curso online | Produção de exposição: bastidores de uma mostra de arte com Carol Angelo e Daniele Carvalho


Recomende esse curso


Datas: 24, 31 de agosto, 14, 21, 28 de setembro, 05, 19, 26 de outubro de 2021
Horário: das 19h às 21h por videoconferência
Inscrições encerradas

Terças-feiras

Público: interessados em geral 

Duração: 08 encontros

Curso completo: R$ 640 em até 4 parcelas

As aulas acontecem ao vivo via plataforma Zoom

 

O curso tem como objetivo evidenciar os processos presentes nos bastidores de uma exposição de arte, ao tratar da complexidade deste trabalho e das etapas necessárias para que uma mostra aconteça.

A proposta se divide em introdução, pré-produção, produção, pós-produção e produção de exposição na pandemia. As aulas são expositivas com apresentação de material em formato digital, indicação de leituras, vídeos relacionados aos temas tratados e depoimentos de profissionais da área. Tais depoimentos serão dados por colaboradores do MAM, contando um pouco a respeito de suas experiências e como elas estão inseridas no universo da produção de uma exposição.

 

Serão discutidos temas como:

  • Introdução sobre espaços culturais e tipos de mostras de arte;
  • Função do(a) produtor(a) de exposição e sua área de atuação;
  • Contatos e definições de ações com curadoras(es), artistas, herdeiras(os), instituições;
  • Apontamentos sobre elaboração e aprovação de projetos;
  • Elaboração e acompanhamento de lista de obras, planilha de custos e cronograma;
  • Contratação e pagamento de equipe, serviços e compra de materiais;
  • Questões relacionadas ao transporte, seguro, acondicionamento e laudos das obras;
  • Acompanhamento da concepção e execução dos projetos gráfico, expográfico e luminotécnico;
  • Processos de montagem, manutenção e desmontagem dos trabalhos;
  • Discussões a respeito de especificidades de algumas exposições;
  • Apontamentos sobre prestação de contas e relatórios finais.

 

Programação

Aula 01 | (24/08) Introdução e conceitos

Apresentação do conteúdo do curso; Indicação de bibliografia.  Apresentação de palavras-chave e suas definições. Introdução sobre espaços culturais. Tipos de exposições. Linha do tempo da expografia. O papel e as áreas de atuação do(a) produtor(a) de exposição. Vídeo Gestoras Culturais: uma conversa sobre produção de exposições, de Daniele Carvalho.

 

Aula 02 | (31/08) Pré-produção

Apresentação das etapas de trabalho: pré-produção, produção e pós-produção. Como nasce uma exposição. Depoimento – Curador.  Apontamentos sobre leis de incentivos, editais públicos e privados e captação de recursos. Elaboração de cronogramas. Elaboração e gerenciamento de planilha de custos.

 

Aula 03 | (14/09) Pré-produção – parte 2

Elaboração de listas de obras. Documentos para empréstimo de obras: elaboração e envio de carta de apresentação, carta convite, formulário de empréstimo. Elaboração e solicitação de autorizações e contratos. Contratação dos profissionais e empresas que atuarão na exposição. Documentação para transportes nacional e internacional de obras. Solicitação de seguro das obras.

 

Aula 04 | (21/09) Pré-produção – parte 3

Concepção dos projetos expográfico, luminotécnico e gráfico. Compra de passagens, hospedagem e pagamento de perdiem. Contato com assessoria de imprensa. Setor educativo e suas funções. Possibilidades educativas para as exposições. Depoimento – Educadora.

 

Aula 05 | (28/09) Produção

Execução do projeto expográfico e demais adequações do espaço. Transporte e laudo das obras. Depoimento – Conservadora. Chegada dos trabalhos, do(a) curador(a), artistas. Montagem das obras – parte 1

 

Aula 06 | (05/10) Produção – parte 2

Montagem das obras parte 2. Instalação de equipamentos audiovisuais e de seus conteúdos. Execução do projeto luminotécnico. Depoimento – Montador/Manutenção.

 

Aula 07 | (19/10) Produção – parte 3

Comunicação visual da exposição. Impressão dos materiais gráficos. Limpeza do espaço e treinamento da equipe de segurança. Registro fotográfico das obras e da mostra. Abertura da exposição Manutenção da exposição.

 

Aula 08 | (24/10) Pós-produção e Produção de exposição na pandemia

Desmontagem da exposição. Laudos e devoluções das obras. Carta de agradecimento às coleções. Apontamentos sobre prestação de contas e relatórios finais. Depoimento – Prestação de Contas. Produção de exposição na pandemia: protocolos de segurança e apresentação de casos.

 

Daniele Carvalho. Atua há mais de quinze anos na área da cultura e desde 2010 em produção de exposições. Cursou Gestão Cultural no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharelado em Artes Plásticas pela mesma universidade. Trabalhou como educadora na Fundação Bienal, Centro Cultural Banco do Brasil e Pinacoteca do Estado; como produtora na MadaiArt, Magnetoscópio e Arte3. Por quatro anos fez parte do setor de Curadoria e Produção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É fundadora da canaes_ , produtora cultural voltada à produção de exposições e projetos de arte. Esteve na produção de diversas exposições, entre elas: Allegro, de Guto Lacaz, na Chácara Lane SP; Trapézio, de Luiz Hermano, no SESC SP; Maria Martins: metamorfoses, no MAM SP; Bispo do Rosário, no Art et Marges MuséeMuseum, Bruxelas; I in U EU em TU, de Laurie Anderson, no CCBB SP e RJ. 

Carol Angelo. Especializada em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, trabalhou com o educativo, acessibilidade e cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo e no Museu Lasar Segall. Atuou como produtora na exposição Madeby…Feito por Brasileiros, no antigo Hospital Matarazzo e foi assistente de produção na Base 7, realizando diversas mostras, tais como: Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro e Beatriz Milhazes – Coleção de Motivos. Por quatro anos trabalhou na MOVA como produtora, atuando diretamente no Red Bull Station, onde realizou diversas exposições e eventos, além de outros projetos como o Valongo – Festival Internacional da Imagem, na cidade de Santos. Atualmente está na produção da exposição Frestas – Trienal de Artes do SESC, organizada pela Arte3.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!

Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto 

 

Dúvidas:

cursos@mam.org.br

WhatsApp: 11 99774 3987

 

*Curso online ao vivo via plataforma de videoconferência. Aulas gravadas disponibilizadas somente aos inscritos e por tempo determinado.
Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).