curso online | mata adentro – dinâmicas da criatividade com Rodrigo Bueno


Recomende esse curso


Datas: 02, 09, 16, 23 de fevereiro de 2022
Horário: das 19h às 21h por videoconferência

Quartas-feiras

Público: interessados em geral 

Duração: 04 encontros

Investimento: R$ 360,00 em até 4 parcelas

As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

A valorização da natureza e a sensibilização do espaço doméstico e urbano são correntes de resistência, de reencontro do homem com a sua própria origem. A origem é potencial de possibilidades de desdobramentos. O presente e o passado são ativos, estão em movimento e, por isso, são sempre inacabados. Negar o que já passou é dissimular o fundamento de onde pisamos, é interromper o fluxo de nossa própria criação, é nos colocar fora do nosso impulso criador e de nossa autonomia plena. Origem é vista como força motora, transbordamento e fertilização de território.

O curso contempla quatro encontros de reflexão criativa em que os participantes são provocados a rever sua história pessoal entre outras narrativas de mundo. A introdução a outras cosmogonias e expressões artísticas ampliam a noção de meio ambiente. Ela passa a envolver nossas identidades na percepção do espaço, do tempo e do simbolismo da continuidade da vida, a grande espiral da origem e do destino.

 

Temas abordados

Origem e Destino: O que somos no fluxo da vida

Espiral da criatividade X Espiral da identidade

Espiritualidade: Linguagem Integrativa no Cultivo Criativo

Cultura_Cultivo_Cuidado

Descolonização do pensamento

Cosmologias e outras narrativas de fundamento

Iniciação ao todo, integração e entrega

Dikenga e os ciclos do tempo na tradição Kinkongo

Nascimento e origem

Amadurecimento e consciência

Morte e desapego

Renascimento e continuidade

 

“A arte é a mais universal e mais livre das formas de comunicação […] é a extensão da função dos ritos e cerimônia unificadores dos homens […] ela também conscientiza os homens de sua união uns com os outros na origem e no destino. ” John Dewey

“A natureza original deve ser exaltada como uma higiene de
percepção, e um oxigênio mental: um naturalismo integral, gigantesco catalisador e acelerador das nossas faculdades de sentir, pensar e agir.”

Pierre Restany e Frans Krajcberg, Manifesto do Rio Negro , 1985.

 

Atualmente, Rodrigo ocupa a Sala de Vidro do MAM com a obra Origem e Destino, parte IV da Zona da Mata, uma mostra coletiva articulada entre o MAC e MAM São Paulo.

 

Rodrigo Bueno está à frente do Ateliê Mata Adentro. Um galpão no bairro paulistano da Lapa, onde articulam-se diversos processos criativos que recuperam resíduos da cidade e os transformam em ambientes, encontros, pinturas e jardins que falam da continuidade da vida, do eixo que sustenta o todo, da cultura em constante movimento. Coordena a criação de espaços dinâmicos verdes, fundamentados na recuperação de materiais, encontro, cultivo, ritual e celebração no Goethe Institut, em algumas unidades do SESC e principalmente em seu atelier. Participou de residências em CCAC (Trinidad & Tobago), Sacatar Foundation (Bahia) e Encuentros de Medellin 07 (Colômbia). Foi convidado da 28ª Bienal de São Paulo (2008), e expôs no MAM, Instituto Tomie Ohtake, MCB e MUBE, em São Paulo, como em galerias e instituições em Bruxelas, Londres, Nova York, São Francisco, Paris, Buenos Aires, Bogotá e Lima.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

 

Legenda:Rodrigo Bueno, Origem e destino, 2021 (detalhe). Foto Karina Bacci
Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros. 

 

Inscreva-se