fotógrafos retratam a si mesmos? De forma dialógica, tentaremos responder a essas e a outras questões, juntos, a partir de autores clássicos e contemporâneos da literatura e da fotografia, como os escritores Machado de Assis, Marília Garcia, Ana Martins Marques, Ricardo Aleixo, Orides Fontela e os fotógrafos Carlos Moreira, Robert Frank, André Penteado, Reymond Meeks, Masahisa Fukase, entre outros.
Os temas e as referências, além de serem a base do conteúdo apresentado, servem como ponto de partida para práticas fotográficas que serão propostas e discutidas durante os encontros.
Programação
Encontro 01 | (24/05) O olhar
Encontro 02 | (31/05) Olhar para si
Encontro 03 | (07/06) Olhar para o outro
Encontro 04 | (14/06) Olhar para o seu lugar no mundo
Juliana Monteiro nasceu no Rio de Janeiro e vive em São Paulo, onde cursou Linguística e, desde então, trabalha com as palavras. Em seu trabalho artístico, utiliza a fotografia como instrumento do dizer e como forma de representar suas investigações poéticas. Além de participar de exposições coletivas em galerias e museus, publicou, em 2017, em co-autoria com o escritor João Anzanello Carrascoza, o livro Catálogo de Perdas, composto por 40 fotografias e 40 contos. Essa obra foi selecionada pelo Festival Zum, finalista do prêmio Jabuti e vencedora do prêmio FNLIJ nas categorias leitor adulto e projeto editorial. Em 2020, publicou o livro de artista Pandora e, em 2021, Aprendiz. Do outro lado da porta, publicação de exemplar único até então, foi escrito e fotografado em 2020 e em 2021. (@julianac_monteiro e www.julianacmonteiro.com)