curso online | Mobiliários desde a subjetividade – Esculturas contra o corpo com Carol Tonetti e Vitor Cesar


Recomende esse curso


Datas: 28 de outubro, 04, 11, 18, 25 de novembro, 02 de dezembro de 2021
Horário: das 19h às 21h por videoconferência
Inscrições encerradas

Quintas-feiras

Duração: 06 encontros

Público: interessados em geral 

Investimento: R$ 480 em até 4 parcelas 

As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final

 

Este curso é aberto para quem queira exercitar a criatividade, e se aproximar das noções de projeto e marcenaria de modo experimental e indisciplinado. Não é voltado apenas especialistas (arquitetos, designers, artistas etc.), mas estes são muito bem vindos.

O curso tem como objetivo refletir sobre o espaço expositivo de museus por meio de aulas teóricas e exercícios práticos.  Estas reflexões vão informar o desenho de peças a serem incorporadas e praticadas pelo educativo do MAM. A confecção da peça será feita posteriormente, fora do curso.

Carol Tonetti e Vitor César entrecruzam os campos da arte e do design incentivando a aprendizagem por meio das aulas divididas em dois momentos: o primeiro será voltado à exposição de casos e contextualização histórica com exemplos de artistas, instituições e exposições referenciais, já o segundo momento será dedicado aos exercícios práticos que fomentem o debate que informará o desenho da(s) peça(s) ao final do curso.

Para os exercícios práticos serão utilizados os meios e as ferramentas possíveis para cada participante, podendo ser empregadas tanto tecnologias digitais (fotografias, programas digitais) quanto analógicas (desenhos à mão, maquetes, recortes, colagens etc.) estimulando a prática coletiva, e articulada entre subjetividades e manifestações físicas, entre o pensar e o fazer como atividades inter relacionadas.

Esse processo prático destaca a importância da contribuição coletiva evidenciada pelo acompanhamento e documentação aula a aula reunindo a investigação conceitual, a experimentação sobre materiais, os desenhos e registros das atividades desenvolvidas na oficina.Portanto, o processo participativo é compreendido como etapa preliminar e especulativa para elaboração do projeto, que será coordenado pelos artistas e detalhado para a execução após a conclusão do curso.

O debate e os conceitos abordados coletivamente informam o desenho. O desenho, detalhado após a conclusão do curso, informa a execução da(s) peça(s). A(s) peça(s) provocam os usos, as indisciplinas e a presença do corpo no MAM.

Todos os participantes da oficina integrarão a equipe de colabora­dores do projeto, tendo a sua contribuição reconhecida em todo e qualquer material de divulgação do projeto por parte do MAM e dos artistas.

 

Carol Tonetti atua nas interseções entre os campos da arte, da arquitetura e pesquisa explorando as potencialidades que o agenciamento do espaço pode significar para o objeto de arte, para a prática da arquitetura e para as intervenções no espaço urbano. Doutora em Projeto, Espaço e Cultura pela FAU-USP (2020) é professora na Escola da Cidade onde também co-coordena o curso de pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade. Desde 2014 integra O Grupo Inteiro.

Vitor Cesar é artista e designer gráfico. Vem participando de exposições em diferentes instituições e também no desenvolvimento de linguagens visuais e gráficas no campo da arte. Desde 2015 faz parte do grupo inteiro. Atualmente é professor na Escola da Cidade e orienta grupo de estudos no Instituto Tomie Ohtake.

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br

WhatsApp: 11 99774 3987

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto. Entre em contato conosco!

 

Foto: Marcos Cimardi

 

*Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.