cursos

curso online | produção de exposição: bastidores de uma mostra de arte com Carol Angelo e Daniele Carvalho
10, 17, 24, 31 de maio, 07, 14, 21 de junho de 2022
das 10h às 12h via Zoom
Inscrições encerradas

Terças-feiras
Público: interessados em geral 
Duração: 07 encontros
Curso completo: R$ 560 em até 5 parcelas
As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

O curso tem como objetivo evidenciar os processos presentes nos bastidores de uma exposição de arte, ao tratar da complexidade deste trabalho e das etapas necessárias para que uma mostra aconteça.

Os encontros estão divididos em introdução, pré-produção, produção, pós-produção e produção de exposição na pandemia. As aulas são expositivas com apresentação do conteúdo em formato digital, vídeos relacionados aos temas tratados, depoimentos de profissionais da área e indicações de leituras.

Serão discutidos temas como:

  • Introdução sobre espaços culturais e tipos de mostras de arte;
  • Função do(a) produtor(a) de exposição e sua área de atuação;
  • Contatos e definições de ações com curadoras(es), artistas, herdeiras(os), instituições;
  • Apontamentos sobre elaboração e aprovação de projetos;
  • Elaboração e acompanhamento de lista de obras, planilha de custos e cronograma;
  • Contratação e pagamento de equipe, serviços e compra de materiais;
  • Questões relacionadas ao transporte, seguro, acondicionamento e laudos das obras;
  • Acompanhamento da concepção e execução dos projetos gráfico, expográfico e luminotécnico;
  • Processos de montagem, manutenção e desmontagem dos trabalhos;
  • Discussões a respeito de especificidades de algumas exposições;
  • Apontamentos sobre prestação de contas e relatórios finais.

Introdução 

Aula 01 | (10/05)

Apresentação do conteúdo do curso e Indicação de bibliografia

Apresentação de palavras-chave e suas definições

Apontamentos sobre espaços culturais e tipos de exposições

Linha do tempo da expografia

O papel e as áreas de atuação da/do produtora/produtor de exposição

Vídeo Gestoras Culturais: uma conversa sobre produção de exposições, de Daniele Carvalho

Como nasce uma exposição

Pré-produção

Aula 02 | (17/05) 

Apontamentos sobre leis de incentivos, editais públicos e privados e captação

Elaboração de cronogramas, planilha de custos e listas de obras

Documentos para empréstimo de obras: carta de apresentação, carta convite, formulário de empréstimo

Autorizações, contratos e licenças

Documentação para transportes nacional e internacional de obras

Solicitação de seguro das obras

Aula 03 | (24/05) 

Concepção dos projetos expográfico, luminotécnico e gráfico

Compra de passagens, hospedagem e pagamento de perdiem

Contato com assessoria de imprensa

Setor educativo e suas funções

Possibilidades educativas para as exposições

Apresentação das etapas de trabalho: pré-produção, produção e pós-produção

Como nasce uma exposição

Produção

Aula 04 | (31/05) 

Execução do projeto expográfico e demais adequações do espaço

Transporte e laudo das obras

Chegada dos trabalhos, da/do curadora/curador, das/dos artistas

Montagem das obras – parte 1

Aula 05 | (07/06) 

Montagem das obras parte 2

Instalação de equipamentos audiovisuais e de seus conteúdos

Execução do projeto luminotécnico

Aula 06 | (14/06) 

Comunicação visual da exposição

Impressão dos materiais gráficos

Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança

Registro fotográfico das obras e da mostra

Abertura da exposição

Manutenção da exposição

Pós-produção e produção de exposição na pandemia

Aula 07 | (21/06) 

Desmontagem da exposição

Laudos e devoluções das obras

Carta de agradecimento às coleções

Apontamentos sobre prestação de contas e relatórios finais

Produção de exposição na pandemia: protocolos de segurança e apresentação de casos

Daniele Carvalho

Atua há mais de quinze anos na área da cultura e desde 2010 em produção de exposições. Cursou Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca do Estado; como produtora na MadaiArt, Magnetoscópio e Arte3. Por quatro anos fez parte do setor de Curadoria e Produção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É fundadora da canaes_ , produtora cultural voltada à produção de exposições e projetos de arte. Esteve na produção de diversas exposições, entre elas: Allegro, de Guto Lacaz, na Chácara Lane SP; Trapézio, de Luiz Hermano, no SESC SP; Maria Martins: metamorfoses, no MAM SP; Bispo do Rosário, no Art et Marges MuséeMuseum, Bruxelas; I in U EU em TU, de Laurie Anderson, no CCBB SP e RJ.

Carol Angelo

Especializada em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, trabalhou com o educativo, acessibilidade e cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu Lasar Segall. Atuou como produtora na exposição Madeby…Feito por Brasileiros, no antigo Hospital Matarazzo e foi assistente de produção na Base 7, realizando diversas mostras, tais como: Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro e Beatriz Milhazes – Coleção de Motivos. Por quatro anos trabalhou na MOVA como produtora, atuando diretamente no Red Bull Station, onde realizou diversas exposições e eventos, além de outros projetos como o Valongo – Festival Internacional da Imagem, na cidade de Santos. Atualmente está na produção da exposição Frestas – Trienal de Artes do SESC, organizada pela Arte3.

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

*Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).