oficina presencial | lambe-lambe para assumir uma linguagem, com Bruna Alcantara


Recomende esse curso


Data: 11 de fevereiro, 2023
Horário: 09h às 13h

Sábado
Público: interessados em geral
Duração: 01 encontro
Investimento: R$ 160,00
As aulas acontecem presencialmente
Curso contempla certificado no final

 

inscrições aqui

 

Os cartazes de rua se originaram na França, com a disseminação de casas de shows e prostíbulos, e se desenvolveram em conjunto com a história da publicidade. Mas como eles se transformaram em uma técnica artística de intervenção urbana recorrente nos dias atuais?

Esta oficina, ministrada pela artista visual Bruna Alcantara, prevê um resgate histórico dos cartazes pelo mundo até chegar em movimentos populares brasileiros. Em um primeiro momento da aula será feita uma apresentação teórica da história dos cartazes de rua e seus contextos de utilização. Depois, será realizada uma prática coletiva do fazer manual de um lambe-lambe e sua instalação em tapumes.

 

Lista de materiais

– Fotografias impressas (tamanhos variados, sulfite 75g ou 90g)
– Lápis, canetinhas, marcadores
– Tesoura;
– Papéis coloridos;
– Cola
– Pincel largo, rolinho e/ou trincha

 

Através da fotografia, do bordado, da colagem e das instalações, a jornalista e artista visual Bruna Alcantara cria trabalhos que abordam questões acerca da condição feminina e da maternidade, e articula uma narrativa política que se estrutura em autorretratos e apropriações de fotografias antigas garimpadas em feiras, sebos e antiquários. Criada no interior do Paraná, desde cedo aprendeu técnicas de bordado com sua mãe e avó. No entanto, foi depois de muitos anos, enquanto a artista cursava um mestrado em Portugal, que a paixão pelo trabalho manual tomou forma e amadurecimento estético. Ainda em Portugal, a artista se envolveu com o movimento feminista local, assunto obrigatório em seu trabalho. Também é na arte de rua, através da linguagem do lambe-lambe, que Bruna encontra uma das suas principais formas de expressão.

 

Sócios do MAM têm 20% de desconto. Faça parte!
Estudantes, professores e aposentados tem 10% de desconto

Dúvidas:
cursos@mam.org.br
WhatsApp: 11 99774 3987

 

Foto: Bruna Alcantara

 

Ao participar desta atividade/evento, você autoriza, de forma gratuita e definitiva, o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, a utilizar sua imagem, voz, dados biográficos e sinais característicos, captados em vídeo, áudio, fotografia e prints, para fins de registro, divulgação e promoção das atividades do Museu, em quaisquer meios, veículos, suportes, mídias, métodos e tecnologias, tangíveis ou intangíveis. Caso você não queira que sua imagem seja divulgada, por favor informar o MAM (cursos@mam.org.br).