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desenhando com código: programação criativa
14, 21, 28 de outubro, 04, 11, 18 de novembro de 2024
das 19h às 21h30

com Alexandre Villares

Segundas-feiras
Duração: 06 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00

Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final

Desde a década de 60, artistas produzem imagens escrevendo programas de computador. Neste curso serão apresentadas obras pioneiras e contemporâneas, assim como ideias recorrentes na prática da chamada programação criativa, servindo para reflexão e inspiração de atividades práticas de experimentação dos participantes.

Trata-se de uma introdução ao desenho com programação que ensina, sem pré-requisitos, elementos essenciais da linguagem de programação Python e do vocabulário de desenho de processing, uma plataforma de programação amplamente utilizada por artistas.

O curso visa promover a familiarização dos participantes com ideias da arte computacional, guiar os primeiros passos na programação com Python, estimular a análise e reflexão sobre obras construídas com código, assim como estimular a experimentação neste meio de expressão. É aberto a todas as pessoas interessadas na intersecção da arte e da tecnologia, com curiosidade em aprender sobre programação de computadores e sua utilização com fins estéticos, expressivos e poéticos.

Metodologia

  • Apresentação de conceitos e procedimentos, por meio da técnica do live coding
  • Demonstração ao vivo da escrita de um programa, ou trecho de código
  • Exercícios de experimentação
  • Discussão e esclarecimento de dúvidas

Equipamento necessário
Computador com teclado, mouse e acesso à internet.

Programação

Aula 01 – Apresentação do curso: primeiro vocabulário de desenho

  • Alguns precedentes de arte com programação
  • Uma ferramenta de desenho com Python
  • Sistema de coordenadas, formas elementares, cor
  • Aleatoriedade e execução condicional

Aula 02 – Definindo novas funções

  • Vera Molnar, a grande dama da arte computacional
  • Organizando o código com funções
  • Transformações do sistema de coordenadas

Aula 03 – Laços de repetição e recursividade

  • Frieder Nake e Georg Nees (obra Shotter)
  • Repetição de formas, filas e colunas de elementos
  • Recursão e seu efeitos visuais

Aula 04 – Estruturas de dados

  • Data art ou visualização de dados?
  • Registro de um gesto e mais opções de interação

Aula 05 – Orientação a objetos, um primeiro contato

  • Usando objetos de uma classe (instâncias, atributos e métodos)
  • Desdobramentos do uso de programação nas artes visuais

Aula 06 – Explorações finais e encerramento

  • Orientação a objetos: definindo uma nova classe
  • Indicações para futuros estudos
  • Devolutivas e considerações finais das pessoas participantes
Alexandre Villares

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Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

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