curso presencial | narrativas gráficas através do inconsciente, com dw ribatski e convidados


Recomende esse curso


Datas: De 12 de novembro a 17 de dezembro de 2022
Horário: 10h às 12h

Sábados
Público: interessados em geral

Duração: 06 encontros
Investimento: R$ 480,00
Curso presencial

Curso contempla certificado no final

 

inscrições aqui

 

Este curso de criatividade mistura teoria e prática e propõe uma visão sobre as origens e aplicações da abstração, do figurativismo e do simbolismo. Trata-se de um olhar sobre processos que adotam o inconsciente como função narrativa.

No decorrer das aulas, serão ensinadas técnicas que promovem o desbloqueio criativo. Desenho, pintura, semiótica, história da arte, psicanálise e tarô serão incorporados como influências para a criação de materiais gráficos e narrativos.

O curso é voltado a artistas, estudantes e interessados em geral.

 

Programação

Encontro 1: Abstração & Inconsciente: do ponto à linha à formulação de imagens que não representam.

O que é a abstração e como ela se comunica conosco? Para que serve a arte? Nesta aula será debatida a intersecção entre arte, inconsciente e psicanálise e começaremos nossa prática de abstração com desenho e pintura.
Convidada: Tânia Carlos (psicanalista) falando sobre sublimação e arte contemporânea em Freud e Lacan

 

Encontro 2: Abstração & Inconsciente: desenvolvimento dos temas abordados no encontro 1 e discussão sobre o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira.

Convidada: Tânia Carlos (psicanalista) falando sobre arte, loucura e os fins da arte no movimento antimanicomial: Stella do Patrocínio, Aurora Cursino e Bispo do Rosário

 

Encontro 3: Figuração e Simbolismo: da figuração às ideias e entrada no mundo das representações: simbolismos, mensagens visuais, surrealismo, realismo fantástico, etc. Início da produção de trabalhos figurativos.

Convidada: Tânia Carlos (psicanalista) falando sobre arte e afirmação política da vida: Cildo Meirelles, Hélio Oiticica e Lygia Clark

 

Encontro 4: Figuração e Simbolismo: desenvolvimento dos temas abordados no encontro 3.

Convidado: Fábio Donaire (tarólogo) falando sobre o simbolismo e códigos visuais no Tarô de Marseille

 

Encontro 5: Narrativas Gráficas: da imagem ao movimento do tempo, transformando imagens em uma história.

Neste encontro, serão discutidas as narrativas não lineares de outros momentos históricos e algumas das convenções das ideias narrativas atuais, culminando na criação de um “produto”: um livro, uma revista, um zine, um pôster, um quadro, etc. A proposta é que os participantes relacionem em suas propostas artísticas todos os elementos trabalhados dentro do curso.

 

Encontro 6

Como finalização, os artistas plásticos Helena Obersteiner e Wagner Olino farão uma leitura pessoal dos processos, trazendo, assim, uma visão externa, dentro dos aspectos sensíveis e técnicos observados pela dupla.

 

Materiais

O mam oferecerá folhas A4 e A3, algumas opções de tinta aquarela e/ou guache, canetinhas coloridas, pincéis, recipiente para água, panos para limpeza dos pincéis, papéis toalha, lápis grafite e canetas esferográficas.

Os demais materiais são opcionais e devem ser trazidos pelo próprio aluno: experimente o que achar melhor!

  • papel gramatura 180g em diante;
  • tinta acrílica, à óleo ou para tecido (escolar ou profissional)
  • pincel fino
  • pincel grosso (quadrado e/ou redondo)
  • caneta nanquim
  • canetinha grossa preta
  • canetinha colorida
  • lápis de cor e/ou giz colorido
  • lápis ou lapiseira (grafite normal ou colorido), lápis sanguíneo, carvão, lápis oleoso
  • corretivo, esmalte, café e urucum

 

DW Ribatski é ilustrador, produtor cultural do espaço LAJE SP e professor de Artes Visuais. Estuda as relações entre a criação artística e as questões do inconsciente. Publicou pela Companhia das Letras em 2013, concorreu ao prêmio Jabuti em 2014, ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo em 2016 e uma menção honrosa no Prêmio Latino Americano al Diseño Editorial em 2014. 

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

 

 

Samson Flexor. Parto, 1969.
Óleo sobre tela. 189,7 x 189,8 cm.
Coleção mam

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br). Em alguns cursos as aulas que acontecem na plataforma Zoom poderão são gravadas e disponibilizadas somente aos participantes dessas respectivas aulas com prazo de expiração. O conteúdo da gravação é protegido por direitos autorais e o acesso é permitido unicamente para fins de estudo e de uso exclusivo do participante impossibilitando a sua divulgação ou compartilhamento com terceiros.