curso online | mulheres negras nas artes visuais com Mirella Maria

curso online | mulheres negras nas artes visuais com Mirella Maria

03, 10, 17, 24 de fevereiro de 2022
das 19h às 21h via Zoom
Inscrições encerradas

Quintas-feiras
Público: interessados em geral 
Duração: 04 encontros
Investimento: R$ 320,00 em até 4 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Inscrições encerradas

Compreender por exercícios de análise de imagem, vídeos e textos diversas camadas de leitura, interpretação e revisão do imaginário para a produção visual dentro da discussão étnico racial, seja no campo da representação quanto da representatividade. O curso abordará de maneira prático-teórica as propostas visuais contidas na produção de mulheres negras, curadorias museais e desdobramentos em espaços formais e informais de arte educação.

Programação

Aula 01 | (03/02) Sobre percepções na produção intelectual de e para mulheres

Continente Africano Aula introdutória em estudos visuais para o entendimento sobre arte, estética e cotidiano para algumas localidades do continente, tendo como referência que aqui será nosso caminho de conexão com outros países conectados a este vasto continente.

Aula 02 (10/02) Representações e representatividades 

Daqui caminharemos sobre formas de (re)olhar e (re)perceber produções de mulheres negras ao longo da história da arte. A provocação será para aprofundarmos como vemos e o que vemos nas visualidades.

Aula 03 (17/02) Um oceano em diáspora: visualidades sobre ancestralidades 

Conectada a aula 1 , aqui abordaremos as possíveis relações entre as produções intelectuais de diversos países com as percepções de arte, estética e quotidiano do continente africano

Aula 04 (24/02) Mulheres e suas Estéticas sobre o cotidiano

As costuras nessa aula serão feitas para aproximar mulheres que produzem, visualizam, curam e educam através das artes visuais . Os caminhos aqui percorrerão: produção visual, curadoria, arte educação.

Mirella Maria
Imagem. Início da descrição de imagem: Retrato frontal em preto e branco de uma mulher negra sorridente com cabelos volumosos em estilo black power. Ela olha diretamente para a câmera, usa óculos de grau com armação escura e detalhes claros na parte superior, além de brincos de argola pequenos e um colar de corrente. Veste uma jaqueta de gola aberta sobre uma blusa de tom médio. O fundo é um gradiente cinza com iluminação centralizada atrás da cabeça, criando um efeito de auréola suave. Fim da descrição de imagem.

Mirella Maria é artista visual, pesquisadora e professora. Possui graduação em Artes Visuais e mestrado em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Brasil), além de mestrado em História da Arte pela UWMadison, onde atualmente é estudante de doutorado em História da Arte. Tem experiência como educadora de arte, professora assistente, formadora e consultora em museus, centros culturais, escolas de arte e universidades no Brasil, África do Sul, Áustria, Portugal e Estados Unidos. Trabalhou como assistente de curadoria no Chazen Museum of Art (Wisconsin). Como artista visual, participou da XII Bienal do Mercosul. Sua pesquisa concentra-se na produção artística contra-hegemônica, alinhando-a com as epistemologias do Sul Global, questões étnico-raciais/de gênero e estudos pós-coloniais.

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.